Buscar

5 Marketing Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MARKETING EMPRESARIAL
1
ORIGEM DO MARKETING 
A palavra Marketing deriva do inglês “market” que significa mercado, que por sua vez vem do latim “mercare” que na Roma antiga definia o ato de comercializar produtos. 
Marketing: Market+ing = “Mercado em ação”.
ORIGEM DO MARKETING 
O marketing surgiu após a segunda guerra mundial, na década de 1950, com o avanço da industrialização mundial.
A disputa pelo mercado fez aumentar a competição, portanto, não bastava mais produzir com qualidade e custo competitivo, mas sim desenvolver um produto que atendesse aos anseios do cliente. 
CONCEITO DE MARKETING
Segundo Kotler (2000) marketing é um processo social por meio do qual grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
Marketing é a atividade para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. (American Marketing Association – AMA, 2008).
Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades relativas às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores.
Visa alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos, considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. 
MARKETING EMPRESARIAL
O marketing empresarial pode ser definido como um conjunto de ações de marketing que são utilizadas no dia a dia de uma empresa a fim de satisfazer as necessidades dos clientes.
Para o marketing empresarial funcionar é preciso entender o que o consumidor quer, seja por necessidade ou simples desejo. 
O marketing mix ou composto de marketing é um conjunto  de  variáveis
  que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. Consiste naquilo que a empresa pode fazer no sentido de influenciar a procura pelo seu produto , visando alcançar o nível desejado de vendas junto do seu mercado-alvo. 
Marketing Mix
4 P’s
Produto;
Preço;
Praça;
Promoção.
Os 4 P´s resultam da simplificação dos elementos constituintes do marketing mix  e congregam todas as suas variáveis em quatro variáveis básicas. São elas: 
4 P’s
4 P’s
Produto: está ligado à definição do que se irá vender, como esse produto ou serviço será, quais seus diferenciais, sua qualidade, design, tamanho, garantias, embalagem e devoluções. 
4 P’s
Preço: o valor que será vendido o produto ou serviço, desde que seja justo para a empresa e para o consumidor. Engloba o preço nominal, formas de pagamento, descontos e concessões. 
4 P’s
Praça: é o ponto comercial e as formas de distribuição dos produtos, que inclui canais, cobertura, variedade, formas de transporte e estoque. 
4 P’s
Promoção: são as formas de divulgação e abordagem do público, ligadas ao marketing direto, promoção de vendas, propaganda e relações públicas. 
TIPOS DE MARKETING
Marketing de Relacionamento;
Marketing Social;
Marketing Direto;
Marketing Indireto;
Marketing de Resposta;
Endomarketing;
Marketing Viral/Digital;
Marketing Internacional.
TIPOS DE MARKETING
Marketing de Relacionamento: tem foco no bom relacionamento da empresa com o cliente, com uma comunicação efetiva e atendimento de qualidade.
TIPOS DE MARKETING
Marketing Social: com ações solidárias em benefício ao próximo e à sociedade, promovendo assim a responsabilidade social da empresa.
TIPOS DE MARKETING
Marketing Direto: estudos e pesquisas de mercado com o objetivo de obter resultados rápidos. Assemelha-se ao de Relacionamento, porém visa o lucro em um curto prazo.
Marketing Indireto: estratégias de propagandas discretas por meio de mídias sociais, para atingir todos os públicos. São passadas em filmes, por exemplo, de forma que o consumidor não rejeite a propaganda e grave de forma inconsciente o símbolo relacionado à marca. 
TIPOS DE MARKETING
Marketing de Resposta: busca o feedback das ações das empresas e ajuda no crescimento e aperfeiçoamento de negócios e vendas. 
Endomarketing: é a comunicação interna da empresa. Visa a satisfação de funcionários e colaboradores, para que eles mesmos possam fazer a propaganda da marca. 
TIPOS DE MARKETING
Marketing Viral: rápida propagação do marketing pelas redes sociais.
	Ex: Nissan.
TIPOS DE MARKETING
Marketing de Fidelização: oferecer vantagens e benefícios para o cliente que usa com frequência o produto ou serviço. Muito usado por companhias aéreas e telefônicas. 
Marketing Digital: criação de canais ágeis e eficazes na comunicação em redes sociais.
TIPOS DE MARKETING
Marketing Internacional: estratégias para tornar a marca conhecida em outros países, com um grande desafio de descobrir as necessidades e desejos do público alvo. 
CONCLUSÃO
Atualmente o marketing é o principal meio de propagação de ideias, produtos e serviços, sendo fundamental para o desenvolvimento da empresa, devido à grande competitividade do mercado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais