Buscar

Sistema respiratório e Odontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema respiratório
A função da respiração é essencial para a manutenção da vida. Nos seres humanos a respiração depende da função de um sistema complexo, o sistema respiratório. 
O sistema respiratório pode ser representado, simplificadamente, por uma membrana com enorme superfície em que, de um lado existe o ar atmosférico e do outro lado o sangue venoso. Através da membrana, ocorrem as trocas gasosas (troca do sangue venoso rico em CO2 pelo sangue arterial rico em O2).
Os pulmões estão localizados na caixa torácica à direita e à esquerda do mediastino, ocupado pelo coração, grandes vasos, traqueia, timo esôfago e troncos nervosos. 
Os pulmões não são perfeitamente iguais. O pulmão direito é maior e é dividido por duas incisuras em três partes chamadas lobos, o lobo superior, o lobo médio e o lobo inferior. O pulmão esquerdo apresenta apenas uma incisura, formando dois lobos, um superior e outro inferior. 
Na face interna de cada pulmão existe o hilo pulmonar, através do qual penetram os brônquios e as artérias pulmonares e emergem as veias pulmonares.
O ar chega aos pulmões através das fossas nasais ou da boca e sucessivamente, atravessa a faringe, a laringe, a traqueia e os brônquios, que se ramificam, penetrando nos pulmões.
Nariz ou Fossas Nasais 
O ar ao chegar ao nariz é aquecido, umedecido e filtrado. 
Faringe 
Ao atingir a faringe, órgão atuante nos sistemas digestivo e respiratório, existe uma cartilagem denominada epiglote que trabalha como uma válvula impedindo que alimentos atinjam as vias respiratórias, e assim o ar é conduzido até a laringe. 
Laringe 
A laringe, além de conduzir o ar que se dirige aos pulmões, é o local onde se localizam as cordas vocais fundamentais para a fala. ]
Traqueia 
A traqueia, um tubo elástico de aproximadamente 12 cm, constituído por anéis de cartilagem, conduz o ar que esta dentro do tórax até se dividirem formando os brônquios.
Brônquios
Os brônquios são formados por 2 ramificações da traqueia que chegam até os pulmões. Entram nos pulmões onde sofrem várias bifurcações sendo transformados em bronquíolos.
Alvéolos pulmonares
Formadas por células epiteliais com características achatadas os alvéolos pulmonares são pequenos sacos localizados no final dos menores bronquíolos. São rodeados de vasos sanguíneos, onde ocorre a hematose (trocas gasosas).
Pulmões
Os pulmões são órgãos esponjosos, envolvidos por uma camada de tecido denominado pleura. São constituídos pelos bronquíolos, alvéolos e vasos sanguíneos. 
O sistema respiratório e a Odontologia
Via respiratória oral
Geralmente o comportamento de respiração bucal vem da infância e pode ter desdobramentos na saúde oral do paciente, resultando em um desenvolvimento anormal da face e da arcada dentária, sorriso gengival, dentes tortos, gengivite e mau hálito. 
Frequentes crises respiratórias devem ser acompanhadas tanto por um médico quanto por um ortodontista, já que poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e arcada dentária.
De acordo com especialistas, o crescimento ideal do rosto das crianças é bastante influenciado por uma boa respiração nasal.
A utilização de acompanhamentos e aparelhos ortodônticos pode evitar tratamentos cirúrgicos. Eles podem estimular o crescimento facial e ampliar os seios nasais, favorecendo a respiração.
O sistema respiratório e a cavidade oral podem estabelecer uma relação direta que implica em uma porta de entrada dos microorganismos para o nosso corpo, causando infecções.
Casos clínicos
A Cianose (pele com cor azulada) que é observada em indivíduos com Hipóxia (baixa concentração de oxigênio) poderá chamar a atenção de profissionais durante o atendimento odontológico, pois geralmente o palato e os lábios tornam-se acinzentados.
Pacientes com distúrbios respiratórios demandam cuidados especiais, pois o centro respiratório e mastigatório encontra-se no sistema nervoso central (Bulbo) e poderá ser deprimido através de fármacos de uso rotineiro na clínica odontológica.
Pacientes com doenças respiratórias deverão ser atendidos preferencialmente na posição de Fowler (cadeira odontológica). Nesta posição a cadeira ficará a 45 graus aproximadamente evitando a compressão da cavidade abdominal sobre o diafragma e com isto provocando também a compressão da cavidade torácica evitando com isto situações de desconforto respiratório (dispneia).

Continue navegando