Buscar

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL. pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL 
LEI Nº 9.099/95
 CONCEITO
De acordo com o art.98, I, CF, “A União, no Distrito Federal e nos territórios, e os Estados criarão juizados especiais, providos por juízes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliação, o julgamento e a execução de causas cíveis de menor complexidade e infrações penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumaríssimo, permitidos, nas hipóteses previstas em lei, a transação e o julgamento por turmas de juízes de primeiro grau” (SANTOS, Marisa Ferreira dos e CHIMENTI, Ricardo Cunha. Juizados Especiais Cíveis e Criminais. Ed.Saraiva. 2012, p.13)
CRITÉRIOS 
Informalidade e simplicidade: a lei 9099 intenta que a Justiça seja feita de forma simples e objetiva. Independente da forma adotada, os atos são considerados válidos sempre que atingem a sua finalidade. Desta forma, nenhuma nulidade é reconhecida sem que seja demonstrado prejuízo (art.13,§1º). Todavia, a informalidade não pode ferir o devido processo legal.
Intimação pode ser realizada por qualquer meio idôneo, inclusive o fac símile ou meio eletrônico. Art. 19, Lei 9099;
Havendo pedido contraposto, poderá ser dispensada a contestação formal, utilizando-se dos próprios argumentos do pedido inicial como resposta. Art.17.p.único;
Pelo princípio da informalidade, estando ambas as partes diante do juiz, o pedido pode ser adequado em audiência, sem necessidade de nova citação, prosseguindo o feito até final julgamento.
Mesmo testemunhas não intimadas podem comparecer a audiência.
 PRINCÍPIOS
Oralidade: tradicionalmente a petição inicial é escrita e assinada por advogado, a exemplo do que também ocorre com a contestação. Entretanto, em sede de JEC somente merecerão registro e redução a termo os atos essenciais nos termos do art.13,§3º, Lei 9099/95.
 PRINCÍPIOS
Economia processual: o princípio da economia processual visa a obtenção do máximo de rendimento da lei com o mínimo de atos processuais. O julgador deve sempre buscar a forma mais simples e adequada do ato Processual.
 Ex: Quando da realização de audiência de conciliação, já sai intimado da audiência de instrução, sem a necessidade de publicação de nota.
PRINCÍPIOS
Celeridade: Pressupõe racionalidade na condução do processo. Deve ser evitada a protelação dos processos. Tem previsão na CF (Art.5º, LXXVIII). 
 Ex: Já no ato do ajuizamento da ação sai intimado da audiência.
 Gratuidade no primeiro grau de jurisdição: da propositura até o julgamento pelo juiz singular, em regra, as partes estão dispensadas do pagamento de custas. No entanto, em caso de litigância de má-fé poderá a parte ser condenada ao pagamento de custas e honorários. Art.54 e 55, Lei 9099. Enunciado 136, FONAJE.
COMPETÊNCIA:
I- As causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o valor do salário mínimo;
II- as enumeradas no art.275, II do Código de Processo Civil;
III- a ação de despejo para uso próprio;
IV- as ações possessórias para sobre bens imóveis de valor não excedente ao fixado no inciso I deste artigo;
Art.3º §2º, Lei 9099/95: Traz as hipóteses excluídas do procedimento do Juizado Especial: “Ficam expressamente excluídas da competência doJuizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, resíduos e ao estado e a capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial”. 
COMPETÊNCIA PARA DISTRIBUIÇÃO
Art. 4º É competente, para as causas previstas nesta Lei, o Juizado do foro:
 I - do domicílio do réu ou, a critério do autor, do local onde aquele exerça atividades profissionais ou econômicas ou mantenha estabelecimento, filial, agência, sucursal ou escritório;
 -O art.70, CC estabelece que o domicílio da pessoa natural é aquele onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.
II - do lugar onde a obrigação deva ser satisfeita; Ex: foro de pagamento do título, local da emissão do cheque
III - do domicílio do autor ou do local do ato ou fato, nas ações para reparação de dano de qualquer natureza.
-Nas ações que envolvam relação de consumo deverá prevalecer o foro do domicílio do consumidor. Art.101, I, CDC.
Parágrafo único. Em qualquer hipótese, poderá a ação ser proposta no foro previsto no inciso I deste artigo.
 ATOS PROCESSUAIS
Art. 12. Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.
Art. 13. Os atos processuais serão válidos sempre que preencherem as finalidades para as quais forem realizados, atendidos os critérios indicados no art. 2º desta Lei.
§ 1º Não se pronunciará qualquer nulidade sem que tenha havido prejuízo.
§ 3º Apenas os atos considerados essenciais serão registrados resumidamente, em notas manuscritas, datilografadas, taquigrafadas ou estenotipadas. Os demais atos poderão ser gravados em fita magnética ou equivalente, que será inutilizada após o trânsito em julgado da decisão.
 CUSTAS
Desistência da ação de forma injustificada. Art.Art.51, I, §2º
Litigância de má-fé. Art.55;
Transcrição de fitas magnéticas. Art.44 + Art.13,§3º;
Em segundo grau, o recorrente vencido pagará custas e honorários. Art.55
PARTES
LEGITIMIDADE ATIVA:
Pessoas físicas e capazes;
Microempresas; empresa de pequeno porte, empresário individual
Enunciado 135, FONAJE: “O acesso da micro empresa ou empresa de pequeno porte nos sistemas de juizados especiais depende de comprovação de sua atualização tributária atualizada e documento fiscal referente ao negócio jurídico objeto da demanda.”
O condomínio residencial poderá propor ação no JEC nas hipóteses do art.275, II, b, CPC. Enunciado 9, FONAJE.
Enunciado 148, FONAJE: “Inexistindo interesses de incapazes, o espólio pode ser parte nos Juizados Especiais Cíveis”.
Art. 11. O Ministério Público intervirá nos casos previstos em lei.
PARTES
Art.9º, § 4 o O réu, sendo pessoa jurídica ou titular de firma individual, poderá ser representado por preposto credenciado, munido de carta de preposição com poderes para transigir, sem haver necessidade de vínculo empregatício.
 Art. 10. Não se admitirá, no processo, qualquer forma de intervenção de terceiro nem de assistência. Admitir-se-á o litisconsórcio.
CITAÇÃO
I - por correspondência, com aviso de recebimento em mão própria;
II - tratando-se de pessoa jurídica ou firma individual, mediante entrega ao encarregado da recepção, que será obrigatoriamente identificado;
III - sendo necessário, por oficial de justiça, independentemente de mandado ou carta precatória;
 § 1º A citação conterá cópia do pedido inicial, dia e hora para comparecimento do citando e advertência de que, não comparecendo este, considerar-se-ão verdadeiras as alegações iniciais, e será proferido julgamento, de plano.
 § 2º Não se fará citação por edital.
 OBS.: não há citação por edital, justificada em razão do art.18, visto que estaria contrariando o princípio da celeridade.
 Art. 19. As intimações serão feitas na forma prevista para citação, ou por qualquer outro meio idôneo de comunicação.
 AUDIÊNCIA
O procedimento adota a realização de duas audiências, conciliação e instrução. Na primeira, aberta a audiência, deverá o juiz togado ou leigo esclarecer sobre as vantagens da conciliação. Art.21. A segunda audiência é a de instrução e julgamento, momento em que serão ouvidas as partes, colhida a prova (art.27).
 REVELIA
Art. 20. “Não comparecendo o demandado à sessão de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, reputar-se-ão verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial, salvo se o contrário resultar da convicção do Juiz.”
De acordo com a Lei 9.099/95 os efeitos da revelia (presunção da veracidade dos fatos alegados pelo autor) decorrem da ausência do réu à sessão de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento. É necessário o comparecimento pessoal e mais a apresentação da resposta.
O art.319,CPC estabelece que ela decorre da não apresentação de resposta
ao pedido inicial.
 PROVAS
Máximo de três testemunhas por parte.
Testemunha independente de intimação. No entanto, poderão ser intimadas desde que o requerimento seja apresentado à secretaria com pelo menos cinco dias de antecedência à audiência.
Art. 35. “Quando a prova do fato exigir, o Juiz poderá inquirir técnicos de sua confiança, permitida às partes a apresentação de parecer técnico.”
Pode o juiz realizar inspeção de pessoas ou coisas ou determinar que pessoa de sua confiança o faça, que lhe relatará informalmente o verificado.
Apenas atos essenciais reduzidos a termo.
 SENTENÇA
A sentença mencionará os elementos de convicção do juiz, com breve resumo dos fatos ocorridos em audiência dispensando-se o relatório. Art.38, Lei 9099/95.
-Não se admitirá sentença condenatória por quantia ilíquida, ainda que o pedido seja genérico.
-Art.40, Lei 90999: justifica a homologação de sentença do juiz leigo pelo togado: princípio da inafastabilidade jurisdicional.
Art. 6º O Juiz adotará em cada caso a decisão que reputar mais justa e equânime, atendendo aos fins sociais da lei e às exigências do bem comum.
-É ineficaz a sentença condenatória naquilo que ultrapassar a alçada
 EXECUÇÃO
Realizada no próprio JEC, aplicando-se subsidiariamente o CPC. Art.59
-Dispensa-se a publicação de editais em jornais quando se tratar de alienação de bens de pequeno valor. Art.52, VIII.
-Na audiência de conciliação de execução, o juiz deverá propor, entre outras medidas, o pagamento do débito a prazo ou a prestação, dação em pagamento ou adjudicação do bem penhorado.
-Não se encontrando o devedor ou inexistindo bens penhoráveis, o processo será imediatamente extinto. 
 EMBARGOS DO DEVEDOR
 Cabíveis nos autos da execução versando sobre: 
a) falta ou nulidade da citação no processo, se ele correu à revelia;
b) manifesto excesso de execução;
c) erro de cálculo;
d) causa impeditiva, modificativa ou extintiva da obrigação, superveniente à sentença.
 PECULIARIDADES
-Não admite ação rescisória.
-Admite a homologação de acordo de qualquer natureza ou valor, valendo a sentença como título executivo judicial.
 BIBLIOGRAFIA
http://jus.com.br/artigos/11050/a-revelia-nos-juizados-especiais
CURSO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 11ª ED – FREDIE DIDIER JR.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais