Buscar

Energia Solar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENGENHARIA ELÉTRICA 
ALUNOS
Alexandre Fortaleza Carvalho
Renato Odorico de Sousa
Marcos Roberto Carvalho dos Anjos
Oscar Santos
Mateus Nunes Gonçalves
	Diariamente toneladas de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de eletricidade.  Através de uma tecnologia chamada fotovoltaica, ou seja, luz transformada em eletricidade
O termo ‘Fotovoltaica’ é o casamento de duas palavras:
Foto = que tem sua raiz na língua grega e significa “luz” e
Voltaica = que vem de ‘volt’ que é a unidade para medir o potencial elétrico.
O que é
	Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.
Como acontece
	O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica.
As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. Além dos painéis fotovoltaicos, também se utilizam filmes flexíveis, com as mesmas características, ou até mesmo a incorporação das células em outros materiais, como o vidro. As diferentes formas com que são montadas as células se prestam à adequação do uso, por um lado maximizando a eficiência e por outro se adequando às possibilidades ou necessidades arquitetônicas. 
	 Quanto aos sistemas fotovoltaicos, estes podem ser divididos em dois grandes grupos: sistemas isolados (off-grid) e sistemas conectados à rede (grid-tie). Os sistemas isolados são aqueles que não se integram a rede elétrica e geralmente são utilizados em locais remotos ou onde o custo de acesso a rede é maior que o custo do próprio sistema. Normalmente estes sistemas utilizam bateria para armazenar a energia. Já os sistemas conectados à rede servem como qualquer outra forma de geração de energia que utilizamos a partir da rede elétrica e são utilizados como substitutos destas outras fontes de energia. Neste caso não há necessidade de armazenamento
Radiação Solar no Brasil
Custos benefícios
	É um fato consumado que os proprietários donos de um sistema de energia solar fotovoltaica podem ter uma redução no valor de sua conta mensal que gira em torno dos 40%, dependendo da quantidade de pessoas e do nível de consumo de sua residência. Dependendo do tamanho do seu investimento, essa economia pode ser ainda maior! Na verdade, algumas pessoas levaram suas contas de energia elétrica à beira da extinção, substituindo quase que por completo a eletricidade convencional por essa fonte de energia renovável.
	E você nem imagina quantos benefícios ainda há! O mais importante, de fato, é que se você possui um gerador de energia renovável, pode aproveitar essa eletricidade totalmente isenta de tributos e taxas voltados a programas do governo, impostos que podem chegar a custar mais de 40% do valor de sua conta de energia elétrica. Dê uma boa olhada em suas contas e você descobrirá que essa é a mais pura e dolorosa verdade. Nós brasileiros pagamos caro, muito caro pela eletricidade!
	Mas o sonho de cada casa possuir um sistema gerador de energia solar e total independência energética ainda parece estar um pouco distante. O atual mercado de energia solar ainda é pouco competitivo e o custo dos equipamentos solares ainda é muito elevado. Hoje, o preço de um painel solar, aqui no Brasil, gira em torno de R$ 900,00 reais, porém seria necessário muito mais do que apenas um painel solar. Dependendo de sua potência, seria necessário pelo menos 6 painéis solares trabalhando em conjunto para que você pudesse obter algum benefício da energia solar. Também são necessários certos equipamentos que fazem a conversão da energia solar fotovoltaica em energia elétrica convencional, equipamentos conhecidos como Inversores, que possuem preços na faixa dos R$ 400,00 reais.
Exemplos de utilização
Telha cerâmica fotovoltaica: beleza e sustentabilidade
Bonita e sustentável, a telha cerâmica fotovoltaica Tegola Solare, das empresas de origem italiana Area Industrie Ceramiche e REM, foi criada para acabar com o problema do peso e da estética das placas solares tradicionais.
Produzidas em cerâmica, as telhas Tegola Solare possuem quatro células fotovoltaicas embutidas, com fiação para o conversor embaixo do telhado. Além de se integrarem à estrutura dos projetos, produzem uma boa quantidade de energia solar: 40 m² de telhas geram aproximadamente 3kw de energia.
Estima-se que um telhado completo ou parcialmente coberto com telha cerâmica fotovoltaica supra as necessidades energéticas de toda uma residência. Entretanto, apesar das vantagens energética e estética, a Tegola Solare é mais cara do que os painéis convencionais.
Veneza, na Itália, é a cidade onde grande parte das telhas fotovoltaicas foi instalada, sem interferir na estética e na arquitetura de casas antigas e centros históricos – em alguns locais, devido às regras de preservação a instalação de painéis solares chega a ser proibida por lei.
http://www.americadosol.org/energia_fotovoltaica/
http://www.ebes.com.br/Energia-Fotovoltaica/Default.aspx
http://www.neosolar.com.br/aprenda/saiba-mais/energia-solar-fotovoltaica
http://blogdaengenharia.com/telha-ceramica-fotovoltaica-beleza-e-sustentabilidade/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais