Buscar

Requisição administrativa de bens móveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Requisição administrativa de bens móveis.
A Requisição Administrativa é o pressuposto de perigo público iminente que basta a existência de interesso público, que atinge os bens móveis, é o ato administrativo discricionário onde existe autoexecutoriedade. O Estado utiliza essa característica de requisição pertencente a um particular com indenização ulterior se houver dano.
De acordo com o Código Civil atual são moveis os bens suscetíveis de movimento próprio Bens móveis são aqueles suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia sem que isso altere a sua substância ou destinação econômica, são objetos passíveis de Requisição Administrativa de Bens Móveis, carros, motos, bicicletas, armas de particulares com autorização de porte, ônibus, caminhões, ferramentas, equipamentos, peças, instrumentos laboratoriais, medicamentos, alimentos, tratores, implementos agrícolas e computadores.
O exemplo de um caso concreto:
Um policial persegue um delinquente fugitivo, quando um motoqueiro está passando o mesmo policial interrompe o motoqueiro e diz que esta requisitando a moto e vai atrás do bandido. Havendo dano o Estado dará margem a uma indenização.

Outros materiais