Buscar

Palestra Desafios da contemporaneidade refletindo sobre bullying, depressão e interdisciplinaridade 14 05 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Desafios da contemporaneidade: refletindo sobre bullying, depressão e interdisciplinaridade
Minicurrículo da Palestrante: 
Professora. Heloisa Helena Genovese de Oliveira Garcia
Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP. Professora Titular da Universidade Paulista (Unip), dos Cursos de Psicologia, Pedagogia e Nutrição. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Unip/CNPq: Interdisciplinaridade – Movimento e Transformação ( IN M TRA) e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Atuação na área clínica e em assessoria educacional, com diversas publicações.
Tomando-se por base as pesquisas disponíveis a expressão bullying, corresponde a um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional e repetitivo, praticado por um bully, que por sua vez pode ser direto, indireto ou virtual, onde o agressor, encontra uma ou mais vitimas que se encontram impossibilitadas de se defender seja nas agressões, fofocas, difamação. Em geral, o modo de manifestar o bullying varia entre os meninos e as meninas. Entre eles, ocorrem mais agressões físicas e exclusões do grupo, na hora de jogar bola ou no recreio, por exemplo. Enquanto entre elas, a prática envolve fofocas, difamações e dominação, sem no entanto, excluí-las do grupo.
Há várias formas de manifestar o bullying. A prática pode ocorrer da forma direta, quando a agressão é feita contra o seu alvo por meio de apelidos, exclusão do grupo, agressão moral ou física. O bullying pode ser também indireto, envolvendo furtos, fofocas e até mesmo, o cyberbullying, aquele que usa a internet, celular e outros meios do mundo digital para divulgar as ofensas - sites caluniando as vítimas, vídeos disseminados com situações embaraçosas e fofocas circulam pela rede numa velocidade impressionante.. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Em última instância, significa dizer que, de forma “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas identificando, reconhecendo mesmo apesar de ser um problema atual pode ser evitado.
A DEPRESSÃO é caracterizada por um conjunto de sintomas (cinco ou mais) que permaneçam por no mínimo duas semanas e que tragam prejuízos significativos na vida social, familiar, escolar ou outra área importante da vida do indivíduo. Muito além de ser somente uma tristeza, fraqueza ou baixo astral, a depressão é uma doença que afeta humor, pensamentos, saúde e comportamento. Devemos ficar de olhos bem abertos quando os jovens deixam de levar uma vida considerada normal, visto que por trás de irritabilidade, baixo desempenho escolar e dificuldades, podem estar às práticas de bullying. A tristeza persistente, ansiedade ou “vazio”, culpa, inutilidade, desamparo, insônia ou excesso de sono, perda ou aumento de peso, fadiga, desânimo, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração e tomada de decisão, desesperança e pessimismo, perda de interesse por coisas que antes despertavam prazer, ideias ou tentativas de suicídios, são os sintomas mais frequentes da depressão. 
A INTERDISCIPLINARIDADE podemos afirmar que é possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas de maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. A interdisciplinaridade Proporciona um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade buscando relacionar as disciplinas no momento de enfrentar temas de estudo. Pode ferecer uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral visando a garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
CONTEMPORANEIDADE aborda o papel das tecnologias da comunicação e da informação na educação hoje. Discute o que deve ser compreendido por qualidade na educação, assim como examina a concepção de uma formação, a ser construída capaz de imprimir (uma outra) qualidade à educação e de contribuir para que o uso dos recursos tecnológicos facilite a discussão da cultura e se coloque a favor de um projeto de emancipação. Argumenta que uma educação de qualidade demanda, entre outros elementos, tanto uma visão crítica dos processos escolares quanto usos apropriados e criteriosos das novas tecnologias para um bom desempenho no aprendizado do alunado.
Menina sofrendo Bullying
Menina vítima de Bullying
Menino agredindo o outro
Professor e aluno

Outros materiais