Buscar

prova objetiva conceitos e aplicações-(1).docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova objetiva
Adm e gestão; conceitos e aplicações
Nota 100 
Na Teoria Científica da Administração, o foco estava sob as tarefas a serem desenvolvidas, sendo organizada em linhas de produção com o foco na eficiência produtiva. O homem é visto como uma peça de engrenagem produtiva e, dessa maneira os processos de trabalho foram formalizados (Nascimento, 2009). Observe a charge a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta :
Alternativa D – A charge reflete o conceito de padronização dos processos e métodos de trabalho das ferramentas e instrumentos de trabalho das matérias primas e componentes, pretendendo reduzir as variações e diferenças dentro do processo de produção para assim, aumentar a eficiência e eliminar o desperdício.
Como estratégia para retenção de funcionário. Padilha desenvolveu um plano de carreira. Os resultados que vieram a ser obtidos com a implantação do plano de carreiras estão relacionados à :
Alternativa B – Eficácia 
(Adaptado do ESAG/CGU 2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras.
Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa
Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos 
As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional 
Alternativa A – apenas a alternativa A esta correta 
Reunir todo o tipo de informação veiculada nos locais onde tem atuação e armazena-las em um Banco de dados foi a estratégia de sucesso adotada pela Petróleo Ipiranga. Desde o final da década de 1990 a empresa tem direcionado esforços para levantar dados que possam ser úteis aos seus analistas. Não há restrições quando a origem e a importância aparente das notícias coletadas. Até mesmo aquelas sem muita relevância, como uma nota publicada em um jornal do interior, relatando a abertura de um posto concorrente, não eram descartadas. Assim, acredita-se que:
 I- As ferramentas de controle da qualidade total utilizadas nos Postos Ipiranga, e acima mencionadas, levaram à uma estratégia organizacional adequada.
Porque
 II- Dessa forma, ao investir na ferramenta de monitoramento ambiental a empresa conseguiu detectar mais rapidamente os primeiros sinais de mudanças nos fatores que podem de alguma maneira influenciá-la.
Identifique, a seguir, a alternativa correta:
Alternativa C – O item I é falso ao passo que apenas o item II é verdadeiro
(CONCURSO- Centro Federal de Educação tecnológica Celso Suckow da Fonseca- 2014)
Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficácia e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas respectivamente em.
Alternativa C – Humana- Geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada 
Um dos pontos alvos de discussões mas organizações são as diferenças entre líderes e chefes Pois é sabido que justamente na área de recursos humanos que os diferencias competitivos da empresa são criados. É nessa área que se pode fazer A diferença no mercado tratando os empregados Não mais como funcionários, mas como capitães intelectuais da empresa, fonte a de geração de recursos para a empresa. 
Além da liderança, outros aspectos comportamentais são relevantes para as organizações. Assim julgue as alternativas em V (verdadeiro) ou F ( Falso).
Uma pessoas que nunca frequentou a escola tem Cultura. Pois a Cultura pode ser entendida como todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, diretriz, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo o homem como membro da sociedade.
O clima organizacional pode ser entendido como a percepção dos funcionários sobre as organizações em que trabalham representados pelos conceitos e sentimentos que as pessoas partilham a respeito da organização e que afetam de maneira positiva ou negativa sua satisfação e motivação no trabalho 
O silêncio ausência de palavras ou ruídos não pode ser reconhecido como umas forma de comunicação organizacional em diferentes situações como por exemplo quando um executivo para sinalizar descontentamento com seu subordinado evita-o ou ignora-o.
A motivação é uma variável endógena ou intrínseca apenas, ou seja, ninguém pode motivar ninguém, pois as pessoas são automotivadas ou não. 
A motivação no trabalho é o estado emocional agradável resultante da avaliação do próprio trabalho como realizador ou facilitador das realizações dos seus valores de trabalho.
 Alternativa C – V;V;F;F;F 
Os objetivos organizacionais funcionam como guias para a ação dos funcionários de uma empresa, delimitando critérios de desempenho.
Indique, a seguir, qual dos elementos corresponde corretamente a um objetivo organizacional. 
Alternativa B – Aumentar o faturamento da organização em 30% Para o ano de 2009 com base em 2007 e 2008 a fim de alcançar a auto-sustentabilidade financeira
Determinar uma estrutura organizacional adequada ao ambiente, tecnologia, estratégia, pessoas, tamanho da organização e atividades é denominado desenho organizacional cujo papel é identificar a implantar estrutura organizacionais para organizar os recursos visualizando os objetivos principais da organização e varia dentro dois extremos. Análise as duas estruturas a seguir e identifique-a: 
Alternativa C – A esquerda desenho mecanistico e a direita desenho orgânico 
Com relação ao problema de calçamento das cidades, e sob o ponto de vista da análise administrativa. Identifique a seguir qual alternativa corresponde corretamente ao motivo principal causador das inundações históricas nas grandes cidades do Brasil.
Alternativa D – as inundações ocorrem por uma soma de fatores: além das muitas chuvas (ocorrência natural), e ausência de planejamento e investimentos na gestão urbana Como os meios necessários para o escoamento Das águas das chuvas e o crescimento ordenado Das cidades por década 
A motivação é o primeiro passo para o sucesso da organização. Funcionar os satisfeitos com seu trabalho e que se sentem respeitados e reconhecidos por aquilo que desenvolveram tornam-se parceiros de negócio, fazem muito além do que suas obrigações e se preocupam com o andamento da empresa. Todos precisam estar motivados. Mas para que isso aconteça, a própria organização deve se preocupar com o bem estar de seus colaboradores e oferecer condições favoráveis de trabalho. Além do bem estar dos profissionais, a motivação também é importante para o bom andamento das atividades. Profissionais desmotivados podem comprometer a performance, produtividade e os resultados apresentados, já que não criam um vínculo com a organização e acabam realizando apenas o essencial sem ampliar sua visão ou se preocupar com o desenvolvimento da empresa
TORTORETTE, M. Profissionais motivados, empresas desenvolvida, CATHO online, 2010. Disponível em www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/profissionaismotivados-empresas-desenvolvidas
A partir do que se apresenta sobre a motivação nas empresas, pode-se afirmar que a mesma pode ser entendida como: 
Alternativa E – O desejo de desempenhar dado esforço para determinados objetivos organizacionais, condicionados pela satisfação dos objetivos individuais. 
Gabarito
D
B
A
C
C
C
B
C
D
E

Outros materiais