Buscar

AV APRENDIZADO CIÊNCIA POLITICA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505128858)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia o texto abaixo atentando-se para as lacunas nele existentes. Características da Soberania. A Soberania é ________________, ou seja, é aplicada de maneira uniforme. É _________________, não podendo assim haver transação da Soberania de um Estado, a Soberania não pode ser comercializada jamais. Sendo ______________ a Soberania não padece ao tempo, não pode deixar de ser aplicada pelo seu desuso. Quando se trata da Soberania de forma ______________ é o mesmo que afirmar que a mesma não pode ser condicionada quando refere-se a sua aplicação. A característica ____________ diz que não existe poder igual ou maior do que o Soberano. A forma ___________ da Soberania é por conta do seu __________ ser exercido de forma imposta, de forma coativa, sob pena se não for cumprida. E o Poder Soberano é _____________, pois nasce juntamente com o Estado.
		
	 
	Indivisível - Inalienável - Imprescindível - Incondicional - Exclusiva - Coativa - Poder - Originário
	
	Imprescindível - Inalienável - Inalienável - Incondicional - Submissa - Originário - Poder - Originário
	
	Divisível - Alienável - Prescritível - Incondicional - Exclusiva - Coativa -Poder - Originário
	 
	Inalienável - Inalienável- Imprescindível - Condicional - Inalienável - Submissa - Poder - Originário
	
	Prescritível - Inalienável - Imprescindível - Condicional - Exclusiva - Coativa - Poder - Originário
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505128881)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para esta questão, considere o texto abaixo: A Constituição Federal vigente estabelece em seu Art.5º, inciso XXII, o direito fundamental à propriedade privada. ¿é garantido o direito de propriedade;¿ (Brasil, 1988). E conforme o Art. 60, § 4º do mesmo documento, ¿Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: o inciso IV cita "os direitos e garantias individuais" (Brasil, 1988). Aí se encaixa o direito de propriedade, isso significa que, enquanto a atual Constituição se manter em vigência, será impossível a supressão desse direito. (http://www.jurisway.org.br/) A propriedade privada é um instituto foco de conflitos e disputas sócio-econômicas, o que desestabiliza as relações jurídico-sociais, tanto entre os particulares, como entre esses e o Estado. A cobrança da sociedade sobre este último é crescente a cada momento histórico, a qual se apresenta, atualmente, como um desequilíbrio latente no meio social. O Direito, por sua vez, passa a buscar meios para a proteção desse direito concomitantemente a tentativa de pacificar as questões atinentes aos seus efeitos, no sentido de superar as violentas especulações a respeito de sua amplitude. (Thainá Lima Bittencourt De Castro) Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão da liberdade e da propriedade privada: Hobbes, Locke e Rousseau. Sobre a propriedade privada na perspectiva desses contratualistas, é correto afirmar que: (ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA)
		
	
	Segundo John Locke, para um homem que obtém sua propriedade privada anexando-lhe algo que lhe pertencia (o trabalho), ninguém tem direito sobre, e ninguém pode, sem causar dano, tirar dele.
	 
	No entendimento de John Locke (2003), sendo os homens por natureza todos livres, e iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento.
	
	Segundo Rousseau, quando a propriedade privada apareceu na sociedade, ela criou uma divisão imediata entre aqueles que tinham propriedade e aqueles que não tinham. De acordo com Rousseau, o advento da propriedade privada foi responsável pela divisão e desigualdade que existe na sociedade.
	 
	Assim como John Locke, Rousseau compreende a propriedade como fruto do trabalho do homem; considera o trabalho como processo de integração do gênero humano.
	
	Para Hobbes, a propriedade privada não existia no Estado de natureza, onde todos têm direito a "tudo", mas, na verdade, "ninguém" tem direito a nada. Ou seja, no estado de natureza, a propriedade privada seria sempre fonte de discórdia e conflito, pois, não havendo um governo soberano, ela estaria sendo sempre disputada pela força.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505125506)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as teorias a respeito da origem da sociedade, é correto eu afirmar que:
		
	 
	Elas se dividem em duas, uma que acredita na origem da sociedade como uma decorrência natural do impulso associativo humano, e outra que acredita na sua origem como decorrência de um ato de escolha.
	
	Elas se dividem em duas, uma acredita na origem social a partir de um pacto social, e outra que vê a origem da sociedade em causa econômicas ou patrimoniais.
	
	Elas se dividem em três. A primeira se baseia numa origem familial ou patriarcal, a segunda numa sociedade natural e a terceira em teorias contratualistas.
	
	Elas se dividem em duas, uma que se baseia na origem familial e patriarcal, e outra que se baseia na origem por atos de violência, conquista e força.
	
	Elas não se dividem, se resumindo todas a acreditar que a origem da sociedade tem como causa o elevado grau de desenvolvimento do homem.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505142348)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O que significa o espaço político?
		
	
	especificamente o local de elaboração de leis.
	
	o espaço dedicado à aplicação de normas.
	
	apenas o espaço de um partido político no congresso.
	 
	um local de discussão, persuasão e de decisão.
	
	significa um local físico.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504737748)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	I Tal pacto simplesmente ratifica as condições de vida dos homens previamente existentes no estado de natureza, configurando-se, na verdade, como um pacto de consentimento. II Ele se constitui em um acordo passível de reversão no caso do soberano (fosse um monarca ou uma assembléia) não atuar no sentido de garantir todo um conjunto de direitos inalienáveis de que os homens desfrutam, segundo Hobbes, no estado de natureza. III Em Hobbes, os homens firmam entre si um PACTO DE SUBMISSÃO, através do qual transferem a um único homem ou a uma assembléia a força coercitiva da comunidade, trocando voluntariamente a LIBERDADE pela SEGURANÇA do Estado-Leviatã. Após analisar cada uma das afirmativas acima,assinale a afirmativa correta:
		
	
	Somente a afirmativa II está certa.
	
	As afirmativas I,II e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes