Buscar

Resumo C. P.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Não temos algo para suplantar o Estado, mas temos muitas ferramentas para aperfeiçoar o Estado.
O Estado é a maneira de organizar a sociedade.
Nós não vemos a sociedade pois ela é abstrata, vemos somente as relações sociais em determinado tempo e lugar.
Institucionalização do Poder (independente da pessoa do governante)
Para ser Estado – Poder Político, Povo, Território. 
A cidadania é o vinculo entre o individuo e o Estado.
Conceito Sociedade
Termo abstrato e impreciso, mas Sociedade, uma pluralidade de grupos da mais diversa espécie e coesão. Todo complexo de relações do homem, com seus semelhantes.
Toennies diz que a Sociedade é o grupo derivado de um acordo de vontades, de membros que buscam, mediante o vinculo associativo, um interesse comum impossível de obter-se pelos esforços isolados dos indivíduos, esse conceito é irrepreensivelmente mecanicista.
Del Vecchio entende por Sociedade o conjunto de relações mediante as quais vários indivíduos vivem e atuam solidariamente em ordem a formar uma entidade nova e superior, oferece-nos ele um conceito basicamente organicista.
“sociedade é um agrupamento solidário”
Interpretação Organicista
A doutrina Aristotélica, natureza fez do homem o “ser político”, que não pode viver fora da Sociedade. (sociedade solidaria) – pense ela como uma célula.
Os instintos egocêntricos e altruístas que governam a condição humana, instinto de preservação da espécie, fazem, porém que o homem seja eminentemente social.
Grotius falou de um “appetitus societatis” “apetite por sociedade”.
Del Vecchio nos dá seguinte conceito: “reunião de várias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada para manter a vida do todo.
Os organicistas, na teoria da Sociedade e do Estado, se veem arrastados quase, sempre, por consequência lógica, às posições direitistas e antidemocráticas, ao autoritarismo, às justificações reacionárias do pode, à autocracia, até mesmo quando se dissimulam em concepção de democracia orgânica.
Rousseau com a concepção organicista aplaudido por Hegel, pode forrar-se a essa increpação uma vez que o poder popular assim concebido sob a divisa da “vontade geral”.
Se Rousseau chega porem aquela consequência, segundo alguns de seus interpretes, a mesma dos organicistas mais conhecidos: uma certa concepção autoritária do pode – ainda que se trate da versão mais extremada do pode democrático – deles todavia se aparta fundamentalmente quando abre as paginas do CONTRATO SOCIAL com a proposição de que os homem nascem livres e iguais, em antagonismo com quase toda a doutrina organicista, que afirma precisamente o contrário.
“a sociedade é um organismo, necessita de vários grupos que desempenhe sua função para que não afete outros segmentos da sociedade”.
Mecanicistas 
Não há a propalada identificações entre o organismo biológico e a Sociedade. Nesta ocorrem fenômenos que não acham equivalente naquele: as migrações, a mobilidade social, o suicídio.
Mecanicistas tem seus fins autônomos, a capacidade de deslocação espacial e a não menos importante aptidão de mover-se no interior dos grupos de que faz parte.
Von Seydel que combateu a doutrina organicista, costumava dizer “assim como a soma de 100 homens não dá 101, da mesma forma a adição de 100 vontades não pode produzir 101ª vontades ” no caso, a vontade social ou a vontade política.
A teoria mecânica é predominantemente filosófica e não sociológica. 
“a sociedade mecanicista é totalmente individualista, visa o que é melhor para si e não para coletividade”.

Outros materiais