Buscar

Projeto_em_gestão_da_produção_

Prévia do material em texto

Administração da produção I	
PROJETO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO 
	
	Uma nova ideia de um produto pode partir de um alto executivo, de um funcionário ou até mesmo um cliente. Mas o desenvolvimento do projeto exige o envolvimento de diversas áreas e a análise de várias opções. As empresas costumam formar uma equipe para desenvolver cada projeto. As equipes podem ser constituídas por profissionais de diversas áreas.
	A área de marketing conhece bem as necessidades dos consumidores. Os recursos humanos e financeiros devem ser planejados adequadamente nessa corrida pela inovação e melhoria. A gestão da produção deve reunir os recursos necessários para o processo e adaptá-los a cada mudança. Em resumo, a integração entre as áreas da empresa é fundamental para o sucesso dos projetos. 
	Você já deve ter uma noção do significado da palavra projeto. Você não começaria, por exemplo, a construção de uma casa sem saber se ela terá um ou dois andares. Da mesma forma, não começaria a entrevistar gerentes de empresas para seu trabalho de final de curso sem antes conversar com um professor sobre a proposta de pesquisa. Assim como nesses empreendimentos particulares, o projeto também é muito importante no dia-a-dia das empresas. Não é aconselhável investir alto numa mudança antes de desenvolver um bom projeto.
	O projeto consiste na elaboração de um plano durante um prazo de tempo predeterminado, utilizando recursos específicos, e que visa à satisfação de exigências de um indivíduo ou grupo de pessoas. No caso das empresas, os
indivíduos a serem atendidos pelo projeto são os clientes.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DE PROJETO EM PRODUÇÃO
	O desenvolvimento de projeto é composto de uma seqüência de opções. Quando decidimos construir a casa de um andar estamos abandonando a opção de dois andares. Ao mesmo tempo, estamos abandonando também as opções relativas ao formato da escada e ao tamanho da sacada superior. Assim, a cada opção feita durante o projeto outras opções são eliminadas.
	Ainda no exemplo da casa, imagine quantas variações de cores de tintas poderiam ser utilizadas. A decisão sobre a cor da parte externa da casa não é uma decisão isolada. Ela deverá combinar com a cor do telhado e com o estilo geral da casa. À medida que as decisões sobre as opções do projeto são tomadas, mais perto ficamos daquilo que se tornará o projeto final.
	O tempo que os projetos levam da idéia inicial até a especificação final depende da complexidade do projeto e da agilidade da equipe de desenvolvimento. Porém, durante o desenvolvimento do projeto evolui-se de uma idéia ampla (construir uma casa na rua 13 de fevereiro) até uma especificação final (construir uma casa na esquina da rua 13 de fevereiro com a Jorge Silva, de dois andares, garagem, dois quartos, pintada na cor branca, muro alto e possuindo 180m2).
	Como você percebeu, no exemplo citamos decisões relativas ao produto casa. O construtor ou proprietário não poderá se esquecer do projeto de processo. Ou seja, qual será a equipe de trabalho; de onde virão os materiais e quando eles serão entregues.
	Diante da variedade de opções que surgem durante o desenvolvimento de um projeto e da importância de cada detalhe, existem três critérios de avaliação de projetos que podem ser úteis para as empresas:
• viabilidade;
• aceitabilidade;
• vulnerabilidade.
	A análise de viabilidade de uma opção de projeto consiste em verificar se a empresa tem condições de reunir os recursos necessários para realizá-la. Uma montadora de automóveis pode até conhecer a técnica para fabricação de um carro elétrico, mas deve se perguntar se a fábrica brasileira tem condições de viabilizar a produção deste tipo de automóvel. Portanto, analisar a viabilidade significa responder à questão: podemos fazer?
	Como estamos estudando projetos voltados para o negócio da empresa, todos os gerentes e acionistas esperam que a especificação final do projeto traga resultados no futuro. Esses resultados poderão advir de um aumento das vendas. Para isso, os gestores responsáveis pelo projeto devem considerar a aceitabilidade de cada opção de projeto.
	Por exemplo, se a fábrica brasileira puder fabricar automóveis movidos à eletricidade, ainda será preciso verificar qual seria a qualidade do desempenho desse veículo nas estradas e o preço pelo qual ele seria oferecido ao consumidor final. Enfim, a análise de aceitabilidade leva em consideração o retorno de cada opção do projeto.
	A vulnerabilidade se refere aos riscos que a empresa corre se o projeto fracassar (se algo der errado). Em alguns casos isso pode fazer com que os produtos e processos da concorrência tornem-se mais avançados que aqueles desenvolvidos pela empresa. É possível até que alguma idéia sobre um projeto interrompido seja levada para a concorrência. 
As características-chave de uma operação, determinante para a natureza das atividades do projeto, estão relacionadas ao volume e a variedade dos seus outputs.
	O volume e a variedade influenciam em muitos aspectos da atividade de seu projeto, incluindo a ênfase que é dada sobre o projeto do produto / serviço ou o projeto de processo, as políticas de localização que se escolhem, a padronização de seus produtos e serviços, sua escolha da tecnologia de processo, a natureza de seu arranjo físico e de seu fluxo, assim como as habilidades necessárias ao pessoal envolvido no processo produtivo.
TIPOS DE PROJETOS EM MANUFATURA E EM SERVIÇOS	
	São diferentes termos usados para identificar os processos nos setores de manufatura e serviços.
	Na manufatura, esses tipos são:
-Processo de projeto: lidam com produtos discretos e, geralmente, customizado. Apresentam baixo volume e alta variedade como características. Exemplos: Construção de navio, produção de filmes etc.
-Processos de jobbing: também lidam com variedade muito alta e baixo volume. Contudo, difere do processo de projeto, uma vez que seus recursos de operação são compartilhados com diversos outros. Exemplos: Alfaiates que trabalham por encomenda, gráfica que produz ingressos para evento social local, etc.
-Processos em lotes ou bateladas: quando são produzidas grandes quantidades, com produtos familiares e repetitivos. O processo em lotes pode ser baseado em uma gama mais ampla de níveis de volume e variedade do que outros tipos de processos. Exemplos: Produção de alguns alimentos congelados, produção de roupas, etc.
-Processos de produção em massa: são os que produzem bens em alto volume e baixa variedade, em termos dos aspectos fundamentais do projeto do produto. Em outras palavras, as variações não afetam o processo básico da produção. Exemplos: fábrica de automóveis, fábrica de engarrafamento de cerveja, etc.
-Processos contínuos: operam em maiores volumes e menor variedade que os de produção em massa. Às vezes, são literalmente contínuos no sentido de que os produtos são inseparáveis, e produzidos em fluxo ininterrupto. Exemplos: refinarias de petróleo, siderúrgicas, etc.
Os tipos de processos em operações de serviços são:
-Serviços profissionais: esses serviços proporcionam altos níveis de customização, e o processo do serviço é altamente adaptável para atender às necessidades individuais dos clientes. Exemplos: Consultores de Gestão, advogados, arquitetos, cirurgiões, etc.
-Serviços de massa: são serviços que compreendem muitas transações de clientes que envolvem tempo de contato limitado e pouca customização. O pessoal, em geral não profissional, provavelmente tem uma divisão do trabalho estabelecido anteriormente. Exemplos: supermercados, repartição pública, etc.
-Lojas de serviços: o nível de volume de atendimento e a customização fica posicionado entre os serviços profissionais e os serviços de massa. Os funcionários têm algum treinamento e podem aconselhar o cliente. O cliente está essencialmente comprando um produto relativamente padronizado, mas será influenciado pelo processo de venda, que pode ser customizado no sentido deque as necessidades dos clientes individuais são diagnosticadas e atendidas, dentro da gama de produtos da operação. Exemplos: Bancos, lojas especializadas, restaurantes, escolas, etc. 
Projeto de produtos e serviços
Objetivo: Projetar produtos e serviços que satisfaçam as necessidades atuais e futuras dos consumidores.
	
	Fonte: Administração da Produção – Nigel Slack	
O que é projetado em um produto ou serviço?
	Vamos considerar três aspectos em todos os produtos e serviços:
	
	- Conceito;
	- Pacote de produtos e serviços;
	- Processo.
Conceito: Quando os clientes compram um produto ou um serviço, esperam receber um conjunto de benefícios que atendam suas necessidades e expectativas. É a forma como os produtos e serviços são percebidos pelos clientes.
EX: 
	Máquina de lavar roupas:
	-um gabinete atraente;
	-que caberá em um espaço normalmente disponível na área de serviço de casas e apartamentos;
	-proporcionará os meios de limpar roupas;
	-durante um longo período de tempo;
	-conforto da própria casa do consumidor.
Pacote de produtos e serviços: A maior parte das operações produtivas, se não todas, produz uma combinação de produtos e serviços. Esta combinação é chamada de “pacote”. Alguns dos produtos ou serviços são essenciais, isto é, são fundamentais para a compra e não poderiam ser removidos sem destruir a natureza do pacote. Outras partes servem para melhorar o pacote , são chamadas de bens e serviços de apoio.
Processo: É a definição do relacionamento entre os componentes do projeto. O processo inerente ao projeto do produto ou serviço é o mecanismo pelo qual torna-se possível que este produto ou serviço desempenhe sua função e realize o conceito original.
ETAPAS DE PROJETO
	Ao projetar um produto ou serviço, em geral, é seguida uma seqüência de 5 etapas:
	
																																																						
	O resultado desta sequência será a especificação bem detalhada do produto ou serviço.
Geração do Conceito
	As idéias para conceitos de novos produtos e serviços podem vir de fontes internas ou externas:
 Fontes internas				 Fontes externas
�
	Os clientes podem opinar através dos serviços de atendimento ao cliente, ou também, entre outras formas, participando de uma pesquisa de mercado. Neste caso, a área de marketing terá uma participação fundamental.
	As boas idéias podem vir também dos fornecedores, ou até mesmo dos concorrentes. 
	No âmbito interno, podemos encontrar, em algumas empresas, a área de Pesquisa e desenvolvimento, setor dotado recursos como laboratórios, engenheiros e equipamentos especiais para pesquisa. Esse setor é voltado para a geração e desenvolvimento de novos produtos ou novas oportunidades através da pesquisa.
	Os funcionários que atuam no contato direto com o cliente ou no dia-a-dia da operação produtiva, também podem ter muito colaborar para o surgimento de novas idéias.
	Internamente a área de marketing pode utilizar seu conhecimento sobre as necessidades e expectativas dos consumidores e contribuir com novas idéias para a geração de conceitos de produtos e serviços.
	As idéias não significam a mesma coisa de conceito. Idéias são transformadas em conceito. Estes são declarações que englobam a idéia com sua forma, função, propósito e benefícios. 
 Fonte: Administração da Produção – Nigel Slack
Triagem do conceito
	Nem todos os conceitos terão condições de passarem para a fase seguinte das etapas de um projeto de produtos e serviços. Eles deverão passar por um processo de seleção em que serão levados em consideração os três critérios de avaliação de projetos, já vistos anteriormente: Aceitabilidade, Viabilidade e Vulnerabilidade.
	Segundo Slack, estas são algumas questões típicas de avaliação sobre marketing, produção e finanças.									 
Fonte: Administração da Produção – Nigel Slack
Projeto Preliminar
	Tendo gerado um conceito de produto ou serviço aceitável para as diversas partes de uma organização, a próxima etapa é criar o projeto preliminar.
	Esta etapa deve resultar na especificação dos produtos e serviços, assim como na definição dos processos necessários para sua transformação.
	
Especificar os componentes do pacote de produtos e serviços
	A primeira tarefa é definir exatamente o que será necessário no produto ou serviço; ou seja, especificar os componentes e a ordem que serão utilizados, assim como a lista de materiais com suas quantidades para construir um pacote de produtos e serviços.
	
Definir os processos para criar o pacote
	Esta etapa vai especificar como os processos reunirão os vários componentes para produzir o produto e serviço final. Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer a especificação dos processos, podemos citar as folhas de roteiro, os fluxogramas etc. 
Avaliação e melhoria do projeto
	Esta etapa da atividade de projeto vai considerar o projeto preliminar e verificar se existe possibilidade de ser melhorado antes de ser testado no mercado.
	Podemos utilizar três conceitos para avaliar e melhorar o projeto preliminar:
	- O desdobramento da função qualidade;
	- A engenharia de valor;
	- O método Taguchi.
	O desdobramento da função qualidade procura assegurar que o projeto final realmente atenda as necessidades dos clientes. Vai verificar se os clientes foram considerados desde a geração do conceito.
	O objetivo da engenharia de valor é evitar qualquer custo supérfluo e tentar reduzir os necessários, antes de produzir o produto ou serviço.
	Quando o produto ou serviço já foi iniciado, o processo utilizado para redução de custos é chamado de análise de valor.
	Os programas de engenharia de valor, geralmente, são conduzidos por equipes de projetos compostas de projetistas, especialistas de compras, gerentes de produção e analistas financeiros.
	O método Taguchi consiste em submeter o produto ou serviço a condições adversas, a fim de testar sua robustez. O fundamento da idéia é que o produto ou serviço deveria conseguir manter seu desempenho mesmo em condições extremas. Após ser testado, um produto pode sofrer readequações com o objetivo de se tornar mais resistente.
Protótipo e projeto final
	O protótipo serve para testar o produto sob condições reais de operação, levando em conta o desempenho técnico e o desempenho de mercado.
	Protótipos de produtos podem incluir modelos de isopor, papelão, argila e em computador, por exemplo.
	Os de serviços podem compreender soluções em computador, mas também a implementação real do serviço em escala-piloto.
	Visando testar o desempenho mercadológico do produto, um modelo mundial de automóvel pode ser lançado inicialmente em apenas um país ou região.
PROJETO INTERATIVO
	É o ato de fundir o projeto de produtos / serviços e o projeto de processos.
	A maior vantagem está na redução do tempo utilizado na atividade projeto. Esta redução ocasiona maior competitividade à empresa, assim como diminui os custo de projeto e antecipa as receitas referentes ao novo produto ou serviço.
Geração de Conceito
Marketing
Clientes
Fornecedores
Concorrentes
Funcionários
P & D
-Conceito
-Pacote	Especificação 
-Processo	de produto ou serviço
Protótipo e Projeto Final
Avaliação e Melhoria
Projeto Preliminar
Triagem
Geração do Conceito
�PAGE �

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes