Buscar

PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO Resumo

Prévia do material em texto

PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO
1 – CONCEITO DE PRINCÍPIO
 Princípio é a causa primária, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento, tem origem, é então o fundamento ou a essência de algum fenômeno. No direito são teorias mais abstratas que dão razão ou servem de base e fundamento. 
2 – TIPOS DE PRINCÍPIOS
Princípios omnivalentes – são válidos para todas as formas de saber, por exemplo o princípio de identidade.
Princípios plurivalentes – são válidos em vários campos de conhecimentos, mas não em todos. Temos como exemplo o princípio da causalidade.
Princípios monovalentes – são válidos em apenas um campo de conhecimento, como por exemplo os princípios gerais do direito.
3 – PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO
Os princípios gerais do direito não são apenas para orientação do juiz nas suas tomadas de decisões, mas constituem um limite ao seu arbítrio, garantindo dessa forma que as suas decisões não vão no caminho contrário ao espírito do ordenamento jurídico, e que suas resoluções não violam a consciência social. 
Princípio da Soberania
A soberania é uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder. “A soberania é una, integral e universal.”  Não pode sofrer restrições de qualquer tipo, salvo, naturalmente, as que decorrem dos imperativos de convivência pacífica das nações soberanas no plano do Direito Internacional.
Princípio da Igualdade(isonomia)
Segundo esse princípio temos que oferecer tratamento isonômico para as partes que estão envolvidas num dado processo. Entendendo que para isso é necessário “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais”.
Princípio da Dignidade da Pessoa Humana
O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual essencial à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito.
Princípio da Legalidade
O princípio da legalidade diz respeito à obediência às leis. Por meio dele, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei.
Princípio do Contraditório e da Ampla Defesa
O princípio do contraditório e da ampla defesa manifesta a garantia de que ninguém pode ser condenado sem ter tido a possibilidade de ser parte do processo do qual esta provém, ou seja, sem ter tido a possibilidade de se defender.
Princípio do Duplo Grau de Jurisdição
O duplo grau de jurisdição garante a todos os cidadãos jurisdicionados a reanálise de seu processo, administrativo ou judicial, geralmente por uma instância superior. É o princípio segundo o qual as decisões judiciais podem conter erros e sua revisão por uma instância superior colegiada diminui as chances de erros judiciários, garantindo aos cidadãos uma Justiça mais próxima do ideal.
Princípio da Motivação das Decisões
 A motivação das decisões significa que o juiz deverá mostrar às partes e aos demais interessados como se convenceu, para chegar àquela conclusão. Deve de maneira clara e objetiva demonstrar o porquê agiu de tal maneira decidindo em favor de uma das partes e contrário à outra, não bastando mencionar, por exemplo, que o autor tem razão e a ação é procedente porquê de acordo com as provas dos autos fica evidente que o réu cometeu ato ilícito. 
Princípio do Devido Processo Legal
Devido processo legal é o princípio que garante a todos o direito a um processo com todas as etapas previstas em lei. Se não houver o respeito a esse princípio, o processo se torna nulo.
Faculdade Cathedral
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO - RESUMO
Mariana Mello Mantovani Vieira
 
Barra do Garças, 2016

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes