Buscar

Redação PORTUGUÊS X Redução da maioridade penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: PORTUGUÊS X ALUNO(A): OTÁVIO VEIGA RODRIGUES
Redação: método Interacional /Dialético. Tema: A redução da maioridade penal
A redução da maioridade penal, ou Responsabilidade Penal de Adultos, dos atuais 18 para os 16 anos é, em grande parte, defendida por aqueles que foram vítimas diretas ou indiretas de crimes cometidos por menores, que são punidos pelo código referente à Responsabilidade Penal Juvenil. Os defensores alegam que, primeiro, por essa penalidade ser mais branda – o tempo de encarceramento máximo de um menor é de 3 anos e sem consequências em seu prontuário – os menores de 18 anos praticam crimes por terem certeza da impunidade e, segundo, aqueles defendem a ideia que aos 16 anos uma pessoa já possui a maturidade moral para julgar como deve agir. 
No entanto, aumentar o número de encarcerados do já superlotado e ineficiente sistema prisional brasileiro – que opera com um déficit de vagas de mais de 50%, altos índices de rebeliões e média de 700 mortes por ano – e, ainda, negar auxílio aos jovens que poderiam ser recuperados não são políticas de estado eficientes para diminuir a criminalidade. Atualmente, quando punidos com a internação, os jovens de 12 a 18 anos já devem cumprir a pena em uma instituição chamada Fundação Casa. Nela, recebem um tratamento muito superior do que o de um presídio: aulas do ensino formal e profissional, atendimento social-psicológico, médico e odontológico e uma intensa rotina, o que possibilita a transformação dessas pessoas carentes de auxílio social. 
Ainda, existe uma grande discrepância entre o índice de reincidência da Fundação e do sistema prisional - respectivamente 13,5% e 70%, o que comprova a maior eficácia do tratamento oferecido por aquela. Logo, é melhor bem cuidar para recuperar o jovem, na grande maioria de baixa renda, em formação do que deixa-lo à margem da sociedade e à mercê de um sistema “correcional” mais falido do que funcional, que além de tudo ainda incentivaria o aumento da revolta deles – como um próprio interno da Fundação declarou em entrevista à Veja.
Nesse sentido, é evidente que a redução da maioridade penal seria no contexto internacional uma retroação no âmbito dos direito humanos e apenas uma medida de vingança social. Os jovens de baixa renda necessitam não de encarceramento punitivo, uma vez que não concluíram, ou lhes foi negada, sua formação cidadã, mas sim de auxilio para que possam sair da situação de pobreza que encontram e não mais vejam no crime uma fonte de renda para bem viver.

Outros materiais

Perguntas Recentes