Buscar

Quais as atribuições do MEC junto Educação Infantil

Prévia do material em texto

Quais as atribuições do MEC junto Educação Infantil
Atuar junto às crianças nas diversas fases de Educação Infantil, auxiliando o professor no processo ensino-aprendizagem; auxiliando as crianças na execução de atividades pedagógicas e recreativas diárias; Cuidar da higiene, alimentação, repouso e bem estar das crianças; auxiliar o professor na construção de atitudes e valores significativos para o processo educativo das crianças; Planejar junto com o professor regente, atividades pedagógicas próprias para cada grupo infantil, auxiliar o professor no processo de observação e registro das aprendizagens e desenvolvimento das crianças; Auxiliar o professor na construção de material didático, bem como na organização e manutenção deste material; Responsabilizar-se pela recepção e entrega das crianças junto às famílias, mantendo um diálogo constante entre família e creche; Acompanhar as crianças, junto aos professores e demais funcionários em aulas-passeio programadas pela creche; participar de capacitações de formação continuada.
O que é e quais as atribuições da APM
APM é Associação de Pais e Mestre, formada por pais, professores, alunos e funcionários da escola. As atribuições são: Aprimorar o processo educacional, na integração de família-escola-comunidade, analisar e estudar os seus estatutos, procedendo às necessidades de mudança para a realidade da escola e comunidade junto ao conselho deliberativo; aprovar o estatuto em assembleia geral; administrar a associação segundo as normas expressas no estatuto; e manipular recursos financeiros oriundos de promoções realizadas pela comunidade e de convênios e doações firmados com a secretaria de Educação, aprovados pelo colegiado nas escolas.
Vantagens e desvantagens do ensino fundamental de 9 anos
 
 Podemos considerar uma desvantagem se compararmos que o Ensino Fundamental é metodológico, a obediência e o silencio são meios considerados fundamentais para o desenvolvimento do trabalho, e a disposição das carteiras, em que a criança, senta atrás da outra. O ritmo é bem diferente de Educação Infantil. A questão é que simplesmente arriscar em colocar uma criança de seis anos no Ensino Fundamental, nessas condições é expô-la, ainda mais cedo ao fracasso escolar.
Uma das vantagens do ensino de 9 anos é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade essa foi a proposta do Ministério da Educação (MEC), com a implantação do ensino de 9 anos, esse programa prevê que aos seis anos de idade a criança esteja no 1º ano do ensino fundamental e termine esta primeira fase, ou seja, o 9º ano, aos 14 anos.
            O ensino de nove anos cria uma oportunidade das crianças o enriquecimento curricular e o alargamento do tempo para uma aprendizagem mais densa, com variação de procedimentos metodológicos. “Com um tempo maior de escola os conteúdos são aprofundados, há uma variação de procedimentos metodológicos para os alunos aprenderem mais e melhor”. “É um grande ganho para o ensino”.
Referencias bibliográfica
http://www.leisnaweb.com.br/arquivos/saodomingosdosul/45.pdf 16:20
http://www.educabrasil.com.br/associacao-de-pais-e-mestres-apm/16:35
http://ensinofundamentaldesafios.blogspot.com.br/2012/06/vantagens-e-desvantagem-do-ensino.html16:40
http://ensinofundamentaldesafios.blogspot.com.br/2012/06/9-anos-dentro-da-escola-significa.html16:45
Pesquisa realizada no dia 04/04/2016

Continue navegando