Buscar

Avaliação na Prática Docente

Prévia do material em texto

QUESTÃO1
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]Avaliação da aprendizagem na formação de professores: da relação professor e aluno 
I. ( ) Além de possibilitar a identificação do nível de desempenho, de rendimento e de produção do aluno, a avaliação ainda imprime qualidade no relacionamento entre professor e aluno.
II. ( ) O diálogo entre mestre e aluno permite esclarecer valores imanentes ao conhecimento, com vistas ao encaminhamento das potencialidades do aluno.
III. (  ) Na relação professor e aluno, compete ao professor considerar e a valorizar mais as limitações dos alunos, do que suas próprias potencialidades.
IV. ( ) Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, a oportunidade ímpar de refletir sobre a prática pedagógica docente e sobre a construção da aprendizagem pelos alunos.
C/V, V, F, V 
QUESTÃO 2
Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias a respeito do mundo.Avaliação planejada, aprendizagem consentida: 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a educação infantil, segundo Both (2008) leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. ( ) A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
II. ( ) A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
III. ( ) A etapa educacional da crianças, dos 0 aos 3 anos, é denominada, pela legislação educacional brasileira como educação básica, pois, considera-se como uma educação que se basta em si mesma.
IV. ( ) A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
C/V, V, F, V
QUESTÃO3
[...] um teste não avalia um aluno, mas oferece dados sobre o seu desempenho. Esse desempenho que pode ser qualificado (avaliado), subsidiando uma tomada de decisão sobre o que fazer a partir dessa avaliação.Avaliação da aprendizagem: De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, como deve ser a relação entre a avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada?
E/A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados
 na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo
 ao bom desempenho da aprendizagem dos alunos.
QUESTÃO 4
[...] devemos considerar primeiramente que toda proposta de avaliação está vinculada a uma proposta pedagógica. Isso porque avaliar é parte do fazer pedagógico, não é algo que se possa fazer sem levar em conta o que se ensina e a forma como se ensina. Avaliação Educacional. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, qual o processo de avaliação na etapa da educação infantil?
C//A avaliação deverá ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, sem o objetivo de promoção, mesmo para o ensino fundamental.
QUESTÃO 5
O que atualmente se chama de portfólio já foi conhecido por diversas denominações no meio acadêmico, como dossiê do professor, auto-relato do docente, pasta ou arquivo de aula ou simplesmente caderno de resumo.. Avaliação planejada, aprendizagem consentida 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do portfólio no processo de avaliação da aprendizagem, leia as 
I. ( ) O portfólio é um do instrumentos que mais contribuem para a avaliação de desempenho, tanto do aluno como do professor.
II. ( ) Pode-se utilizar o portfólio para autoavaliação de desempenho do processo de aprendizagem.
III. ( ) Trata-se de uma apresentação oral para o público, que possibilita a transmissão das informações pesquisadas, contribuir para a aprendizagem do ouvinte e do expositor.
IV. ( ) O portfólio inclui material sobre trabalhos, relatórios, resultados de prova, exames, autoavaliações dos alunos.C//V, V, F, V
 QUESTÃO 6
A educação se torna um ato de depositar, em que os educadores são depositários e o educador o depositante. Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. 
De acordo com Freire e com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro base, o que a educação bancária privilegia?
D//O aluno passivo ao receber o conhecimento;
Nesta aldeia global, o professor ainda se considera um ser superior que ensina a ignorantes. Isso forma uma consciência bancária (expressão usada por Paulo Freire) – o aluno recebe passivamente os conhecimentos, tornando-se um depósito do professor. (P. 46). 
 
