Buscar

Apol 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º) As organizações formais se caracterizam pela forte orientação racional que é dada pela administração. Assim, as empresas se depararam com o planejamento racional de ações e tomadas de decisões lógicas como uma necessidade (SILVEIRA, 2008), ao tempo que as práticas capitalistas se expandiam. Nessa época, com o aumento do número de organizações existentes e o desenvolvimento das indústrias, ocorreu também o aumento da necessidade de técnicas e procedimentos para facilitar o trabalho de organizar empresas cada vez maiores e mais complexas. Assim, analise as afirmativas abaixo e identifique qual (is) está (ão) de acordo com a noção de racionalidade administrativa:
I- Os sistemas racionais baseiam-se na previsibilidade da conduta dos indivíduos, e somente assim é possível planejar e estabelecer metas organizacionais.
II- A racionalidade é o estabelecimento de uma estrutura organizacional, com cargos com descrições específicas- quem faz o quê-, e tem por objetivo criar uma certa ordenação que permita que a organização faça aquilo que ela se propõe a fazer, visando cumprir seus objetivos.
III- O sistema racional é apenas uma medida normativa de alcance dos resultados, baseada no volume de recursos utilizados para produzir uma unidade de produto. Ela pode ser medida como a razão entre as entradas e as saídas em um processo produtivo.
IV- A racionalidade é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos econômicos tecnologicamente distintos, que se dão dentro das fronteiras de uma mesma empresa.
Resposta letra: A 
2º ) ( PCICONCURSOS, 2010) A organização formal é, classicamente, definida como aquela onde são determinados os padrões de inter-relação entre órgãos ou cargos, definidos logicamente através de diretrizes, normas e regulamentos visando ao alcance de seus objetivos. Em outras palavras, a organização é percebida como um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos orientados para o objetivo da produção de bens e serviços. Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta as principais características de uma organização formal.
Resposta letra: B 
3 º) Toffler criou o conceito de Ondas de Transformação, que abrangem momentos históricos da evolução da sociedade humana, e dividiu a Administração em três grandes períodos: da Revolução Agrícola até 1750, da Revolução Industrial de 1750 a 1970 e a Revolução da Informação, englobando o período pós 1970. Durante a 2ª Revolução Industrial que se iniciou em 1920, a Era da Gestão Empresarial foi dividida em quatro períodos, relacione os períodos com suas principais características
1º Período: Era da Produção em Massa (1920-1949)
2º Período: Era da Eficiência (1950-1969)
3º Período: Era da Qualidade (1970-1989)
4º Período: Era da Competitividade (a partir de 1990)
Resposta letra: D
5 º) A partir do viés dos níveis de decisões da empresa, a eficácia relaciona-se ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico), e a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, entre outros). Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; eficácia é encontrar a água.  A figura ilustra de modo resumido, os aspectos inerentes à eficácia e a eficiência.
KRIESER, P. A diferença entre eficiência e eficácia, 2009. Disponível em: <http://www.baguete.com.br/colunas/paulo-krieser/29/01/2009/a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia>.
Com o que se apresenta na contextualização da questão e na figura, a eficácia e a eficiência se diferenciam, pois:
Resposta letra: B

Outros materiais