Buscar

exame de didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nota: 94
PROTOCOLO: 2015061712052922D8D70
Disciplina(s):
Didática
	Data de início:
	17/06/2015 13:53
	Prazo máximo entrega:
	17/06/2015 15:08
	Data de entrega:
	17/06/2015 14:43
Questão 1/3
A questão do planejamento não pode ser compreendida de maneira desvinculada da especificidade da escola, da competência técnica e do compromisso político do educador e ainda das relações entre escola, educação e sociedade. O planejamento não é neutro. O processo de planejamento não pode ser encarado como uma técnica desvinculada da competência e do compromisso político do educador. O bom plano é aquele que conta com o respaldo da competência do sujeito que o desenvolve. O bom plano é aquele que se amolda dialeticamente ao real, transformando-o.
FUSARI, José. O planejamento educacional e a prática dos educadores. Ande: Revista da Associação Nacional de Educação. n.8, ano 4, São Paulo, 1984. p.33.
 
Com base nos  Conhecimentos adquiridos , d Cite  quais são os 4 elementos didáticos que compõem o planejamento docente: (60%)
 Descreva cada um deles :  (40%)
Nota: 33.3
	Elaboração de objetivos- Fundamentais para a seleção dos outros elementos didáticos. Devem ser estabelecidos em primeiro lugar.
Seleção dos conteúdos e ordenação destes – Deve ser de acordo com os objetivos e interesses da classe; sua seleção deve seguir uma sequencia lógica, gradualidade na distribuição, continuidade e integração
Definição do método e a escolha das técnicas- esta definição depende da abordagem de ensino que o professor usa como base, e tem como questão central a aquisição de conteúdos.
Estabelecimento de critérios de avaliação e dos instrumentos a serem utilizados para tal- é um elemento fundamental do processo de ensino, pois é por meio dela que se pode verificar se o ensino está alcançando seus objetivos.
(LIVRO-BASE, p. 56-67)
Resposta:os 4 elementos da didática são:
objetivos, conteúdos, método e avaliação
objetivos- sao proposta de acoes que devem sr realizadas para aproximar existentes na realidade desejada.
conteúdos- conjunto de conhecimentos , hábitos e atitudes, organizados de forma didatica, que constitui o meio para concretização das finalidades educativas e também tem a funçao do professor selecionar e organizar os conteúdos..
método- elemento unificador e sistematizador do processo de ensino, maneira pela qual o professor organiza as atividades para que os alunos atinjam.
avaliação- é um elemento fundamental, é por meio de avaliação que se pode verificar até que pontoo ensino pode alcançar com resultados obtidos.
Questão 2/3
O desenvolvimento e a estruturação de método e das técnicas de ensino e aprendizagem encaminham-se mediante diversos processos, a exemplo da estruturação lógica (de sequencia logica do conteúdo) e sociopsicologica (de elaboração sociocognitiva do conhecimento), que ocorrem nas relações entre professores , alunos, conteúdo e contexto de ensino e aprendizagem. A ligação entre esses processos e sua mobilização poderão ter o enfoque na substância, ou seja, no significado essencial do conteúdo para a escolaridade e a vida. Portanto, para favorecer a aprendizagem, é interessante que o professor focalize questões essenciais e significativas do conhecimento. Esse princípio é comum a todos os métodos, às técnicas e às atividades de ensino e aprendizagem, tanto quanto as suas etapas de ensino e aprendizagem, tanto quanto às suas etapas de previsão e prática.
 
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para aa aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus, 2005. P. 14.
 
Com base nesta reflexão , nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, explique:
O que são técnicas de ensino? (60%)
Dê exemplos de técnicas usadas em sala de aula. (40%)
Nota: 26.7
	As técnicas são instâncias intermediárias, são os componentes operacionais de cada proposta metodológica que viabilizarão a implementação do método em situações práticas.
Exemplos de técnicas: dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, aula expositiva, exercícios, demonstração didática...
(LIVRO-BASE, p. 34)
Resposta:técnicas são as instancias intermediarias, os componentes operacionais de cada proposta metodológica que viabilizarão a implementação do método em situações práticas.
projetos, pré testes, trabalhos e avaliação para ver o aprendizagem do aluno...
Questão 3/3
O ato de avaliar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a tomar decisões que, na maioria das vezes são definidas a partir de julgamentos provisórios. O ato de avaliar na vida cotidiana se dá, permanentemente, pela unidade imediata de pensamento e ação [...] ao assumirmos que o ato de avaliar se faz presente em todos os momentos da vida humana, estamos admitindo que ele também está presente em todos os momentos vividos em sala de aula [...] alunos e professores estão permanentemente avaliando a tudo e a todos. São formulados juízos em diferentes sentidos.
KENSKI, Vani. Avaliação da aprendizagem. In VEIGA, Ilma. Repensando a didática. São Paulo: Papirus, 2008. p. 131.
 
Explique porque se considera a avaliação um elemento fundamental do processo educacional?
Nota: 33.3
	É importante que o aluno compreenda que a importância da avaliação se deve ao fato de o ensino ser considerado um processo que tem em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades para a mudança de comportamento de quem dele participa, assim, é por meio da avaliação que se pode verificar até que ponto o ensino tem alcançado os resultados pretendidos e ao mesmo tempo oferece subsídios para a alteração do processo, quando os objetivos não são alcançados.
(LIVRO-BASE, p. 65)
Resposta:A avaliação é o elemento de processo educacional, porque a avaliação deve ser considerada como reorientação para uma aprendizagem melhor e para a melhoria do sistema de ensino.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes