Buscar

ESTUDO DIRIGIDO. Micro

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO- MICROBIOLOGIA
PROVA 01
QUESTÃO 1. Sobre o Sistema de Classificação dos seres vivos, comente sucintamente o sistema de classificação de Whittaker e Woese, destacando os fundamentos em que eles se baseiam.
Em 1969, o cientista Whittaker propôs um novo modelo de classificação dos seres vivos interessante, que até então eram compostos por quatro reinos, acrescentando um quinto reino, o reino Fungi, que abrange os fungos, antes inclusos no reino Protista. Ele percebeu que os fungos possuíam características de dois grupos distintos, o reino Plantae e Animalia. Apresentavam parede celular e eram heterotróficos, respectivamente. No entanto houve a necessidade de separar esses seres com a criação de um novo reino, o Fungi.
Questão 02. Como os micro-organismos são designados no sistema de nomenclatura?
O sistema de nomenclatura dos seres vivos está organizado de forma a universalizar e padronizar os seres de modo a serem reconhecidos igualmente em qualquer lugar. Em 1735, o botânico Karl Von Linné (Linneu) publica o livro Systema Naturae propondo as seguinte regras para classificar e identificar os seres vivos:
O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados ou em itálico. 
Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie. Ex: Canis familiaris (cão); Musca domestica (Mosca); O nome relativo ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o da espécie com inicial minúscula. Ex: Homo sapiens (Homem). Trypanosoma cruzi (ou Trypanosoma Cruzi).
Quando se trata de subespécies, o nome indicativo deve ser escrito sempre com inicial minúscula (mesmo quando se refere a pessoas), depois do nome da espécie. Exe.: Rhea americana alba (ema branca); Rhea americana grisea (ema cinza); 
• Nos caso de subgênero, o nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parenteses e depois do nome do gênero. Ex.: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi (um tipo de mosquito).
 • No caso de o mesmo ser vivo ser nominado duas vezes, o nome mais antigo prevalece.
 • Abreviação: a espécie usa-se ‘sp.’ O gênero usa-se a inicial do nome do gênero.
 Questão 03. O desenvolvimento da microbiologia está diretamente relacionado ao desenvolvimento da microscopia, descreva resumidamente as contribuições de Robert Hooke e Antonie Van Leeuwenhoek para a microscopia e explique por que Leeuwenhoek é considerado o “pai da microbiologia”.
A história da Citologia e Microbiologia tem base inicial nas observações desses grandes e curiosos pesquisadores. O inglês Robert Hooke, com o uso de um simples microscópio, pode observar numa fatia de cortiça pequenas partições às quais ele nomeou de células. Essa descoberta foi o tiro inicial para uma série de pesquisas posterior que viriam a sustentar a Teoria Celular, teoria de que todas as coisas são compostas por células. O comerciante cientista amador alemão, no entanto foi mais longe sendo o pioneiro a utilizar técnicas de coloração e observar claramente e vivo os micróbios, aos quais ele denominou de animáculos, isso através de lentes de aumento, o que lhe rendeu a nomeação de pai da microbiologia. Ele foi o primeiro a visualizar microrganismos que hoje são conhecidos como bactérias e protozoários. Embora minúscula e única, sua lente era capaz de render uma aproximação de mais de 300x.
 Questão 04.Como você poderia convencer um amigo de que os micro-organismos são muito mais que meros agentes causadores de doenças?
Os microrganismos deixam de serem vistos como simples causadores de doenças no momento em que se observa e considera suas contribuições e atribuições no meio humano. A microbiologia cresceu ao longo dos anos, de forma que hoje já não se ver esses seres apenas como inimigos, mas também como aliados. Não raro se desfruta dos seus benefícios na indústria gastronômica e alimentícia como por exemplo, como queijos, iogurtes, manteigas, pães, e bebidas alcoólicas – são resultado, em parte da atividade microbiana. 
Além disso, há o fato de que a maior parte do oxigênio que respiramos é resultado de atividades microbianas. Também na agricultura onde bactérias nitrificantes como as do gênero Ribozuim auxiliam as plantas na fixação de nitrogênio que é utilizado pelas plantas em seu crescimento e consequentemente depois são ingeridos pelos humanos e animais em geral.
Na indústria farmacêutica e medicinal temos sua utilização introduzidos em fabricação de medicamentos, vacinas, tratamentos, etc. Na agricultura temos seu uso em controles naturais de pragas, etc. 
Enfim, observa-se notadamente que esses minúsculos seres se tornam importantes, de certa forma, para o uso humano e deixam de ser meros causadores de doenças.
Questão 05. Explique o princípio associado ao uso do frasco de Pasteur nos estudos sobre a geração espontânea.
O objetivo de Pasteur era através de experimento derrubar a Teoria da Geração Espontânea. Essa teoria dizia que os seres vivos eram capazes de serem reproduzidos por uma foça vital. Vinham à existência através de objetos inanimados, como ambientes lamacentos, roupas sujas, corpos em decomposição, mas que por meio dessa força vital que se encontrava no ar, podiam vir a existir. Para tanto, ele utilizou-se do “frasco de Pasteur”’, hoje, assim conhecido. 
Ele acabou utilizando um recipiente/frasco com o chamado "pescoço de cisne" e em seguida esquentou o caldo de carne nutritivo por um período considerável e seguida deixou esfriar em contato com o ar, sem o gargalo. Depois de um tempo o frasco apresentou sinais de contaminação. No entanto, Pasteur concluiu que no ar existiam os responsáveis pela contaminação, os micróbios.
Depois disso, pra provar a Teoria da Biogênese que afirmava que células vivas poderiam surgir apenas de outras células vivas, ele colocou a substância nutritiva, levou ao fogo esticando e curvando em forma de S o gargalo do frasco impossibilitando a troca com o ambiente externo e mostrando que, mesmo após meses de espera, não houve contaminação. E em um dos frascos ele retira o gargalo em forma de pescoço de cisne, mostrando que ocorreu o "surgimento" de microrganismos, contaminação, no frasco (devido ao contato com o meio externo), e no que foi conservado o pescoço de cisne, manteve-se intacto. 
Este modelo de vidraria criado por Pasteur permitia a entrada de ar, mas depois que o pescoço foi curvado, prendia o microrganismo presente no ar, impossibilitando a contaminação do meio.
Enfim, a contaminação era o motivo do surgimento se vida.
 
 Questão 06. O que são os Postulados de Koch e como eles influenciaram o desenvolvimento da microbiologia?
 
Os Postulados de Koch são procedimentos experimentais estabelecidos para relacionar uma doença a um micróbio específico. Ele desenvolveu esses postulados depois de pesquisar a causa das mortes de rebanhos de gados e ovelhas na Europa. Ele descobriu que a bactéria em forma de bastão Bacillus anthracis, assim conhecida hoje, era a causa dessas mortes, através de infecção sanguínea. Essa descoberta e associação de micróbios, bactérias com doenças específicas levou, por bastante tempo, os cientistas adotarem os postulados de Koch como métodos de análises laboratoriais e pesquisas com microrganismos.
Questão 07. O que é a Teoria do Germe da Doença?
Esse termo foi adotado e ganhando força depois dos experimentos de Pasteur que derrubaram a Teoria da Geração Espontânea. Os pesquisadores e cientistas da época observaram que as atividades dos microrganismos e as modificações físicos e químicas nos materiais orgânicos. Observaram isso em decomposição de frutas, mortes de animais, etc. Com isso, os cientistas levantaram a hipótese de que os microrganismos tinham uma relação semelhante com plantas, isto é, eles podem causar danos, doenças. Essa ideia foi denominada Teoria do Germe da Doença. Para cada doença havia um germe específico.
Questão 08. Qual é o período conhecido como “Idade de ouro da Microbiologia”? Quais os principais avanços desse período?
Foium período de 60 anos aonde houve uma expansão de descobertas na microbiologia. Período de 1857 a 1914.
Nesse período, devido a essas grandes e significativas descobertas, a microbiologia foi estabelecida como ciência.
As inovações estiveram ligadas tanto aos agentes patógenos como também ao papel da imunidade para prevenção e cura de doenças. Além disso foram desenvolvidas técnicas cirúrgicas e vacinas. Técnicas de microscopia e de cultivo de microrganismos.
Foram, dentre outras descobertas e inovações: 
Fermentação de Pasteur, marco e tiro inicial.
Cirurgia asséptica (utilização de técnicas de prevenção e higiene), por Koch. Fagocitose, por Metchnikoff. Gram, método de coloração bacteriana, até hoje usada. Placa de petri. 
Ehrlich, teoria da Imunidade. Entre outras descobertas.
 Questão 09. A quem se atribui a descoberta que marcou o início da “Quimioterapia Moderna”?
A descoberta que principiou aquilo que seria chamado de Quimioterapia Moderna foi do estudante de medicina alemão Paul Ehrlich, com a descoberta da primeira droga sintética, nome dado aos agentes quimioterápicos preparados de produtos químicos em laboratório. Ele especulou a criação de uma bala mágica, que poderia deter um patógeno sem destruir o hospedeiro infectado. Ele, após inúmeros testes com diversas substâncias encontrou um agente quimioterápico chamado salvarsan, derivado do arsênico. Nome dado por acreditar que seria a salvação pra o problema da sífilis.
Outro pesquisador de extrema importância foi o médico bacteriologista escocês Alexander Fleming, que acidentalmente, conseguiu observar um inibidor do crescimento bactericida (Staphylococcus aureus), nomeado com Penicilium notatun. Em 1920, ele nomeou o inibidor ativo do fungo como Penicilina (antibiótico produzido por um fungo, Penicilium notatun). Na década de 40 esse antibiótico foi produzido em larga escala.
 Questão 10. Quais as unidades métricas mais úteis para se medir micro-organismos?
As unidades métricas mais utilizadas para medição e caracterização de microrganismos são micrômetro = 0,000001m ou 106; micro (significa que a unidade após ele deve ser dividida por um milhão) e nanômetro (nm) = 10-9.
Questão 11. Cite as principais diferenças entre células procarióticas e eucarióticas.
Células Procarióticas: pré núcleo.
 Material genético, DNA desprovido de membrana. É um cromossomo circular.
DNA não está associado a histonas (proteínas cromossômicas especiais encontradas nos eucariotos); outras proteínas estão associadas ao DNA.
Desprovidas de organelas revestidas de membrana.
Paredes celulares quase sempre contém o polissacarídeo complexo pepitideoglicana.
Sua divisão é feita normalmente por fissão binária. Durante esse processo, o DNA é duplicado e a célula se divide em duas. A fissão binária envolve menos estruturas e processos que a divisão celular eucariótica. Por isso os organismos procariotos tendem a ser multiplicar mais rapidamente.
Células Eucarióticas: núcleo verdadeiro.
Beleza de organização celular!
DNA encontra-se no núcleo da célula, a qual é separado do citoplasma por uma membrana nuclear, e é encontrado em múltiplos cromossomos.
DNA consistentemente associado a proteínas cromossômicas denominadas histonas e com não-histonas.
Possui diversas organelas revestidas por membrana, inclusive as mitocôndrias, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, os lisossomos e algumas vezes os cloroplastos.
As paredes celulares dos eucariotos, quando presentes, são quimicamente simples.
Geralmente se dividem por mitose, aonde os cromossomos são duplicados, e um conjunto idêntico é distribuído para cada um dos núcleos. Esse processo é controlado pelo fuso mitótico, um conjunto de microtúbulos no formato de uma bola de futebol americano. Seguidamente, ocorre a divisão do citoplasma e de outras organelas, de forma que as duas células produzidas são idênticas.
Questão 12. O que significam os termos: Corante básico, corante ácido e mordente?
Os corantes são sais compostos de um íon positivo e um íon negativo, um dos quais é colorido e é conhecido como cromóforo.
Corantes básicos: cromóforo colorido no íon positivo.
Corante ácidos: cromóforo colorido no íon negativo.
Como as células bacterianas são carregadas negativamente em pH 7. No entanto, o íon positivo colorido em um corante básico é atraído pela célula bacteriana carregada negativamente.
CORANTES BÁSICOS: Mais usados que corantes ácidos; violeta e genciana, azul de metileno, vermelho de malaquita e safranina. 
Os corantes ácidos não são atraídos pela maioria dos tipos de bactérias, uma vez que é repelido pela superfície bacteriana carregada negativamente. Assim a coloração cora o fundo.
CORANTES ÁCIDOS: Eosina, Fucsina ácida e nigrosina.
Mordente: é um aditivo, substância química, usado em coloração. Tem como função aumentar a afinidade de uma coloração a uma amostra biológica. Tem como função também revestir uma estrutura (como o flagelo que é de difícil visualização sem ele) tornando-a mais espessa e mais fácil de ver após ser corada.
 Questão 13. Quais são as funções e os resultados de cada uma das etapas no procedimento de coloração de Gram?
O procedimento de coloração de Gram objetiva classificar as bactérias em dois grandes grupos: gram-positivas e gram-negativas.
Etapas do procedimento:
Fixação do material.
É fixado uma amostra do material, esfregaço, numa lâmina, pelo calor, com um corante básico púrpura, normalmente a violeta de genciana. 
Objetiva-se nesse ponto destacar os microrganismos para determinar as formas e arranjos celulares. Processo denominado coloração primária.
Introdução do mordente.
Após a coloração primária, o corante púrpura é lavado e o esfregaço é recoberto com Iodo, um mordente. 
A adição do mordente, iodo, tem como objetivo realçar alguns detalhes estruturais das células dos microrganismos que, sem sua adição, não seria nítida sua visualização.
Quando o iodo é lavado, ambas as bactérias gram-positivas e gram-negativas aparecem em cor violeta escuro ou púrpura.
Lavar a lâmina com um agente descolorante.
Seguidamente ao processo anterior, lava-se a lâmina com álcool ou uma solução de álcool-cetona. Essa solução é um agente descolorante que remove o púrpura das células de algumas espécies, outras não.
O corante púrpura e iodo se combinam no citoplasma de cada bactéria e a coram de violeta escuro ou púrpura.
As bactérias que retém essa cor após serem lavadas com o álcool são classificadas como gram-positivas.
Aquelas que perdem essa coloração após a lavagem com o álcool são classificadas como gram-negativas.
Lavar o álcool.
O álcool é lavado, e a lâmina é então corada com safranina, um corante básico vermelho. O esfregaço é lavado novamente, seco com papel e examina microscopicamente.
As bactérias gram-negativas são incolores após a lavagem com o álcool elas não são mais visíveis. Por isso o corante BÁSICO safranina é adicionado. Ele cora as bactérias gram-negativas de rosa. Esses corantes como safranina que possuem cor contrastante com a coloração primária são denominados CONTRACORANTES.
Já que as bactérias gram-positivas retém a cor púrpura original, elas não são afetadas pelo contracorantes safranina.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes