Buscar

AP2 2015 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GABARITO
Questão 1: (Vale 0,5 cada totalizando 2 pontos) AULA 7
Ansoff (1990) menciona a estratégia de posicionamento, que possibilita à empresa a busca de crescimento e rentabilidade, visualizando suas diferentes áreas de negócio e identificando as mais rentáveis para operar no futuro. A estratégia de posicionamento possui quatro componentes, assim correlacione: 
	(1) 
	Vetor de crescimento geográfico
	( 4 )
	Alcançada pela diversificação do alcance geográfico da empresa, pelas tecnologias e necessidades atendidas.
	(2)
	Vantagem competitiva
	( 2 )
	Propriedades específicas e combinações individuais de produtos e mercados dando à empresa uma forte posição concorrencial, podendo ser bem-sucedida em todas as atividades, por meio de produtos desenvolvidos com alta tecnologia.
	(3)
	Sinergias
	( 3 )
	Significam capacidade da empresa de tirar proveito de sua entrada numa nova área de produto e mercado, por meio das atividades realizadas pelas suas áreas de negócio, refere-se às características do ajustamento entre a empresa e seus produtos.
	(4)
	Flexibilidade estratégica
	( 1 )
	Indica a direção em que a empresa está indo em relação à sua postura corrente em termos de produtos e mercados.
 
Questão 2: (Vale 0,4 cada totalizando 2 pontos) AULA 8
A ética tem como objetivo principal identificar as regras que devem governar o comportamento das pessoas e as atitudes condizentes com o ambiente que valem a pena ser buscadas. Diante marque verdadeiro (V) ou falso (F)
	( V )
	A ética baseada na virtude sugere que o comportamento moral deve surgir naturalmente em indivíduos maduros e de “bom” caráter, isto é, aqueles que, sendo adultos, mostram agir de maneira correta diante da sociedade. 
	( F )
	Em um ambiente ético mesmo com boas intenções, às vezes pessoas cometem ações antiéticas exclusivamente porque não avaliaram cuidadosamente as possíveis consequências e implicações de suas ações. Políticas corporativas podem ajudar a garantir uma tomada de decisão.
	( V )
	Códigos de ética devem ser cuidadosamente escrito e adaptado às filosofias da empresa. Esse é um sinal visível de compromisso empresarial com a ética.
	( F )
	Tomada de decisão ética é influenciada pelo ambiente de trabalho da empresa. O clima ético de uma organização refere-se aos processos pelos quais as decisões são julgadas como certas e erradas.
	( V )
	Ética nos negócios - Com tantos casos de corrupção que são divulgados pela imprensa nos diferentes segmentos administrativos é duvidoso acreditar que ainda existam líderes empresariais que se utilizem de padrões éticos para administrar seus negócios. Algumas pessoas brincam que ética nos negócios tornou-se uma contradição.
Questão 3: (Vale 2 pontos) AULA 10 
Pessoas empreendedoras com sucesso profissional geralmente apresentam as seguintes características: Comprometimento e determinação, Liderança, Obsessão por oportunidades, Tolerância ao risco, ambiguidade e incerteza; Criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação e finalmente Motivação para a excelência. Escolha duas dessas características e as explique.
RESPOSTA:
Comprometimento e determinação: empreendedores bem-sucedidos são decididos, persistentes, disciplinados, dispostos ao sacrifício e a mergulhar totalmente em seus empreendimentos. “Você tem que ter uma genuína paixão pelo que faz” (p. 54), diz Dan Bricklin, fundador da VisiCalc.
Liderança: são iniciadores, formadores de equipes, aprendizes superiores e professores.
Obsessão por oportunidades: possuem conhecimento íntimo das necessidades dos consumidores, são orientados pelo mercado e obcecados por criação de valor e aperfeiçoamento.
Tolerância ao risco, ambiguidade e incerteza: são tomadores de riscos calculados, minimizadores de riscos, tolerantes ao estresse e dispostos a solucionar problemas.
Criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação: possuem a mente aberta, são impacientes com o status quo, aptos a aprender rapidamente, altamente adaptáveis, criativos, habilitados para a conceituação e atentos aos detalhes.
Motivação para a excelência: possui orientação clara resultados, estabelecem metas ambiciosas, mas realistas, possuem forte direcionamento para descobrir, saber seus próprios pontos fracos e fortes e focalizam mais o que pode ser feito do que as razões por que as coisas não podem ser feitas.
Questão 4: (Vale 2 pontos) AULA 12 
Uma grande preocupação dentro do trabalho entre homens e mulheres é o problema do assédio. O assédio pode ser sexual ou moral. As empresas devem criar mecanismos para inibir o assédio e estabelecer uma política eficaz contra atitudes dessa natureza. Explique o que é Assédio Moral e o que é Assédio Sexual.
RESPOSTA: O assédio é dito sexual quando a submissão ou rejeição à conduta sexual é usada como base para decisões em relação ao emprego. O assédio é moral quando o ambiente hostil surge ou ocorre devido à conduta do superior hierárquico com a finalidade ou o efeito de interferir, sem razão, no desempenho da função, de criar um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo.
Questão 5: (Vale 0,4 cada totalizando 2 pontos) AULA 14
Gerenciando a mudança: As pessoas não mudam seu estilo, comportamento ou suas atitudes naturalmente ou sem esforço. É necessário motivá-las para aceitar a mudança e se envolver em novos projetos e modelos. A razão para se resistir às mudanças são variadas e de diferentes fontes. Em geral, podemos dizer que os principais fatores de resistência à mudança se devem a algumas características. Com base nisso, correlacione:
	(1)
	Inércia
	( 5 )
	Caso uma proposta não seja bem explicada haverá uma natural resistência até que todas as características, vantagens e desvantagens sejam perfeitamente esclarecidas.
	(2)
	Identificação do momento oportuno
	( 3 )
	Pessoas tendem ao reflexo de resistir a qualquer novidade principalmente se a mudança for repentina 
	(3)
	Surpresa
	( 2 )
	Pessoas acreditam que o momento não é adequado à promoção de mudanças.
	(4)
	Interesse próprio
	( 4 )
	Pessoas estão sempre mais preocupadas com seu interesse pessoal em detrimento dos interesses coletivos;
	(5)
	Mau entendimento
	( 1 )
	Pessoas não gostam de mudar seu status quo devido à insegurança e à expectativa negativa em relação ao desconhecido.

Outros materiais