Buscar

Neoliberalismo, Constituição e Movimentos Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NEOLIBERALISMO, CONSTITUIÇÃO DE 1988 E OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Nos anos 90 surgiu um novo modelo econômico _ o neoliberalismo. Mas o que vem a ser neoliberalismo? “O neoliberalismo é uma política econômica que idealiza a não participação do estado na economia, a criação do estado mínimo e torna mais eficiente manter e ampliar o bem estar social.” (Brito. 2010) É a versão atual do liberalismo, um ultraliberalismo, que prega até mesmo a eliminação da ação protecionista do Estado, com privatizações e reajustes fiscais. 
Ao restringir a atuação do Estado abriram-se novos campos para o capital pri​vado investir tais como educação, moradia e saúde . Desta feita os direitos sociais garantidos pela Constituição Federal de 1988 foram transformados em lucrativos ne-gócios. Ademais com as privatizações foram extintos ou reduzidos vários postos de trabalho, em função da revolução tecnológica, da microeletrônica e da robó​tica, os salários foram reduzidos e a globalização, favoreceu o expansionismo capi​talistas dos países desenvolvidos. Conforme Coimbra (2013):
Na realidade, a globalização nada mais é do que uma forma moderna de neocolonialismo, onde as nações mais ricas (G-8) implantam uma estratégia de dominação sub-reptícia, com o emprego do ardil de necessidade de maior integração, para que possam continuar a utilizar os recursos naturais e riquezas dos países periféricos, de forma a beneficiar seus respectivos povos.
 
É por estes motivos que, segundo Brito (2010), os críticos afirmam que o neoliberalismo não cumpriu o prometido, antes houve um aumento das desigual-dades e exclusões sociais. Fato confirmado por Fuhrmann(2016)
O Estado mínimo apregoado pelo neoliberalismo, está sendo omisso "com os filhos deste solo", o que e força o surgimento de movimentos sociais necessários para reivindicar os deveres que constitucionalmente são do Estado. Frank e Fuentes (1989, p.19) esclarecem que os movimentos sociais se baseiam "num sentimento de moralidade e (in)justiça e num poder social baseado na mobilização social contra as privações (exclusões), pela sobrevivência e identidade". 
Segundo Gohn (1997, p.309): 
" (...) os movimentos sociais se redefinem novamente nos anos 90, e isto se fez em duas direções. Primeiro, deslocando o eixo das reivindicações populares, antes centradas em questões de infraestrutura básica ligadas ao consumo coletivo (transporte, saúde, educação, moradia etc.), para reivindicações relativas à sobrevivência física dos indivíduos, objetivando garantir um suporte mínimo de mercadorias para o consumo individual de alimento (...) O segundo localiza-se no plano da moral, que ganhou lugar central como eixo articulador dos fatores que explicam a eclosão das lutas sociais. A indignação diante da ausência de ética na política e a agressão a certos valores consensuais da sociedade e em relação à gestão da coisa pública foram fatores que levaram à eclosão de movimentos sociais de base pluriclassista, liberados pelas camadas médias e articulados em torno de problemáticas de gênero, raça, idade etc." 
Apesar das privatizações do patrimônio público, flexibilização de direitos histo-ricamente conquistados e o contínuo enfraquecimento do Estado, a estabilidade econômica e uma sociedade igualitária não foram alcançados pelo neoliberalismo. Paradoxalmente o que vemos em resultado destas ações é opressão socioeconô-mica, a crescente exclusão social e um enriquecimento das elites que aumenta mais o abismo entre pobres e ricos , o que é corroborado por Lakatos (1999) a própria política neoliberal não significa diminuição da intervenção do Estado, mas redirecionamento que reforça as desigualdades e as contradições sociais.
Referências
* BRITO, Filipe . O Neoliberalismo. O Que é? E Qual Foi Sua Influência no Mundo Contemporâneo? Disponível em: ttps://f5dahistoria.wordpress.com/2010/12/01/oneoliberalismooqueeequalfoisuainfluencianomundocontemporaneo/ Acesso 24.03.16
*PESSOA, Eudes Andre. A Constituição Federal e os Direitos Sociais Básicos ao Cidadão Brasileiro. Disponível em: http://www.ambitojuridico.
com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=9623 Acesso 25.03.16
*ESTRADA. Joaquim Osório Duque. Hino Nacional Brasileiro.
 *COIMBRA, Marcos. Globalização e a Soberania Nacional. 2013.Disponível em http://www.monitordigital.com.br/a-globalizauuo-e-a-soberania-nacional/ Acesso 24.04.16
 *LAKATOS,Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Sociologia Geral.7 ed. São Paulo:Atlas.1999
* _. Novos Movimentos Sociais. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Novos_Movimentos_Sociais.Acesso 24.03.16 
* _. O Que é Neoliberalismo?. Disponível em http://www.pcb.org.br/portal/docs/neoliberalismo1.pdf . Acesso 26.03.16
 * FUHRMANN, Ítalo Roberto. Globalização, Neoliberalismo e a Eficácia dos Direitos Sociais. 2016. Disponível em 
http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13357 Acesso 26.03.16
* GOHN, Maria da Glória.Teoria dos Movimentos Sociais _ Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo: 1997.Edições Loyola 
 * FRANK, André Gunder; FUENTES, Marta. Dez Teses Acerca dos Movimentos Sociais. Lua Nova, São Paulo, nº 17, junho 1989. Acesso 23.04.16

Outros materiais