Buscar

SEMANA 03 FIL

Prévia do material em texto

SEMANA 03
Caso 1 - O papel do filósofo na República
1- RESPOSTA: De acordo com o raciocínio de Platão, as formas qualificadas por ele estão associadas às particularidades morais, ou seja, os vícios e as virtudes das classes dirigentes. A pólis possui uma estrutura tripartite, formada por 3 classes sociais: Classe militar; Classe dos magistrados; e a Classe econômica.Contudo, para Platão, os sábios legisladores é que devem governar a pólis, pela sua sapiência, os militares subordinados aos legisladores, que devem defender a cidade. Já em relação à classe econômica também subordinada aos legisladores, devem assegurar à sobrevivência da pólis. Neste sentido, Platão demonstra quatro formas de governos corrompidos, tendo como ponto de partida a Constituição de Estado Ideal – a Aristocracia.
Entende-se, na lógica de Platão, que a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da pólis. A pólis injusta, é aquela na qual o governo encontra-se nas mãos dos proprietários e, naturalmente não pensam no bem comum da cidade, lutando para preservar seus interesses econômicos particulares, ou nos militares que levarão a cidade em estado de guerra constante para contemplar e vislumbrar desejos particulares de honra e glória.
2- RESPOSTA : De acordo com a visão de Platão, Sarah Palin, não se enquadraria como governante de uma sociedade, pois para ele, a “pólis” deveria ser governada por sábios legisladores, intelectuais, pela sua sapiência.
Caso 2 - A relação entre justiça e lei
1. RESPOSTA: Não, pois Platão enuncia as condições da cidade harmoniosa, governada pelo filósofo-rei, personalidade a que governa com autoridade, mas com abnegação de si, para ele atividade do filósofo é a visão e a contemplação (teoria) do mundo das essências, sendo a teoria ou a contemplação, a visão pela alma, no término da ascensão espiritual, da ideia do bem.
2. RESPOSTA : Não, ele não consideraria possível uma regra injusta emanada por um governo popular, pois para ele a virtude é uma qualidade positiva do indivíduo, que faz com que este haja de forma a fazer o bem para si e para os outros. Platão considerava a virtude como inata como uma qualidade que o indivíduo traz consigo, e que não pode ser ensinada, como coragem, justiça e lealdade.
	 Entrega realizada!
	Seu trabalho foi entregue com sucesso.
Trabalho entregue: Caso Concreto 3
Data da entrega: 26/08/2013 12:57
Observações: segue anexo
Arquivo enviado: SEMANA 03.docx

Outros materiais

Perguntas Recentes