Buscar

2º AVALANDO O APRENDIZADO FUNDAMENTOS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INFANTICÍDIO EM TRIBOS INDÍGENAS: RESPEITO Á CULTURA OU AOS DIREITOS HUMANOS. Por questões de crenças e dogmas tribos indígenas ainda cometem a barbárie de matarem crianças pelos mais diversos meios tais como envenenadas, afogadas, queimadas, enforcadas e enterradas vivas. Em regra é a própria mãe quem deve executar a criança, embora haja casos em que pode ser auxiliada por outros índios. Os motivos que levam uma comunidade indígena a realizar tamanha crueldade variam de tribo para tribo, por motivo de cultura da região onde estão localizadas. Recém-nascidos portadores de deficiências físicas ou mentais, índios que nascem com simples manchas na pele, e os gêmeos são sacrificados, praticamente, em todos os casos surgidos. Algumas etnias acreditam que gêmeos representam o bem e o mal e, desta forma um viria para fazer o bem e o outro para amaldiçoar a tribo, assim, por não saber quem é quem, encerram com a vida de ambos. Outras creem que só os bichos podem ter mais de um filho de uma só vez, diminuindo o homem a condição de animal, ou seja, irracional (Disponível em http://www.webartigos.com). Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais. Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
		
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo. 
	
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos. 
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais. 
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602103751)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com Durkheim, a anomia refere-se à ausência ou inadequação das regras que regulam situações de interação social. Assim sendo:
		
	
	As redes sociais na internet configuram um fato anômico, pois ainda não existe legislação que regule o funcionamento dessas redes. 
	
	A liberdade de expressão artística caracteriza uma situação tipicamente anômica
	
	Os casamentos grupais encontrados em sociedades primitivas são anômicos, pois exprimem ausência de regras morais de conduta.
	
	Nas sociedades industriais a vida econômica sofre de anomia por falta de regras morais que limitem a ambição humana.
	
	Os conflitos ou guerras configuram tipicamente situações de esfacelamento do tecido social, configurando-se, assim, casos de anomia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602814680)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.
		
	
	Busca da complexidade e dualidade  - sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.
	
	Busca da objetividade e neutralidade - sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.
	
	Busca da complexidade e singularidade - sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.
	
	Busca da singularidade e objetividade - sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.
	
	Busca de subjetividade e pluralidade - sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602752685)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Organicismo consiste em:
		
	
	a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico.
	
	a crença de que a relação existente entre as diversas partes que compõem a sociedade é semelhante à relação que guardam entre si os órgãos de um organismo vivo.
	
	a aplicação das ideias evolucionistas às sociedades.
	
	a evolução da morfologia social.
	
	a crença de que os organismos dos indivíduos determinam sua cultura.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602352704)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(Adaptada do Vestibular UFU /1999 ) Durkheim afirma que no estudo dos fatos sociais, o cientista social, ao trabalhar, deve:
		
	
	Romper com o senso comum, através de um rigor analítico, que seria garantido por um método de análise baseado em narrativas mitológicas.
	
	Levar em consideração seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado. 
	
	Manter certa distância e neutralidade em relação aos fatos estudados, resguardando a subjetividade de sua análise. 
	
	Levar em consideração seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado. 
	
	Encarar os fatos sociais como "coisas", isto, como objetos exteriores ao cientista, que devem ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensem ou declarem a seu respeito.

Outros materiais