Buscar

Imunologia Estudo Dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
	Disciplina: IMUNOLOGIA BÁSICA Data: / /
	Professor(a): Msc. Nairley Sá
	Aluno(a): 
	Turma: 
Defina Sistema Imunológico, Imunologia, Resposta Imune:
Nosso organismo tem uma séria complexa de mecanismos de defesa contar agentes invasores e patogênicos. Dentre os mecanismos de defesa não específicos, cite quais são os elementos que participam da primeira linha de defesa:
As células componentes do Sistema Imunológico são geradas e armazenadas em órgãos específicos que atuam em sintonia para estabelecer os corretos mecanismos efetores da Imunidade. Cite quais são os orgãos linfóides primários e secundários e qual a suas respectivas funções:
O Sistema Imunológico é formado por diversas células que desempenham papéis fundamentais nas respostas imunes. Dentre elas, destacam-se as células apresentadoras de antígenos, fagocíticas e produtoras de anticorpos. Cite quais são as respectivas células elencadas no enunciado da questão:
A imunidade de um indivíduo compreende um conjunto de mecanismos que colaboram para a destruição e controle de vários agentes patogênicos. Essa imunidade pode ser dividida em Inata e Adquirida. Cite as principais diferenças entre esses tipos de imunidade e explique-as.
O mecanismo mais efetivo da imunidade Inata é a fagocitose. Explique como ocorre o processo de fagocitose por parte das células fagocíticas:
A imunidade mediada por toxicidade celular na Imunidade Inata se dá através das células Natural Killer (NK). Quais são as células alvo do poder destruidor das células NK? Como as células NK fazem para reconhecer suas células alvo?
Mesmo não sendo totalmente específica, a resposta imune inata se utiliza de meios para reconhecer compostos antigênicos. Como se dá o reconhecimento de antígenos na Imunidade Inata? Quais antígenos são reconhecidos e quais receptores estão envolvidos?
A Imunidade Adquirida é composta de uma complexa resposta que envolve células e substâncias químicas para a neutralização e destruição de patógenos. Explique, em linhas gerais, como se dá a resposta imune adquirida mediada humoral e mediada por células:
Explique, por meio de um mapa conceitual, quais as funções do MHC.
Analise e descreva a estrutura molecular do MHC I e do MHC II.
Relate como como ocorrem as interações entre Células Apresentadoras de Antígenos e Linfócitos T.
Explique como ocorre processo de captura e apresentação de antígenos por parte das Células Apresentadoras de Antígenos.
Explique o que significa o termo “Restrição ao MHC” e relacione-o à indução da resposta imunológica.
Relate como acontece a Via endocítica e a Via citosólica de apresentação antigênica:
�
 CURSO DE FARMÁCIA
cU
	- � PAGE �1� -

Outros materiais