Buscar

Nelson - Aula 17

Prévia do material em texto

Nelson
Aula 17
Função investimento: 
- Autônomo
- Induzido
- Eficiência Marginal do Capital
- EfMg K x Taxa de Juros
Autônomo: O investimento autônomo é característico do investimento estatal/público. É independente do nível de renda. Não segue a propensão de consumo/investimento. Segue a intervenção definida por Keynes. Ex: Se o investimento está em baixa, o Estado não pode deixar de intervir, ele vai ter que intervir justamente para o investimento aumentar. O investimento deixa de ser autônomo com as privatizações das empresas, o que acontece hoje são as parcerias entre as entidades.
*Empresas privadas podem ter o investimento autônomo, que está principalmente ligada à inovação, lançamento de novos produtos no mercado. 
Induzido – Gráfico I do investimento induzido: É o investimento que se baseia nas oscilações do mercado para acontecerem. Diferente do poder público, o poder privado (a empresa) vai investir quando a renda estiver em alta, quando o consumo estiver propenso a investimento e retorno. Quando o mercado não está propenso aos investimentos, o poder estatal investe (inv. autônomo) em infraestrutura, que vai induzir o investimento privado.
Investimento induzido dinâmico: É igual ao investimento induzido, mas não considera só a renda atual, considera a renda passada também. A estratégia é elevar o indicador beta (multiplicador do investimento). ΔI/ΔY
Desinvestimento: é um intervalo no gráfico quando a renda está negativa. No desinvestimento você pode fazer 2 coisas: 
Liquidação de estoque;
Produzir nas mesmas condições.
Em relação a produzir nas mesmas condições, a empresa utilizaria a capacidade ociosa (pressupondo que o estoque estaria parado). (Observando o Gráfico I do investimento induzido).
Efeito acelerador: É o retorno da renda ao investimento. Dúvida: O que é efeito acelerador? Você tem 2 efeitos sobre renda, K o efeito multiplicador, aquele fator multiplicador sobre o investimento que diz quanto vai crescer a renda se você investir. Você parte do investimento para a renda. (É o mesmo multiplicador do emprego). No efeito acelerador quando a renda cresce o consumo tende a crescer também, se o consumo cresce continua a impactar no investimento a própria renda. O efeito acelerador parte da renda para o investimento, quanto vai crescer a renda dado um percentual de investimento. O consumo é a mediação entre eles.
Fator deslocamento - Gráfico II do investimento induzido: Quando acontece o aumento da renda, ocorre o aumento do investimento induzido, deslocando a curva de investimento para cima. Essa mudança é o fator deslocamento. O fator deslocamento desse gráfico é decorrente de fatores externos em relação à renda, nesse caso, como exemplo é a taxa de juros que diminuiu, aumentou a renda e o investimento. Quando a taxa de juros cresce, a renda diminui e a curva deslocaria para baixo. (No caso do aumento do juro, o motivo da influência é que o dinheiro ficou “mais caro”, a tendência é que as pessoas peguem quantias menores).
Dúvida: Se é o investimento que influencia na renda e não o contrário? Ambos se influenciam, uma pelo efeito acelerador e outra pelo efeito multiplicador. 
Propensão média a investir: Relação entre Investimento total e Renda. É a relação entre o incremento do investimento e o incremento da renda. 
Eficiência ou eficácia marginal do capital: É pegar o rendimento e ver qual foi o custo original do produto que você comprou (valor contábil). Preço de Oferta é o custo que você pagou para fazer o investimento e o retorno em cima dele é a eficácia. (Rendimento = renda). 
	Eficácia = Rendimento / preço de oferta
Relação entre juros e eficiência: O capital usado para investir anda em sentido contrário do capital financeiro. Ou seja, quanto maior o numero de pessoas obtendo dinheiro com rendimento quer dizer que as pessoas estão ganhando menos dinheiro com lucro. O PO se mantém em curto espaço de tempo. Se a taxa de eficácia é maior que a de juros, é bom investir para obter lucro e não vai aplicar no financeiro para obter rendimento. Tanto para o lado do investimento quanto para o lado da aplicação financeira a tendência é ter um movimento cíclico. 
Ex: Se o juro está de 4% e a eficiência de 5% as pessoas vão se deslocar para a eficiência, mas quanto mais pessoas entrarem menor a eficiência fica. Então supomos que a eficiência vai diminuindo e a tendência e que as pessoas se desloquem para os juros, que se manteve 4%. A eficácia depende do número de pessoas que estão entrando no mercado. 
Quando tem o investimento têm-se lucro, quando o dinheiro é aplicado têm-se rendimento.
Ef Mg K x Taxa de juros
Quanto você aumenta a propensão a consumo, você aumenta o multiplicador de investimento. A propensão ao consumo é o consumo sobre o investimento. Ex: ΔC/ΔY= 0,8; então você tem uma propensão marginal a consumir de 80%. O multiplicador é o inverso da propensão a investir (1-C).
Qual a ideia do investimento? Porque você consegue aumentar o número de empregos. Toda a renda é consumida se você não tem investimento no país, quando pega um investimento acontece a questão do multiplicador de emprego porque é uma forma de trabalhar com o futuro. A ideia do investimento é de longo prazo.

Continue navegando