Buscar

Resumo Ciclo Cardíaco - Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ciclo cardíaco
	O cliclo cardíaco é um ciclo completo de contração e relaxamento do coração, os eventos do ciclo cardíaco ocorrem em uma sequencia específica com finalidades específicas no ciclo. A contração atrial, contração isovolumétrica e enchimento ventricular são as principais partes que vamos descrever a partir de agora.
A contração atrial podemos dizer que é a primeira parte do ciclo cardíaco, pois vem logo após o enchimento atrial. Na cotração, ou a sístole atrial a pressão no átrio aumenta, possibilitando a ejeção rápida do sangue para os ventrículos. A válva Bicuspide se fecha possibilitando o atrio permanecer cheio.
 Na contração isovolumétrica podemos visualizar a primeira Bulha cardíaca, o aumento rápido da pressão no ventrículo e a polarização da membrana cardíaca , o fechamento da válva aortica, aumentando a pressão também dentro dos ventrículos. 
 A ejeção ventricular costiste na contração dos ventrículos para a ejeção de sangue pelas valvas semi-lunares Aorticas e Pulmonares. O volume sistólico (quantidade do sangue no ventrículo) diminui drasticamente e conseguentemente aumenta a pressão em mmHg (milímetros de mercúrio) nas artérias aorticas e pulmonares possibilitando a abertura das valvas semi Lunares e o fechamento das mesmas após a despolarização da membrana do miocárdio na área dos vestrículos (feixes His e fibas de Purkinje).
No relaxamento Isovolumétrico é o periodo em que podemos ouvir a segunda bulha cardíaca, que é o fechamento da válva aortica e pulmonar. A pressão em mmHg diminui drasticamente pois não tem nenhum estímulo elétrico para as contrações do miocárdio consistindo em uma das partes do Período de descanço do Coração com o enchimento das câmaras atriais e vetriculares, pois o coração está relachado e as valvas tricuspides estão abertas, possibilitando o enchimento da base do ventrículo sem nenhum estímulo elétrico, neste períodos também vizualizamos as outras 2 bulhas cardíacas. Após isto temos o inicio do cliclo cardíaco, com a contração atrial e o início daos estímulos elétricos.

Outros materiais