Buscar

DISCURSIVA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Questão 1/3
Leia o texto a seguir:
“A gestão compartilhada envolve as comunidades no planejamento, na gestão e na execução dos projetos, articula-se ao conceito de gestão democrático-participativa.”
BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 112)
Com base nos conteúdos abordados nas teleaulas no livro da disciplina, citee descreva dois princípios da gestão compartilhada.
 A gestão compartilhada se efetiva por meio de uma pseudodemocracia, pois o diretor assume para si todas as responsabilidades de decisão e a comunidade escolar é apenas consultada, .A gestão compartilhada deve ser pautada pela transparência, com divulgação ampla de todas as informações necessárias para o debate do assunto em pauta.Falar em compartilhar a gestão, no sentido de repartir, participar ou tomar parte , Portanto não queremos dizer que os envolvidos no processo de organização da escola (família, professores, funcionários, pedagogos e alunos) exerçam de fato o seu direito de serem representados ou de se representarem.
Questão 2/3
Leia o texto a seguir:
“O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.”
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2003 (p. 13)
Como meio de atender às suas necessidades de sobrevivência, o homem faz uso do trabalho. Com base nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro da disciplina, explique a natureza e a especificidade do trabalho pedagógico.
O que diferencia o homem dos outros animais é o trabalho. E o trabalho instaura-se a partir do momento em que seu agente antecipa mentalmente a finalidade da ação. Assim o objeto da educação diz respeito, de um lado, á identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos da espécie humana para que eles se tornem humanos e, outro lado e comcomitantemente. à descoberta das formas mais adequadas para atingir esse objetivo.
Questão 3/3
Leia o texto a seguir:
“Segundo a Lei nº 7.398, de 4 de novembro de 1985, Art. 1º: Aos estudantes dos estabelecimentos de ensino de primeiro e segundo graus fica assegurada a organização de grêmios estudantis como atividades autônomas representativas dos interesses dos estudantes secundaristas com finalidades educativas, culturais, cívicas, desportivas, sociais.”
BRASIL, Lei n 7.398, de 4 de novembro de 1985. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 4 nov. 1985. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7398-4-novembro-1985-367927-veto-28671-pl.html. Acesso em 30/07/15.
Com base nos conteúdos abordados nas tele aulas e no livro da disciplina, explique o que éo grêmio estudantil
 É um mecanismo de gestão democrática constituído para organizar e representar a vontade dos estudantes em relação ás ações que são envolvidas na escola. Os alunos podem e devem participar ativamente das decisões que são tomadas, pois elas tem o objetivo de melhorar as condições da escola em todos os aspectos pedagógicos e administrativos. Em primeiro momento os estudantes eleitos para o grêmio estudantil recebam formação para desempenhar suas funções, pois o conhecimento leva a autonomia de organização. Em segundo momento a escola deve promover ações que viabilizem a participação dos alunos nas reuniões do estabelecimento de ensino.

Outros materiais