Buscar

Biblioteca Pública de Évora Uma Fonte para fazer História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Trabalho de Fontes e Metodologias da História
Biblioteca Pública de Évora – Uma Fonte para fazer História
A História está em constante evolução, sendo que o conhecimento não é estático. Existindo sempre informações a serem desvendadas, descodificadas e reinterpretadas.
A memória é uma fonte para a construção da história, sendo esta caracterizada por documentos, edifícios, museus entre outras fontes como a Universidade de Évora e a Biblioteca Pública de Évora.
O edifício da Biblioteca Pública de Évora foi erguido em 1656 sobre os restos do antigo Castelo de Évora e das dependências da Catedral e inaugurado em 1666 para ser Colégio dos Moços do Coro da Sé, com um propósito religioso, daí a sua ligação ao Paço Episcopal, hoje Museu de Évora. 
Em 1805 foi fundada Biblioteca de Évora pelo Arcebispo Frei Manuel de Cenáculo, grande Iluminista Português, que doou a sua coleção de 50 mil volumes tal como D. Frei Joaquim Xavier Botelho Lima. Tornando-se um dos principais polos de fontes do país, servindo a estudiosos.
Durante a Guerra Peninsular Évora foi ocupada e saqueada por tropas napoleónicas que procederam à destruição de muitos livros, manuscritos e outros objetos cheios de história do período romano, visigodo, muçulmano e português. Ou seja fontes e memórias importantes.
A Biblioteca passou para a esfera pública após a implantação do liberalismo. 
Nos dias de hoje a Biblioteca Pública de Évora é uma das mais antigas e ricas do país. Estando composta por 664 incunábulos, 6.445 livros do séc. XVI, vários núcleos de documentos manuscritos, cartografia, música, impressa e 20.000 títulos de publicações periódicas e alguns documentos raros tais como o Roteiro da Boa Esperança. Coleções a ascenderem os 612 mil volumes.
A partir de 1931 a Biblioteca passou a ser Depósito Legal, ou seja a cada livro publicado em Portugal esta tinha de receber exemplares. 
No bicentenário, em 2005 foi disponibilizado ao público o primeiro catálogo informatizado da instituição online e inaugurado o serviço de empréstimo domiciliário
O edifício está dividido em três secções para o público (geral, cimélios e hemeroteca) que estão decorados com altas prateleiros com diferenciadas “memórias” e quadros de monarcas e membros do clero e é juntamente constituído por uma Casa Forte com os exemplares mais preciosos.
A fachada é completamente moderna contudo é o seu interior que nos remete para as bases do edifício e para todas as suas fontes históricas.
Em suma cada alteração no edifício criou novas memórias tornando a Biblioteca Pública de Évora num edifício carregado de história e memórias.
Bibliografia
http://www.visitevora.net/biblioteca-publica-evora/ 19/9/2015
https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Pública_de_Évora 21/9/2015
Trabalho Realizado por:
Inês Caetano

Outros materiais