Buscar

Bemisia Tabaci

Prévia do material em texto

Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Bemisia Tabaci
Seropédica, 17 de março de 2015.
Professor: Thiago Trindade
Alunos: Geovane Berriel, Monique Lopes e Raquel Jóia.
Turma: 34
Bemisia Tabaci
Biologia e Comportamento:
	Os adultos medem de 1 a 2 mm, sendo o macho menor que a fêmea e apresentam asas brancas e cor amarela claro. Os adultos são muito ágeis e quando perturbados voam para longas distâncias com ajuda do vento. Quando migram de culturas velhas para as mais novas realizam um voo baixo. Segundo EICHELKRAUT e CARDONA (1989), o adulto se alimenta minutos após a emergência. 
	O acasalamento começa duas a quatro horas após a emergência e copulam várias vezes durante a sua vida. O período de pré-oviposição pode durar de 8 horas a 5 dias, depende da época do ano. A fêmea em toda a sua vida coloca de 100 a 300 ovos, essa taxa depende da planta hospedeira e da hospedeira. Quando ocorre escassez de alimento, as fêmeas interrompem a postura (VAN LENTEREN; NOLDUS, 1990). Quando as fêmeas estão muito estressadas colocam mais ovos, esse problema pode ser causado por excesso de inseticidas e quando ocorre escassez de alimentos elas interrompem a postura. 
	As fêmeas vivem 62 dias, em média, podendo variar de 38 a 74 dias, já o macho tem vida mais curta, de 9 a 17 dias. Apenas o adulto é capaz de migrar até novas plantas; os estádios imaturos permanecem o tempo todo numa mesma planta (SALGUERO, 1993). 	
	A reprodução pode ser sexual ou partenogenética. Na reprodução sexual, a prole será de macho e fêmea. Quando é partenogenética (sem fecundação), a prole será composta apenas de machos (o que é denominado arrenotoquia). O ovo mede de 0,2 a 0,3 mm e apresenta coloração amarela. São depositados pelas fêmeas, na parte inferior da folha, onde formam colônias.
“Em estudos de laboratório, realizados com temperatura controlada (28 ± 2ºC), verificou-se que o ciclo de ovo a adulto foi mais curto em repolho (20,5 dias), feijão (21,9 dias) e tomate (22,4 dias). Para poinsétia (26,6 dias), mandioca (25,0 dias) e milho (23,8 dias), o período de desenvolvimento foi mais longo” (VILLAS BÔAS et al., 2002).
Informações Taxonômicas:
Tipo: Inseto.
Nome Cientifico: Bemisia tabaci.
Reino: Animalia. 
Divisisão: Arthropoda.
Classe: Insecta.
Ordem: Hemiptera.
Familia: Aleyrodidae.
Género: Bemisia.
Especie: Tabaci.
Nomes comuns: Mosca blanca.
Distribuicão:Mundial: Sobre todas as áreas  tropicais e subtropicais.
Culturas onde é considerado praga:
	É considerada como praga primária de muitas espécies vegetais entre culturas anuais, frutíferas e ornamentais. Os prejuizos ocorrem através da sucção de seiva, injeção de toxinas, transmissão de doenças viróticas e deposição de “honeydew” na superfície de folhas e frutos, que ajudam na formação de fumagina.Dentre elas, podemos destacar as culturas de tomate, guanxumas e curcubitaceas, pois servem de hospedeiro.
	Soja: A mosca branca (Bemisia tabaci biótipo B) não é considerada praga principal da soja, porém, a cultura serve de hospedeira e multiplicadora da praga, fazendo com que a cultura seja considerada ponte verde.
	Feijoeiro: Entre as pragas que ocorrem no feijoeiro, as moscas-brancas causam enormes prejuízos, principalmente pela transmissão do Vírus do Mosaico Dourado do Feijoeiro (VMDF).
	
 
Controle Químico:
	 O controle da Bemisia Tabaci é realizado predominantemente através de aplicações de inseticidas químicos. Seu controle se tronou mais difícil depois do surgimento do biótipo B e por sua grande agressividade e ser resistente aos inseticidas. 
	Um método recomendado é a utilização de armadilhas com a cor amarela, pois atraem os adultos.
 
. 
 O controle químico da mosca-branca, quando necessário, deve ser baseado em inseticidas registrados no MAPA para a cultura e iniciado com um inseticida do grupo químico dos neonicotinóides, que age sobre os adultos do inseto, inibindo a alimentação, vôo e movimento, reduzindo a oviposição. Havendo necessidade, as aplicações seguintes devem ser realizadas com intervalo de uma semana, a fim de evitar a rápida seleção de populações resistentes aos produtos empregados.
 Recomenda-se utilizar um inseticida somente quando este for realmente necessário, ou seja, apenas quando o inseto alcançar o nível de dano no monitoramento ou em amostragens. Ou realizar rotação de inseticidas. Sendo esses produtos trocados de três em três semanas, esses inseticidas tem que pertencer a grupos químicos diferentes e nunca misturar os tipos de inseticidas. 
 O uso de óleos e detergentes neutros em baixa concentração é uma alternativa para não usar inseticidas, eles interferem no metabolismo e na respiração do inseto, além de provocar mudanças na estrutura da folha e repelência. Os efeitos diretos sobre a mosca-branca são redução na oviposição e transtornos no desenvolvimento das ninfas, especialmente no primeiro estádio, onde as ninfas não se alimentam na superfície tratada com óleo e morrem desidratadas. 
 As pulverizações devem ser realizadas entre 6:00 h e 10:00 h ou a partir das 16:00 h, para evitar a rápida evaporação da água e a degradação dos produtos. 
Referências:
http://www.bayercropscience-ca.com/contenido.php?id=241&cod_afeccion=96
http://www.agrodefesa.go.gov.br/artigos/87-vazio-sanitario-diminui-ocorrencias-de-ferrugem-asiatica-na-soja
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Feijao/FeijaoIrrigadoNoroesteMG/pragas.htm
http://manejoagricola.com.br/prod-bove-lnk5.shtml
http://pt.slideshare.net/MarcosFerreira2/algopragas
http://manejoagricola.com.br/prod-bove-lnk5.shtml 
www.redalyc.org/articulo.oa?id=237117565011

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes