Buscar

Nelson - Aula 18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 18
Taxa de juro/ Investimento
Desdobramento da função investimento
Liquidez
Transações
Precaução
Especulação
Produção em Equilíbrio
Quando maior a concentração de investimento, a tendência é o retorno decrescer. O retorno é a eficiência marginal. Sobe concentração de investimentos e diminui taxa de retorno em médio prazo. Se e = y/ Po, desce y cn com concentração e diminui a eficácia. Se há grande concentração de investimento em setores específicos, maior cuidado deve-se ter, pois diminui a eficiência porque há uma maior concorrência naquele setor, o que pode gerar menor rendimento, pois pode ter a necessidade de baixar preços, etc. 
Dúvida: Cai o rendimento porque concentra o investimento e não o contrário? Quando você concentra o investimento (máquinas ou setores, determinadas empresas) o consumo tenderia a crescer na mesma propensão, mas ele não acompanha. Isso cria uma capacidade ociosa pra empresa, que afeta a taxa de retorno, já que existem mais custos fixos a serem pagos sem trazerem retornos. Ou seja, quando se concentra o investimento a taxa de retorno cai. Ela não provoca mais concorrências, mas provoca maior acumulação de capitais.
Há uma relação juro X investimento (como se não gostassem muito um do outro): A relação juro-investimento é um choque de interesses porque são duas remunerações diferentes. O impacto da taxa de juro ou do comportamento da demanda para cair em bens de consumo duráveis, em bens de capital é a elasticidade da curva. Então cada ponto do gráfico reflete a eficiência (a eficácia) do investimento. Então essa relação é inversamente proporcional. 
O comportamento da curva depende da forma como você trabalha. Essa relação dá a elasticidade preço e a relação entre o decrescimento da taxa de juro ou o aumento. O percentual me dá o grau de elasticidade da curva, ou seja, essa elasticidade pode ter tanto a configuração do gráfico (que é mais elástica) ou pode cair se for menos elástica, ela pode se aproximar de uma inelasticidade, então ela tende a cair se a taxa de juro sobe ou desce. A variação da taxa de juros vai depender do setor. A elasticidade é setorializada. 
Bens de capital tem a característica de:
Um horizonte de planejamento maior (mais longo) Ex: Você investe em máquinas pesadas porque o horizonte de planejamento é maior;
Maior geração de caixa, portanto, maior capacidade de autofinanciamento (em setores com essa característica a taxa de juros interfere menos no que nos outros setores) Ex: Embasa – serviço de água; 
Obs: A construção civil é uma exceção, ela tem o horizonte de planejamento, mas há a diferença para habitação de altas rendas e para baixas rendas. A sensibilidade do mercado habitacional de baixas rendas é maior em relação às taxas de juro. Essa relação juro x investimento vai depender de qual setor você está se referindo. 
Ex: Se você supõe uma taxa de juros que o retorno de um investimento seja 4% e o rendimento mínimo em 5 anos. Suponhamos que você espera que um rendimento de 25 mil reais vai me dar 1.000 por ano. Y=1.000; Po=25.000; e>4%, Se você fez esse rendimento no primeiro ano e divida por 0,04 que é agora.
Se o bem for mais inelástico, o juro varia mais do que proporcionalmente que o investimento. Se for elástico, o contrário. 
Fatores que deslocam o investimento:
Internos (endógenos – relacionados à empresa)
Nível de renda: cresce muito deste nível
Nível de consumo: tende ao crescimento
Estoque de capital fixo (máquina, se você tem muito capital fixo você não vai investir, vai trabalhar com capacidade ociosa).
Nível de salários (e outros preços, a inflação também – quanto maior propensão da renda, maior consumo e investimento).
Comportamento da Bolsa de Valores (Valorização) 
O ponto 5 acontece quando o investimento em bolsa deixa de ser meramente especulativo, quando você compra no mercado secundário (especulação) ou se você compra no IPO é um investimento. 
Externos (exógenos – é do mercado como todo, o geral) 
Crescimento da população (composição) – se tem uma população muito envelhecida, tem a propensão de consumir mesmo, diminui o investimento.
Clima – climas piores: você tem que investir muito mais para fabricar algo em um sertão.
Recursos Naturais – ex: encontrar algo que pode aumentar o investimento (petróleo, pré-sal).
Guerras, Clima político (maior guerra, maior investimento). 
Invenções e inovação (Nelson acha que é um fator interno – maior invenção, maior investimento se for para virar inovação). 
Instituições sócio-legais.
Políticas fiscais e monetárias.
Fatores restritivos (do investimento): liquidez
No Brasil tem muitas empresas familiares que não querem perder o controle. O Brasil só possui 400 empresas de capital aberto na bolsa. Especulação é quando você compra pensando em vender mais caro em algum momento. Se você compra pensando em ficar com o negócio pra sempre é investimento. 
A liquidez é anti-investimento, traz incerteza. Forças por trás da demanda por dinheiro.
Motivos: 
Transações: liquidações de compromissos.
Precaução: reter para pagamentos futuros.
Especulação: Armazenamento de riquezas -> especulativo; se aumenta os juros; aumenta a especulação e diminui a liquidez.
Obs: Quando a renda sobe a liquidez tende a decrescer.

Outros materiais