QUESTÃO 7
A aprendizagem não linear tem como fundamento ser uma experiência algo pessoal de cada indivíduo, tais situações peculiares são responsabilidade do aluno no desenvolvimento da sua aprendizagem.
Com relação a essa responsabilidade, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Em seguida, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(   ) No desenvolvimento da aprendizagem não sequencial, a responsabilidade de dominar o assunto é totalmente do professor. 
(   ) O professor oferece orientação para o aluno e determina o nível de domínio que ele precisa ter. 
(   ) Na aprendizagem não linear, o aluno é responsável por dominar o assunto, seguindo uma rota que ele mesmo determina. 
(   ) A  pedagogia centrada no aluno é  mais efetiva que a pedagogia centrada no professor.A// F – V – V – V
Em contraste aos modelos de aprendizagem linear nos quais os alunos seguem uma rota rígida o desenvolvimento da aprendizagem não linear transfere a responsabilidade do domínio do assunto para o aluno. (p. 30 - 31)
Questão 8
Considerando que a aprendizagem é uma experiência pessoal e a EaD proporciona essa aprendizagem não linear, sendo que essa modalidade a distância e os diferentes suportes tecnológicos permite que a forma de aprender não linearmente seja contemplada. Quanto a essa forma de aprender, analise as proposições abaixo e selecione a alternativa que contém as afirmações corretas.  
I. Cada aluno tem conhecimento inicial, estilo de aprendizagem e habilidades diferentes uns dos outros. 
II. A aprendizagem é um sistema de auto-organização não linear em que o todo é mais do que a soma das partes. 
III. Um programa educacional eficaz desconsidera a existência da aprendizagem não linear.
IV. Diferentes suportes tecnológicos e materiais didáticos interativos são necessários à aprendizagem não linear. B// As proposições I, II e IV estão Um programa educacional deve considerar a aprendizagem não linear muito importante para a aprendizagem. (p.30)
Questão 9
A UFPR criou um centro para a EaD e iniciou a preparação dos professores para a docência nessa modalidade com um curso de 180 horas para a preparação de tutores. A respeito dos esforços da UFPR no intuito de implementar a EaD nos processos educacionais da instituição, analise as proposições e selecione a alternativa que contém os itens corretos. 
I. Instituiu o primeiro Centro Virtual de Estudos Clássicos do mundo a oferecer cursos inteiramente on-line.
II. Esse centro não tinha como objetivo promover também cursos e eventos sobre a Antiguidade Clássica. 
III. Instituiu o Núcleo de Educação a Distância (Nead), vinculado à pró-reitora de graduação da UFPR. 
IV. O Núcleo de Educação a Distância (Nead), criado pela UFPR, é responsável pela formaçãoprofessores especialistas em EaD.
C//As proposições I, III e IV estão corretas.Esse centro tinha como objetivo, também, promover cursos e eventos sobre a Antiguidade Clássica. (p. 63)
Questão 10
A preocupação com a formação dos professores em relação às tecnologias é evidente em muitos autores. Leia o fragmento a seguir, do artigo de Cecílio e Santos, que demonstra esta preocupação:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica, porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. O que é possível considerar em relação à falha de MÉTODO? A// Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
Como falha de Método, Moura qualifica a circunstância de que os cursos sobre tecnologias não deveriam limitar-se apenas à aprendizagem progressiva da informática, mas incluir o estudo das capacidades cognitivas envolvidas na construção do conhecimento com auxílio do computador. (p.79)
 Questão 11
Analise a citação a seguir extraída do livro base da disciplina:  “A comunicação interativa antecipa o que o outro pode questionar e dialoga com ele, instigando-o a formular questões que, mesmo que não sejam respondidas por causa da distância física, suscitarão um movimento para a busca das respostas.” (CORTELAZZO, 2009, p. 29). 
Com base nessa citação, sobre a comunicação interativa, analise as proposições, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Em seguida, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. 
(   ) Na interação social comunicativa intencional, é desnecessária a proatividade dos participantes. 
(   ) Quando a vontade de todos os envolvidos está presente no processo de ensino e aprendizagem, é atingida a efetividade da comunicação interativa. 
(   ) O contexto da interação social é o da pesquisa, do projeto e da colaboração.
(   ) No espaço  virtual, as redes eletrônicas permitem que a comunicação aconteça entre pessoas em espaços físicos diferentes e no tempo em que cada uma delas esteja disponível. A//F – V – V – V 
Questão 12
Léa defende a disseminação de softwares livres, sem custo e de fácil acesso pela internet. Consultora de programas federais que visam ampliar a inclusão digital nas escolas brasileiras, a professora pede mais seriedade à classe política:
"Os projetos são iniciados e interrompidos periodicamente, pois as sucessivas administrações não se preocupam em dar suporte e continuidade a eles”.  
O que a senhora diria a um professor que nunca usou um computador e precisa incorporar essa ferramenta em sua rotina de trabalho? 
 Que não tenha medo de errar nem vergonha de dizer "não sei" quando estiver em frente a um micro. O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos. O professor só vai descobrir isso quando se deixar conduzir pela curiosidade, pelo prazer de inventar e de explorar as novidades, como fazem as crianças. 
A partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, observou-se a necessidade do professor inserir-se neste universo digital. Analise as proposições a seguir, em relação à inclusão digital do professor, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.(....) Ligar e desligar um equipamento para utilizá-lo em sala de aula já é uma verdadeira inclusão digital do professor.
II.(....) O professor precisa entender que o uso das tecnologias tem grandes possibilidades, que estão diretamente relacionados à presença das tecnologias na escola.
III.(....) É necessário que o professor compreenda que a boa utilização das tecnologias na educação pode oportunizar novas formas de pensar o currículo.
IV.(....) É importante que o professor perceba a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática.
D// F,F,V,V
Apenas saber ligar e desligar um equipamento não implica uma verdade inclusão digital. Para ser considerado incluído, é necessário que o professor compreenda que: ~uma boa utilização das tecnologias na educação pode propiciar a criação de novas formas de relação pedagógica, de novas formas de pensar o currículo e, portanto, pode também conduzir a mudanças no ambiente escolar; ~o uso das tecnologias na educação tem um potencial enorme, que não está diretamente relacionado à presença da máquina, mas, sim, à do professor que firmou um compromisso com a pesquisa, com a elaboração própria, com o desenvolvimento da crítica e da criatividade, superando, assim, a cópia, o mero ensino e a mera aprendizagem. Nesse sentido, é necessário que o professor entenda a tecnologia como um instrumento de intervenção na construção da sociedade democrática, que se contrapõe a qualquer tendência que a direcione ao tecnicismo, à coisificação do saber e do ser humano (P.49-50)
Questão 13
 I. A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola.
 Porque
II. A escola poderá manter-se, desta forma, como único caminho para o acesso à informação e construção do conhecimento
B// A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
A assertiva I está correta, pois as autoras do livro-base concordam com Bastos quando diz que a presença da tecnologia em todos os setores da sociedade constitui um dos argumentos que comprovam a necessidade de sua presença na escola e, também, na formação de um cidadão competente quanto ao seu instrumental técnico, mas, principalmente, no que se refere à interação humana e aos valores éticos (P. 22). 
A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I porque ela afirma que a escola é o único caminho que possibilita o acesso à informação e as autoras do livro-base afirmam que “no cotidiano do indivíduo do campo ou do urbano, ocorrem situações em que a tecnologia se faz presente e necessária. Assumimos, então, educação e tecnologia como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito à construção de conhecimento, preparando-o para que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, operacionalizá-los e desenvolvê-los”.(P.23)
QUESTÃO
Reflita sobre a educação a partir de um fragmento do pensamento de Carlos Brandão (1981) sobre educação, citado por Libâneo:
Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é ínica prática, e o professor profissional não é o seu único praticante.  Agora, a partir dos conteúdos apresentado nas aulas e no livro-base, analise as sentenças a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação à educação:
Reflita sobre a educação a partir de um fragmento do pensamento de Carlos Brandão (1981) sobre educação, citado por Libâneo:
Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que elaacontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é ínica prática, e o professor profissional não é o seu único praticante. 
 I.(   ) A educação pode acontecer em diferentes espaços: em casa, na rua, na igreja, na escola.
II.(   ) Por meio da educação a cultura de uma sociedade é difundida.
III.(  ) Tecnologia e educação são ferramentas que podem oportunizar ao sujeito a construção do conhecimento.
IV.(   ) É preciso considerar que a educação acontece somente no espaço da escola.
V.(  ) Algumas pessoas deixam de ser atingidas pela educação por morarem em pequenas cidades.
C// V,V,V,F,F As afirmativas I,II e III são verdadeiras .Comentários: Quando nos referimos à educação, queremos expressar nosso entendimento de que ninguém
 
 QUESTÃO
Nos anos 90, novas tecnologias passaram a ser utilizadas na Educação a Distância e alguns fatores favoreceram a expansão dessa modalidade de ensino, entre os quais:
 I.    O acesso on-line, salas de bate-papo, fóruns de discussão e teleconferências. 
II.    Videoconferências por satélite ou serviços disponíveis pela internet. 
III.    Os computadores bem como a internet não contribuem para a expansão da EaD. 
IV.    Serviços disponíveis pela internet como correio eletrônico, listas de discussão e transferência de arquivos.
B// As proposições I, II e IV estão corretas.
O advento do computador e da internet foram indispensáveis à expansão da EaD e sem eles as limitações à interação entre professores e alunos seriam imensas como no passado recente em que todo tipo de interação se fazia por meio de correio ou telefone. Deve-se considerar que os computadores, bem como a internet, não são
QESTÃO
[...] um teste não avalia um aluno, mas oferece dados sobre o seu desempenho. Esse desempenho que pode ser qualificado (avaliado), subsidiando uma tomada de decisão sobre o que fazer a partir dessa avaliação.De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, como deve ser a relação entre a avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada?E// A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados
 na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo
 ao bom desempenho da aprendizagem dos alunos.

Outros materiais