Buscar

prova de etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	 Fechar
	Avaliação: CCE0054_AV1_201201437369 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201201437369 - MARCOS HENRIQUE DE OLIVEIRA
	Professor:
	GEORGIA GOMES VICENTE
	Turma: 9028/AB
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 02/10/2013 16:06:09
	
	 1a Questão (Ref.: 201201506856)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização dentro do seu bojo abarcasse condições legais e morais: Podemos afirmar que: A mais famosa, e importante obra de Max Webber, que trata inclusive de questões mencionadas no texto acima é:
		
	
	A Ética protestante
	 
	A Ética protestante e o espírito do capitalismo
	
	Dom Quixote
	
	O Capital
	
	Ética Social
	
	 2a Questão (Ref.: 201201503742)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Ambiental tem como meta o desenvolvimento de uma população mundial que esteja consciente e preocupada com o meio e com os problemas que lhe são associados. Mais ainda, que tenha conhecimento, habilidade, atitude, motivação e compromisso para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos problemas. Com base nisso, são objetivos da Educação Ambiental: I - Despertar as pessoas para a importância das questões socioambientais no contexto onde elas vivem e atuam. II - Educar, conscientizar, mobilizar e estimular as pessoas para ações concretas que visem à melhoria da qualidade ambiental e de vida. III - Estimular o senso crítico em relação às mudanças de comportamento necessárias à construção de uma cidadania comprometida com a sustentabilidade. Estão corretas as afirmações:
		
	
	apenas III;
	
	apenas I;
	
	apenas II;
	
	apenas II e III;
	 
	todas estão corretas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201688123)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O objetivo desta área de investigação sobre os valores ecológicos é formar uma humanidade consciente de sua posição perante a vida no planeta Terra, orientando uma nova postura: a de preservar globalmente a natureza, sendo uma nova esperança de vida para o planeta. Os estudiosos denominaram esse campo investigado de ética:
		
	
	Ecológica;
	 
	Ambiental.
	
	Filosófica;
	
	Sociopolítica;
	
	Natural;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201522547)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	10) Em casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, o empreendedor será obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral. Essa obrigação decorre do trato constitucional ao meio ambiente ¿ art. 225 da CF/88 ¿ e permite que se afirme: I. estabeleceu-se uma forma de compartilhamento das despesas com as medidas oficiais de específica prevenção em face de empreendimentos de significativo impacto ambiental; II. há ofensa ao princípio da separação dos Poderes, por configurar delegação do Poder Legislativo para o Executivo impor deveres aos administrados; III. inexiste vulneração ao postulado da razoabilidade, pois a compensação ambiental constitui instrumento adequado à defesa e preservação do meio ambiente e não existe outro meio eficaz de se atingir a finalidade da tutela ecológica prevista na Constituição da República; IV. não é incompatível com a Constituição a fixação do valor mínimo da compensação, fixado em percentual do custo total para a implantação do empreendimento; V. a normativa densifica o princípio usuário-pagador, mecanismo de assunção partilhada da responsabilidade social pelos custos ambientais derivados da atividade econômica. Está correto apenas o contido em
		
	
	II, III e IV.
	 
	I, III e V.
	
	III, IV e V.
	
	I, II e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201504065)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O exercício pleno da cidadania implica na existência de um cenário caracterizado pelo respeito aos direitos fundamentais do homem, isto é, onde haja a capacidade de se sonhar com a realização dos projetos pessoais e coletivos. Desse modo, pensar a cidadania, é compatível com:
		
	
	não respeitar a liberdade de consciência, de propriedade, livre manifestação de pensamento e de associação.
	
	desrespeitar o direito ao trabalho e a efetiva assistência previdenciária
	 
	o respeito a dignidade do ser humano, por meio do estabelecimento de condições mínimas de vida e desenvolvimento da personalidade humana.
	
	respeitar o direito a liberdade econômica, sendo o mesmo que a livre exploração do meio natural sem sofrer nenhum tipo de limitação, coação ou punição
	
	não afirmar os direitos de participação política dentre os quais o direito do voto e elegibilidade
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201544756)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Brasil é o país que possui a maior reserva de água doce do mundo. Todavia, as águas brasileiras estão ameaçadas. Marque a única opção que contém apenas ações prejudiciais aos nossos recursos hídricos:
		
	
	Assoreamento, ocupação das margens e respeito as faixas de proteção
	 
	Desperdício pelo uso inadequado, desmatamento das áreas de mananciais e devastação das matas ciliares.
	
	Erosão, desertificação e projetos de irrigação planejados
	
	Aterros e retificações abusivas, construções dentro de faixas de proteção e manutenção das matas ciliares.
	
	Construções dentro de faixas de proteção e manutenção das matas ciliares.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201688102)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O homem, no seu cotidiano, vive diante de muitos problemas tais como: 1 - devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em que posso mentir? 2 - Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida? 3 - Será que posso mentir para conquistar meu cliente? Nesse sentido, é correto asseverar que tais preocupações são objetos de investigação da:
		
	 
	Filosofia Moral ou Ética;
	
	Filosofia do Direito.
	
	Filosofia da Ciência ou Epistemologia;
	
	Teoria do Conhecimento ou gnosiologia;
	
	Filosofia da Arte ou Estética;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201688107)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cada empresa tem a sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer os seus negócios. Tem os seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado. Podemos entender que a integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter, isto é, à sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado (identidade). Nesse sentido, a ideia de caráter de uma organização está intimamente ligada às pessoas que fazem parte dela. Contudo, do ponto de vista lógico quem imprime o caráter de uma empresa é o seguinte agente:
		
	
	Acionistas;
	
	Sindicato Patronal.
	
	Tesouraria;
	 
	Alta Direção da Empresa ¿ CEO;
	
	Conselho Deliberativo;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201544755)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A emissão e acumulação de certos gases na atmosfera é conhecida mundialmente como efeito estufa. Eles provocam a retenção da radiação infravermelha na atmosfera, aquecendo, assim, a superfície da Terra e a camada inferior da atmosfera. Daí, podemos afirmar que:I. Entre as principais causas do efeito estufa estão: queima de combustíveis fósseis, a devastação e queima de áreas florestais.II. A emissão e acumulação de gases como o dióxido de carbono, metano e nitrogênio na atmosfera é conhecida mundialmente como efeito estufa.III. O clima da Terra é um produto de interações complexas da atmosfera, oceanos, calotas glaciais, seres vivos e até mesmo rochas e sedimentos. Nessa interação, estão presentes diversos gases naturais. Dentreestes, estão aqueles que provocam o famoso efeito estufa em virtude de seu acúmulo. Estão incorretas apenas as assertivas:
		
	
	II, III
	 
	III
	
	I, II e III
	
	I e III
	 
	II
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201688095)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A discussão sobre a relação entre ética e moral proporciona uma grande discussão registrada em uma longa lista de bons livros. Portanto, a partir das lições contidas na aula 01, pode-se afirmar que tal relação resume-se da seguinte forma:
		
	
	A moral é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana, enquanto a ética retrata a conduta humana costumeira;
	
	A ética preocupa-se com a cultura da mesma forma que a moral ocupa-se em investigar os valores da vida coletiva;
	
	A moral sendo uma palavra de origem grega trata dos mesmos problemas que a ética enquanto termo próprio da civilização romana;
	
	Tanto a ética como a moral tratam do mesmo problema, não havendo diferença entre ambas. A diferença consiste no falso entendimento que temos na atualidade.
	 
	A moral retrata a conduta humana no marco dos costumes, ao passo que a ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana;
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 27/09/2013 até 16/10/2013.
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais