Buscar

O Sistema respiratório e a odontologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA RESPIRATÓRIO
O sistema respiratório é vital. O tempo de sobrevivência à falta de oxigênio é muito pequeno. Se você parar de respirar só será possível permanecer vivo por, no máximo, sete minutos.
O sistema respiratório consiste em uma rede de canais que propiciam a captação do ar atmosférico para o interior dos pulmões, onde haverá, nos alvéolos, as trocas gasosas. Através da membrana alvéolo capilar por difusão simples ocorrem as trocas de gás carbônico e oxigênio.
O ar chega aos pulmões através do nariz ou da boca e sucessivamente, atravessa cavidade nasal, a faringe, a laringe, a traqueia e os brônquios, que se ramificam, penetrando nos pulmões até os alvéolos.
Nariz ou Fossas Nasais
Faringe 
 
Laringe e traqueia
 
Brônquios
Pulmões
Alvéolos pulmonares
VENTILAÇÃO E RESPIRAÇÃO
Ventilação
Consiste nos processos de inspiração e expiração. Captação e condução do ar atmosférico aos alvéolos pulmonares e deles para o ar atmosférico.
Respiração
Processo das trocas gasosas ou hematose.
TROCAS GASOSAS
O processo de troca de gases na membrana alvéolo capilar ocorre por difusão simples.
REGULAÇÃO DA RESPIRAÇÃO
O controle do ritmo respiratório é regulado através da avaliação dos índices de oxigênio e gás carbônico na corrente sanguínea. Isso se dá por um conjunto de neurônios no tronco cerebral chamado centro respiratório.
Zona inspiratória: excitação e controle dos músculos da inspiração.
Zona expiratória: excitação e controle dos músculos da expiração. Durante a respiração em repouso ela permanece também em repouso.
Zona pneumotáxica: emite impulsos inibitórios à zona inspiratória, diminuindo a duração da inspiração e aumentando a frequência respiratória.
Zona quimiossensível: Controla a atividade de ambas. Aumenta sua atividade quando há alterações gasométricas.
O Sistema respiratório
 e a odontologia
Via respiratória oral
Geralmente o comportamento de respiração bucal vem da infância e pode ter desdobramentos na saúde oral do paciente, resultando em um desenvolvimento anormal da face e da arcada dentária, sorriso gengival, dentes tortos, gengivite e mau hálito. 
Frequentes crises respiratórias devem ser acompanhadas tanto por um médico quanto por um ortodontista, já que poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e arcada dentária.
De acordo com especialistas, o crescimento ideal do rosto das crianças é bastante influenciado por uma boa respiração nasal.
A utilização de acompanhamentos e aparelhos ortodônticos pode evitar tratamentos cirúrgicos. Eles podem estimular o crescimento facial e ampliar os seios nasais, favorecendo a respiração.
O sistema respiratório e a cavidade oral podem estabelecer uma relação direta que implica em uma porta de entrada dos microorganismos para o nosso corpo, causando infecções.
Casos clínicos
A Cianose (pele com cor azulada) que é observada em indivíduos com baixa concentração de oxigênio poderá chamar a atenção de profissionais durante o atendimento odontológico, pois geralmente o palato e os lábios tornam-se acinzentados.
Pacientes com distúrbios respiratórios demandam cuidados especiais, pois o centro respiratório e mastigatório encontra-se no sistema nervoso central (Bulbo) e poderá ser deprimido através de fármacos de uso rotineiro na clínica odontológica.
Referências bibliográficas
http://educacao.globo.com/biologia/assunto/fisiologia-humana/respiracao.html
http://www.infoescola.com/fisiologia/respiracao/
http://www.jornaldosite.com.br/arquivo/anteriores/ivan/artivan49.htm
https://prezi.com/9yxt2z6-gh4-/sistema-respiratorio-e-a-odontologia/
Grupo:
Adrielly
Alan
Alexsandro
Ana Cláudia
Bárbara 
Daniel 
Heryck
Jane Karla

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes