Buscar

Direito das Obrigações: Indivisibilidade X Solidariedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Indivisibilidade X Solidariedade
(Singela anotação de uma estudante de direito)
A solidariedade trata dos sujeitos envolvidos, tendo caráter subjetivo. Concorrendo mais de um credor ou devedor, conforme disposto no art.264, CC/02, cada um com direito, ou obrigado, à dívida toda. 
A obrigação indivisível está ligada à natureza da coisa ou de um fato (art.258, CC/02) em que não pode ser fracionado naturalmente ou por motivo de sua divisão ocasionar a perda da função social. Além disto, pode ser indivisível por convenção das partes.
A solidariedade aparece quando é expresso em lei (legal) ou por vontade das partes mediante cláusula contratual (convencional), não se presume. Ao contrário da indivisibilidade, que além da possibilidade de presunção, tem como natureza a própria obrigação, o critério objetivo (objeto).
Na obrigação solidária, cada devedor paga por inteiro, todos devem integralmente, enquanto na obrigação indivisível solve a totalidade em razão da impossibilidade jurídica de repartir em quotas a coisa devida.
A solidariedade cessa com a morte dos devedores, já a indivisibilidade permanece enquanto houver a prestação a ser cumprida. 
Na obrigação indivisível, é extinta quando a obrigação se converte em perdas e danos por perda da qualidade de indivisível (art.263,CC). Neste mesmo caso, a obrigação solidária permanece (art.271,CC).
Espero ter ajudado!
Por: Ingryd Monteiro
Referências
GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. V.2: Teoria Geral das Obrigações. 11. Ed. São Paulo Saraiva, 2014.

Outros materiais