Buscar

Arquitetura Moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arquitetura Moderna
Iniciou na metade do século XX
Fatores que contribuíram para a arquitetura moderna foram: o ferro, o vidro, o cimento e o alumínio, produzidos pelas indústrias, e assim permitiram a criação de novas formas arquitetônicas.
Com Art Nouveau (estilo ornamental utilizado em arquitetura, decoração, joalheria, ilustração etc., que se caracteriza pelo uso de linhas longas, ondulantes e assimétricas, muitas vezes apresentando elementos que lembram formas da natureza) foi possível a integração em Artes aplicadas e a Arquitetura. 
Sobre influência da Europa, através do russo Gregori Warchavchik, responsável pela construção da primeira casa moderna em São Paulo. “Os arquitetos que dela participaram não tinham o mínimo conhecimento do que se fazia de moderno pelo mundo.
O estilo arquitetônico aceito no Brasil foram os de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa
A fonte inspiradora de desses dois arquitetos foram Le Corbusier um francês-suíço. 
Em 1936 no governo Getúlio Vargas, Lúcio Costa coordena uma equipe de arquitetos composto por: Oscar Niemyer, Afonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira e Ernani Vasconcelos. Juntos arquitetaram o primeiro edifício moderno no Brasil no Rio de Janeiro, para abrigar o Ministério da Educação “Edifício Gustavo Capanema”.
Niemeyer abandona o funcionalismo exagerado dos ideais modernos e utiliza em suas obras formas curvas mais livres, que buscam a beleza, não um resultado final com base somente em sua função. Essas características ficam evidenciadas no Conjunto da Pampulha (1942-1943), em Minas Gerais, nos famosos edifícios de Brasília, o Grande Hotel de Ouro Preto (MG, 1940) e o Parque do Ibirapuera (SP, 1951-1955).
FOTOS
Essa Tela de Anita Malfatti, "Arte Tropical, e na minha foto quis expressar a arte nas bancas de feiras dentro do quadro urbano
Pescador, de Tarsila do Amaral,  é um festival harmonioso de cores, onde predominam as formas retangulares e ovaladas. As pedras, dentro do lago, possuem tons lilases e rosados. O pescador, única figura humana presente na composição, está sentado sobre uma pedra lilás, já tendo pescado seu peixe. À frente dele está um pé de caraguatá e, atrás, uma pequena moita verde. O lago é calmo e suas águas são bem azuis. Trata-se de uma paisagem genuinamente brasileira.
Brasília
Tem como característica principal o uso do concreto armado para as suas construções, com seu estilo inconfundível. O edifício é definido pelos seus dezesseis pilares de concreto em forma de bumerangue, que partem de uma planta circular de setenta metros de diâmetro, rodeada por um espelho d’água, e sobem inclinadamente até tocar uns aos outros. O cálculo estrutural desse e dos demais edifícios projetados por Oscar Niemeyer para o conjunto original de Brasília foi feito por Joaquim Cardozo.
Fui talvez o primeiro a dizer francamente que o funcionalismo ortodoxo não me interessava e que a beleza era também uma função, e das mais importantes na arquitetura. Na verdade, o ângulo reto nunca me entusiasmou, nem as formas rígidas e repetidas dos primeiros anos da arquitetura contemporânea. A curva me atrai intensamente com a sua sensualidade barroca, e a nossa tradição colonial e o próprio concreto armado, a sugerem e recomendam.” – Oscar Niemeyer

Outros materiais