Buscar

Comunicação e lingugem questões

Prévia do material em texto

Como o sistema comunicacional de uma empresa está vinculado à criação e à manutenção dessa "imagem compatível com a confiança do mercado"?
A empresa, ao interagir com o meio externo, por meio de ações ligas ao marketing, por exemplo, acabam colocando a mostra seus valores. Assim, por meio da comunicação, uma empresa pode construir sua imagem e, ao mesmo tempo, manter sua posição de confiabilidade no mercado. Ao mesmo tempo, também por meio da comunicação, a imagem da empresa pode tornar-se desgastada, manchada, comprometendo seu posicionamento. Tudo depende do modo como a instituição organiza sua comunicação, pautando-se – ou não – em preceitos morais e éticos, que condizem com aquilo que o ambiente externo dela espera.
	Em uma empresa, quais metas poderiam ser alcançadas, em termos de comunicação, com o auxílio das novas tecnologias?
É fato que as novas tecnologias propiciaram – e ainda o fazem – muitos avanços na área da comunicação, inclusive no campo empresarial. Em termos de metas, de alcance de resultados, com o auxílio de novas tecnologias, as empresas podem construir um sistema comunicacional muito mais ágil e eficiente, com a conexão de todos os integrantes da empresa de forma organizada, estruturada por meio de um sistema, por exemplo; os clientes também podem ser acessados com mais facilidade; a divulgação dos serviços/produtos da empresa pode ser aprimorada, enfim, os processos que envolvem a comunicação acabam ganhando novos contornos.
	Por que, na comunicação administrativa, a linguagem dever ser clara, concisa e objetiva?
Na comunicação administrativa, assim como em qualquer outro tipo de comunicação, o modo como a linguagem é empregada é decisivo para a efetividade do processo comunicativo. Se a linguagem não é clara, concisa e objetiva, os textos que circulam nesses ambientes tornam-se prolixos, de difícil entendimento, o que pode acarretar falhas nas ações desenvolvidas dentro da empresa. Ao apresentarem tais características, os envolvidos na comunicação garantem a facilidade no acesso às informações e a sua adequada compreensão.
	Qual o papel da comunicação no ambiente administrativo empresarial?
A comunicação, devido ao seu caráter interacional, será a responsável pela integração de todos os setores de uma empresa, estabelecendo, também, a conexão da empresa com o ambiente exterior. Por meio dela, todos os envolvidos nas atividades da instituição recebem informações relacionadas às atividades ali desenvolvidas, o que pode facilitar a compreensão de processos, a correção de falhas, o planejamento de ações, enfim, em uma empresa, a comunicação é elemento ativo da estrutura organizacional.
	Pra você, toda forma de expressão é exemplo de comunicação?
 Sim. Tudo o que transmite sentidos, significações podem ser considerados textos desde que haja uma intenção comunicativa. 
Ao lermos e produzirmos um texto precisamos ter em vista as condições de produção. Cite 3 condições de produção, levando em conta o momento da compreensão/e interpretação do texto.
- Para quem foi escrito o texto (destinatário)
- Em que época foi escrito (a época interfere na interpretação)
- Quem escreveu o texto (jornalista? Criança?)
- Por que o texto foi escrito (finalidade (identificar a intenção de sua produção))
- A escolha da linguagem (língua formal ou informal, verbal ou não verbal)
- Onde foi escrito o texto (incluindo o contexto)
	6 elementos da comunicaçãoCódigo
metalinguística
Canal
(fática)
receptor
(apelativa)
Contexto
(referencial)
Mensagem
(poética)
Emissor
(emotiva)
As funções da linguagem
	Comunicação é: empregar a linguagem com vistas à interação, para informar, impressionar, questionar, convencer, corrigir...
Linguagem é: um sistema por meio do qual ocorre a comunicação entre indivíduos. É um meio sistemático de comunicar ideias através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais, etc
	FUNÇÃO IDEACIONAL: nas com são transmitidos valores e crenças pertencentes ao sistema ideológico da sociedade.
FUNÇÃO INTERPESSOAL: nas com por meio das relações sociais são construídas as identidades individuais e coletivas.
FUNÇÃO TEXTUAL: nas com as info (textos) organizam-se de acordo com a situação social em que se inserem.
A importância social da comunicação é a interação entre as pessoas, grupos diferentes, com valores e ideias diferentes.
	4 tipos básicos de Com:
Com ORAL, ESCRITA, VERBAL e NÃO VERBAL.
4 tipos básicos de Com universo empresarial:
- Comercial ou mercadológica
- financeira
- institucional
- interna
BARREIRAS nas Com pode impedir ou dificultá-la:
- barreiras fisiológicas, psicológicas, semânticas, mecânicas ou físicas, pessoais e administrativas.
	As Com Universo Empresarial deve ser planejada, pensada de modo estratégico, avaliada continuamente, claras e transparentes, o acesso deve ser facilitado e amplo, valorizar todos os canais de Com e pensar mecanismos de Com com exterior.
O Profissional de Com deve ser capaz de aprender e reaprender, ter pensamento estratégico, capacidade de inovação, ser sistêmico e capaz de promover Com simétrica que atenda aos interesses da empresa e sociedade.
	3 funções da linguagem: expressar ideias; comunicar-se; interagir.
3 funções da comunicação: tornar comum; persuadir; produzir resposta.
Ser eficiente no uso da palavra significa tornar comum o que você quer.
	Texto descritivo: tem como foco especificar características de objetos em geral, assinalando aspectos que singularizem o alvo da descrição.
Texto narrativo: tem objetivo principal de relatar acontecimentos diversos.
Texto dissertativo: é um texto em que se coloca a opinião de forma objetiva. Escreve-se sobre um determinado assunto.
Paráfrase: processo de reescrita de outro texto, porém com as palavras de quem o escreve.
Resenha: é um resumo crítico ou analítico de outro texto.
	
	
	
	UNOPAR 2016

Outros materiais

Perguntas Recentes