Buscar

1º AVALIAÇÃO PARCIAL - 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º AVALIAÇÃO PARCIAL
Faculdade Mineira de Direito – PSG
Disciplina: Introdução a Estudo do Direito II
Professor: Daniel Rocha Corrêa
Período: 2º - Manhã
Alunos: Iann Souza Martins
	Mirelle Canhestro de Souza
Responda a cada uma das questões abaixo em até 10 – dez – linhas:
Perguntado a respeito do trabalho do jurista, um auno afirmou que o trabalho do Jurista é estudar e aplicar a Lei. Tendo em vista o conceito de Lei, essa afirmação está correta? Fundamente sua resposta. (VALOR: 08 PONTOS)
Essa afirmação está correta na medida em que a função do trabalho do jurista divide-se em duas atividades importantes: pesquisa científica e invenção técnica, o Jurista é um estudioso da ciência do Direito e é imprescindível, muito mais que aplicar a lei ao caso concreto, saber interpretá-la de modo a alcançar o “justo”. A essa interpretação deve-se considerar a causa do homem, visto como ser humano que vive em sociedade, que aspira ao bem comum. “A lei deve existir para servir ao homem e não o homem à lei”. E a sua função vai muito além da simples aplicação das leis que já existem, mantendo vínculo estreito com os estudos sociológicos e antropológicos. Assim como cita Bodenheimer que “O que mais se precisa no preparo dos juristas de hoje é fazê-los conhecer bem as instituições e os problemas da sociedade, levando-os a compreender o papel que representam na atuação daqueles e aprenderem as técnicas requeridas para a solução deste”. 
Perguntado a respeito da obrigatoriedade de uma norma jurídica, um aluno respondeu que a norma jurídica é obrigatória, pois imputa sanções a quem a descumpre. Esta afirmação está de acordo com o pensamento de Marcos Bernardes de Mello e com o que foi discutido em sala de aula? Explique sua resposta. (VALOR: 10 PONTOS)
Esta afirmação não está de acordo com o pensamento de Marcos Bernardes de Mello, pois o mesmo afirma que a incidência das normas jurídicas constitui a diferença específica que as distingue das outras normas de convivência social, devido ao seu caráter obrigatório em que a norma jurídica incide incondicionalmente, independente do querer das pessoas. O desrespeito a norma pode ocorrer, porém, não implica ser afastada a incidência nem afetada a sua incondicionalidade efetiva. A relação de cumprimento ou descumprimento é posterior à incidência da norma. A incidência não se esgota por haver incidido uma vez, toda vez que o suporte fático se concretizar, a norma incidirá. Existem alguns raros casos onde haverá somente uma incidência (caso isolado e único).
Qual é a proposição adotada pelos não-sancionistas para expressar uma norma jurídica? Extraia do ordenamento jurídico brasileiro um exemplo de norma jurídica e utilize a referida proposição para expressar seu exemplo. (VALOR: 07 PONTOS)
Sustenta-se que “a norma jurídica é uma proporção completa quando contém, simplesmente, a descrição do suporte fático e a prescrição do preceito a ele correspondente, independentemente de que esse se refira, ou não, a uma sanção. Assim, tanto a norma primária quanto a norma secundária podem ser uma proposição completa. Uma norma incompleta seria aquela que deixa de mencionar o suporte fático ou o preceito”. A norma jurídica não necessariamente necessita ter sanção para ser uma norma válida. Um exemplo de norma válida na teoria não-sancionista é o Artigo 1º do Código Civil Brasileiro que cita: “Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil”. Onde o Suporte Fático caracteriza a hipótese de incidência de que “Se é Pessoa” o Preceito Normativo afirmará que “é capaz de direitos e deveres na ordem civil” fazendo assim com que a norma esteja completa sem necessário haver sanção.

Outros materiais