Buscar

Fundamentos de Gestão aula 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Aula 2: CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
Ao final dessa aula o aluno deverá ser capaz:  - Compreender os conceitos de Organização e Administração  - Diferenciar as formas de Organizações.  - Compreender a Administração como Ciência 
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
CONCEITO BASICOS DE ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 
Antes de iniciarmos os conceitos básicos de organização e administração, gostaria de convidá-los a conhecer a Administração como Ciência.
"Há tempos, a Administração apresenta-se como área de atividade humana fundamental à orientação da sociedade. A sociedade humana necessita do constante norteamento da ciência da Administração para sua melhor previsão e, sobretudo, para o seu provisionamento a fim de atender as necessidades da sociedade contemporânea." (MARUJO, 2014)
Segundo Sousa (2008), a Administração surgiu da necessidade do povo antigo da Suméria por resoluções de problemas práticos do dia a dia, dando início as atividades de administrar de forma sistêmica e organizada. 
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
De acordo com Fava ( 2008), a história da administração pode ser dividida em três etapas:
Fase Teórica: Os administradores representavam Deus e se diziam profetas;
Fase Empírico/ Prática: Os administradores baseavam suas ações com base nas experiências já vividas.
Fase Científica: Os administradores passam a estudar a relação Causa x Efeitos buscando otimizar os processos e otimizando os resultados.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
As principais características dos Teóricos da Administração como Ciência:
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Segundo Sobral e Pecci (2008, Apud RODRIGUES, 2014 p. 37): 
"As organizações são grupos estruturados de pessoas que  se juntam para alcançar objetivos comuns." Podem ser Formais ou Informais:
Organizações Formais: quando são estabelecidas por estruturas, regimentos etc., como no caso das igrejas, forças armadas, empresas.
Organizações Informais: quando se juntam sem exigências burocráticas para determinado fim, que pode ser provisório ou não, como grupos para jogar futebol, vôlei etc.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Chiavenato (2005) destaca que o mundo atual é um mundo de organizações.
Vivemos em organizações, trabalhamos nelas e dependemos delas para tudo o que fazemos: finanças. Saúde, educação, segurança, alimentação. As organizações surgem com o objetivo de prestar algum serviço e à medida que é bem sucedida, tende a crescer, aumentando suas operações e incrementando seus recursos e competências. Entretanto, para ser bem sucedida, as organizações precisam ser administradas.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Fonte: http:/lusoleituras.files.wordpress.com/2009/10/livrofios.jpg 
 OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS 
Destarte Sobra e Pecci (2008, Apud RODRIGUES, 2014 p. 38): "Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.“
Dessa definição os termos eficiência e Eficácia serão vistos em mais detalhe nas aulas seguintes, mas podemos adiantar que:
Eficiência: eficiência é o meio de fazer certo um processo correto de boa qualidade, em curto prazo, com o menor número de erros.
Eficácia: seria ligada ao objetivo em si, seria a relação entre os resultados almejados e os previstos, e também o processo de atingimento das metas propostas, aproveitando as oportunidades oferecidas
FUNDAMENTOS DE GESTÃO
Assuntos da próxima aula:
EMPRESAS: CONCEITOS E TIPOLOGIAS
Até logo!
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais