Buscar

Avaliação da Aula 01

Prévia do material em texto

Avaliação da Aula 01 – Metodologia da Pesquisa
	Data: 22/03/2016 09:34:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407072302)
	 Fórum de Dúvidas (22)       Saiba  (9)
	
	Do ponto de vista de seus objetivos Gil (1991) classifica as pesquisas em três categorias: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa descritiva visa:
		
	
	Investigar de forma empírica a ocorrência de um fenômeno, sempre no local onde ocorreu, podendo incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e técnicas de observação.
	 
	Descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.
	
	Estabelecer semelhanças e diferenças entre situações, fenômenos e coisas, identificando as relações históricas entre os fenômenos investigados para poder compreender o presente.
	
	Proporcionar maior familiaridade com o problema de forma a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão.
	
	Identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos, aprofundando o conhecimento da realidade porque explica a razão, o "porquê" das coisas. Quando realizada nas ciências naturais, requer o uso do método experimental, e nas ciências sociais requer o uso do método observacional.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407081145)
	 Fórum de Dúvidas (22)       Saiba  (9)
	
	O objetivo da pesquisa explicativa é:
		
	
	Descrever fenômenos e formular críticas.
	 
	Entender ou explicar as razões das coisas.
	
	Formular hipóteses verificáveis.
	
	Descrever as características dos fenômenos.
	
	Levantamento de opiniões e críticas.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407629836)
	 Fórum de Dúvidas (22)       Saiba  (9)
	
	A novela Escrava Isaura, retratou a luta abolicionista no Brasil tendo como fio condutor a paixão doentia de um senhor por sua escrava branca. Uma novela chamada "novela de época" de autoria de Gilberto Braga e veiculada nos anos de 1976 e 1977. Para investigar a época abolucionista no Brasil e suas particularidades, o autor realizou que tipo de pesquisa?
		
	
	Aplicada
	
	Campo
	
	Pura
	
	Quantitativa
	 
	Histórica
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407668830)
	 Fórum de Dúvidas (22)       Saiba  (9)
	
	Uma empresa de pesquisa e consultoria  pretende estudar as prioridades  de consumo entre  jovens da classe média  que residem nas cidades do Fortaleza  e de Belo Horizonte. A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades. Neste caso,  o tipo de pesquisa  mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos  é:
 
		
	
	Experimental 
	
	Estudo de caso
	
	Pesquisa teórica
	 
	Comparativo 
	
	Documental
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407072300)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 22)       Saiba  (1 de 9)
	
	Do ponto de vista da forma de abordagem do problema as pesquisas podem ser classificadas como:
		
	
	Quantitativa e aplicada
	
	Quantitativa e básica
	
	Qualitativa e aplicada
	
	Qualitativa e básica
	 
	Quantitativa e qualitativa
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407629889)
	 Fórum de Dúvidas (22)       Saiba  (9)
	
	Recentemente, mais de um milhão e meio de pessoas foram às ruas em Paris em homenagem às vítimas do atentado à revista Charlie Hedbo e dos acontecimentos que o sucederam, quando outras pessoas foram assassinadas dentro de um supermercado de produtos judaicos na cidade. Foi a maior manifestação da história da França. Acredita-se que a liberdade estaria em perigo e muito se falou sobre fundamentalismo como fenômeno contemporâneo em diversos países da Europa. Jornalistas, analistas políticos, apresentaram programas abordando o tema em diversos momentos e em diferentes países. Dentre os tipos de pesquisa abaixo, assinale a opção em que aparecem tipos fundamentais para a análise do fenômeno.
		
	
	Pesquisa comparada, pura, documental.
	
	Pesquisa aplicada, pura e descritiva.
	
	Pesquisa quantitativa, aplicada, qualitativa.
	
	Pesquisa pura, bibliográfica e de campo.
	 
	Pesquisa comparada, histórica, quantitativa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes