Buscar

caso 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução do Caso e da questão objetiva propostos (antes da aula da semana 10).
 
Caso 
A fim de contribuir com o aprimoramento, foram preparadas as questões que seguem abaixo, que certamente auxiliarão na maior compreensão do período militar, estudado nesta semana 10 e também na semana 11.
 
Caso 
Veja a notícia abaixo  extraída do site http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1520087/brasil-eleitor-mostra-calendario-para-eleicao-presidencial-de-2010 e, após, analise a questão apresentada.
“Brasil Eleitor mostra calendário para eleição presidencial de 2010 
Extraído de: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte  -  10 de Julho de 2009 
O Brasil Eleitor desta semana informa que a Justiça Eleitoral divulgou o calendário para que candidatos, partidos e eleitores não percam prazos importantes para eleição presidencial do ano que vem. Um vídeo do Tribunal Regional Eleitoral gaúcho mostra os bastidores de uma eleição. Quem pensa que o corre-corre só começa na véspera do pleito, está enganado. Conheça a cartilha que dá dicas a adolescentes que estão prestes a tirar o título de eleitor. Ela pode ser acessada pela internet.(...) 
Como vimos, a notícia veiculada em 2009 já trata de eleições presidenciais para o ano de 2010. Na História recente do Brasil, o país viveu um regime autoritário de 1964 a 1985 e um período democrático a partir de 1985. O processo de escolha do presidente da República no primeiro período, com exceção em Castelo Branco, foi regido pela Constituição de 1967, ao passo que, no segundo período, passou a ser regido pela Constituição de 1988.
Com relação a essa fase recente da História brasileira, analise as Constituições de 1967 e 1988 (no site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/principal.htm), e responda as seguintes questões:
   Como era realizada a eleição presidencial regida pela Constituição de 1967?
R: Em 1967 o país estava sob o Regime Militar, durante a ditadura não se votava para Presidente e nem para Governador
   Que diferenças, então, podemos identificar após a Constituição de 1988?
R: Com o novo regime ,a constituição de 1988 foi redigida semelhante carta norte-americana, embora os princípios liberais democráticos da carta tivessem sido em grande parte anulada. CORRIGIR
 
Questão Objetiva 
Agora é hora de resolver a questão objetiva que segue abaixo:
Para começar, há uma tarefa de pesquisa. Vá até o site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao67.htm e procure o §8º do art. 150 da Constituição de 1967. Agora vá ao site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm e veja o que dispõe o inciso IX do art. 5º da Constituição de 1988. Após comparar os referidos dispositivos, é possível concluir que: 
a)   Tratam ambos do mesmo tema e possuem igual alcance normativo;
b)   Apesar de tratarem do mesmo tema, observamos que a Carta de 1988 é bem mais  liberal, por não estabelecer tantas exceções às liberdades, como o fez o constituinte da Carta de 1967;
c)   A extensão do texto demonstra que o constituinte da Carta de 1967 foi muito mais cuidadoso que o constituinte da Carta de 1988, por ser mais detalhista na extensão dos direitos;
d)   São dispositivos que não guardam nenhuma relação, pois referem-se respectivamente à organização do Estado e à organização econômica do país.
Alternativa B

Outros materiais