Buscar

Terceiro Setor nota 90

Prévia do material em texto

Questão 1/10
A administração pública deve pautar suas condutas conforme os princípios constitucionais previstos no art., caput da Constituição Federal. Nesse art. Constitucional está previsto o princípio da impessoalidade.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito do princípio da impessoalidade:
	
	A
	Nada mais é que o clássico princípio da legalidade, que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum.
	
	B
	Nada mais é que o clássico princípio da finalidade, o qual impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal.
	
	C
	Nada mais é que o clássico princípio da moralidade, afirmando que a administração e seus agentes têm de atuar na conformidade de princípios éticos.
	
	D
	Nada mais é que o clássico princípio da publicidade, não sendo aplicável à admissibilidade ou à lisura do ato administrativo, é, sim, um requisito formal de eficácia posterior.
Questão 2/10
As fundações podem ser classificadas como públicas ou privadas, de acordo com a natureza jurídica pública ou privada do instituidor ou se o Poder Público a matém (Di Pietro, 2002, p. 213). Assim, de regra, se na criação ou na manutenção, direta ou indireta, não houver a participação estatal, a fundação será considerada privada e regulada pela Lei Civil.
Um exemplo de fundações privadas, instituídas pelo poder público são as fundações de apoio às universidades públicas, possuindo algumas características.
Sobre estas características, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I – Exigência de concurso público para admissão de pessoal, abolindo o processo seletivo regimental.
II – Reconhecimento como instituições de ensino e assistência social.
III – Benefício da imunidade tributária do art. 150, VI, “c”, da CF/1988.
IV – Prestação de serviços reconhecida ao autônomo e inexistência de vínculo empregatício com os bolsistas (art. 4º, parágrafo 1º, da Lei nº 8.958/1994).
	
	A
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
Questão 3/10
O que realmente denota a peculiaridade das fundações é a existência de um conjunto de bens, qualificado pela doutrina como “patrimônio personalizado” (Rafael, 1997, p. 128), destinado a uma das finalidades especificadas na Lei Civil.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de “fundações”:
	
	A
	Pessoa física que pode ser criada por dois ou mais indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	B
	Pessoa jurídica que pode ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas não influi em sua natureza.
	
	C
	Pessoa jurídica que deve ser criada por dois indivíduos, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
	
	D
	Pessoa física deve ser criada por um só indivíduo, por ato inter vivos ou causa motis, em que a eventual reunião de pessoas influi em sua natureza.
Questão 4/10
A tônica da relação advinda da regulamentação das Oscip é o “vínculo de cooperação”, ou seja, o estabelecimento de um vínculo de parceria qualificada pela comunhão de esforços para a consecução de um mesmo objetivo – o “interesse público”.
Tais organizações são pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que contêm em seu objetivo social pelo menos uma das finalidades previstas no art. 3º da Lei nº 9.790/1999.
Uma destas finalidades é a promoção da assistência social.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o conceito de assistência social:
	
	A
	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social.
	
	B
	Prestar, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
	
	C
	Prestar, com ou sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela assistência social, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
	
	D
	Prestar, com fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários, bem como as que atuam na defesa de garantia de seus direitos.
Questão 5/10
São consideradas como atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico industrial aquelas realizadas no país, compreendendo: pesquisa básica dirigida, pesquisa aplicada, desenvolvimento experimental e serviço de apoio técnico.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito a seguir:
“Aqueles trabalhos executados com o objetivo de adquirir conhecimentos preexistentes quanto à compreensão de novos fenômenos, com vistas ao desenvolvimento de produtos, processos ou sistemas inovadores”.
	
	A
	Pesquisa básica dirigida
	
	B
	Pesquisa aplicada
	
	C
	Desenvolvimento experimental
	
	D
	Serviço de apoio técnico
Questão 6/10
É um instrumento firmado entre o poder público e as organizações sociais, organizações estas já estudadas, com vistas à formação de parceria entre as partes para o fomento e à execução de atividades relativas às áreas do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico, da proteção e preservação do meio ambiente, da cultura e da saúde.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
	
	A
	Contrato de posse
	
	B
	Contrato de admissão
	
	C
	Contrato excludente
	
	D
	Contrato de gestão
Questão 7/10
Princípio é uma forma de integração das normas jurídicas, conforme o art. 4º do Decreto – Lei nº 4.657, de 04 de setembro de 1942 (Lei de introdução ao Código Civil), no qual, no caso de sua omissão, o juiz poderá utilizar os princípios para julgar uma lide.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o que são os princípios jurídicos:
	
	A
	São aqueles “que aspiram e dão embasamento à criação de toda e qualquer norma, inclusive e especialmente a Constituição, bem como os valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
	
	B
	São aqueles “que aspiram e dão embasamento à criação de, apenas, as normas financeiras, inclusive e especialmente a Constituição. Não influencia valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
	
	C
	Apesar de não dar embasamento à criação de toda e qualquer norma, os princípios jurídicos é o principal agente criador de valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
	
	D
	Apesar de embasar à criação de, apenas as normas administrativas, não pode ser considerado agente criador ou agente com relação ou vínculos aos valores sociais que afetam o sistema e dirigem finalidade”.
Questão 8/10
O procedimento de registro no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) está regulado pela Resolução 31 de 24 de fevereiro de 1999, daquele órgão, determinado ser viável o registro de entidades sem fins lucrativos que promovam determinadas atividades.
Sobre estas atividades, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa correta:
(   ) Proteção à família, à infância, à maternidade, à adolescência e à velhice.
(   ) Amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
(   ) Ações de prevenção, habilitação, reabilitação e integração à vida comunitária de pessoas portadores de deficiência.
(   ) Integração ao mercado de trabalho.
(   ) Assistência educacional ou de saúde.
(   ) Desenvolvimento da cultura.
(   ) Atendimento e assessoramento aos beneficiários da Lei Orgânica da assistência Social e defesa e garantia de seus direitos.A
	F – V – V – V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – V – V – V - F
	
	C
	V – V – V – V – V – V - V
	
	D
	F – F – V – F – V – V - F
Questão 9/10
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir:
Quanto ao termo de _________, ele também é tratado uma forma de transferência voluntária, nos moldes do art. 25 da lei de Responsabilidade Fiscal, conforme o entendimento do Tribunal de Contas da União (Brasil, 2003b, p. 7-8). Tendo em vista essa natureza, muito do regime aplicável aos convênios, no que couber, será aplicável aos termos de _________.
	
	A
	parceria – parceria
	
	B
	posse – admissão
	
	C
	admissão – admissão
	
	D
	posse – parceria
Questão 10/10
Fazendo um apanhado histórico da economia global, é possível perceber basicamente três períodos: um período que teve início nos primórdios comerciais, indo até a concepção de Adam Smith, John Locke e Stuart Mill, quando a humanidade ingressou no segundo período econômico denominado liberalismo e outro terceiro que assiste-se na atualidade, o neoliberalismo.
Sobre as diferenças principais entre o liberalismo e o neoliberalismo, relacione as colunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
1 – Liberalismo
2 – Neoliberalismo
(  ) Na agricultura, promovia um desmantelamento das unidades agrícolas autossuficientes.
(   ) Converteu os camponeses em proletários.
(   ) Prejudica o movimento trabalhista, elimina a legislação social e representa um retorno à fase inicial do liberalismo.
(   ) Estimulou o crescimento das cidades e dos complexos urbano-industriais.
	
	A
	1 – 1 – 2 – 1
	
	B
	2 – 1 – 2 - 1
	
	C
	1 – 1 – 2 - 2
	
	D
	2 – 2 – 2 - 1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes