Buscar

A Religião na origem da Cultura e a relação entre fé e razão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Liste as explicações sobre o aparecimento da cultura apresentadas no texto “A Religião na origem da Cultura”;
Muitas das explicações são a partir de símbolos, o que traz a diferença entre o comportamento animal e humano, uma cultura gera um símbolo para que ela tenha uma marca, aquela marca representa a história da cultura que criou. A partir da teorias modernas como sistema adaptativo em prol de grupos de comunidade, social, político e econômico entre outros que levam as teorias idealistas de cultura que traz três diferentes sistemas: O sistema cognitivo que aborda a cultura como sistema de conhecimento, ou seja, aquilo que alguém tem que conhecer ou acreditar. Já na cultura como sistema estrutural é definida como sistema simbólico que é uma criação acumulativa da mente humana. Por fim os sistemas simbólicos que indica uma forma ideal de homem a partir do conjunto de mecanismos de controle para governar o comportamento, este que o homem será limitado a ter uma forma de socialização com a influência do contexto de onde ele cresce.
2) Com relação aos conteúdos do Módulo 2, como você avalia a relação entre fé e razão? Você percebe conflitos em nossos dias com relação a essa relação? Justifique.
Atualmente também temos diversos conflitos de certa forma levados em nome da religião, porém o que pode-se notar é a grande influência de acesso a riquezas, onde várias organizações tentam medir forças, políticas, sociais e culturais, o que leva as guerras e desentendimentos que dividem as populações com essa forma trazem um tipo de destaque entre quem defende suas crenças algumas sacrificando-se em nome da sua real fé, como pessoas corajosas que tem um ideal e dedicam-se a ele como por exemplo quando tentam uma intervenção em algum conflito onde só pensam no bem em comum de todos sem trazer benefícios diretos a si próprio, apenas seguindo o mandamento de sua religião ou movimento comunitário ou político, unificando o sentido da paz sem separar por religião ou classe econômica, social, racial e ética, Levando a lembrar a humanidade de que mesmo com as guerras e desvios de fé ou ideais, ainda devemos acreditar que existe uma força maior que traz o bem para todos.

Outros materiais