AVALIANDO O APRENDIZADO PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
11 pág.

AVALIANDO O APRENDIZADO PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO


DisciplinaPsicologia da Comunicação482 materiais2.145 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1.
		Edgar Morin afirma que "a cultura define a identidade individual e a social, não só por sua própria imagem, mas também por oposição à da cultura estrangeira". A partir deste conceito, podemos então admitir que:
	
	
	
	
	
	As sociedades humanas possuem especificidades que são responsáveis por seus modelos socioeconômicos.
	
	
	As relações entre diferentes sociedades dependem fundamentalmente da identificação ou oposição de seus valores, conceitos e ideologias.
	
	 
	A identidade individual dos membros de um grupo é constituída a partir das diferenças culturais entre a pessoa e sua comunidade.
	
	
	A cultura de um grupo interfere tanto nas características da própria sociedade quanto nas características de grupos estrangeiros.
	
	 
	A identidade social dos membros de um grupo é constituída e reforçada pelos seus códigos culturais e pela comparação com os códigos culturais estrangeiros.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Com o passar do último século, o trabalho e a estrutura organizacional sofreu mudanças grandiosas. O que era uma estrutura rígida e hierarquizada foi substituído por um trabalho em equipe, onde os processos organizacionais tornaram-se mais dependentes da tecnologia, que por sua vez evoluiu numa velocidade ímpar. Esta mudança exige da organização uma capacidade organizacional para poder se adaptar às novas estruturas, é necessário desenvolver uma capacidade que seja contínua de adaptação à mudança. A mudança é a transição de uma situação para outra diferente, a qual implica em novos caminhos, novas soluções, novos valores. Nesta mudança estão inserido os fatores internos e externos que geram continuas modificações organizacionais, quais são estes fatores internos e externos que influenciam na mudança organizacional:
	
	
	
	
	
	Os fatores internos influenciam as organizações através de novos objetivos organizacionais, novas políticas gerenciais, diferentes tecnologias, novos métodos e processos de operação e novos produtos e serviços. Os fatores externos influenciam as organizações através de modificações tecnológicas, econômicas, ambientais, políticas, sociais, culturais e legais (macroambiente), e também através de seus clientes, fornecedores, agentes reguladores (microambiente).
	
	 
	Os fatores internos influenciam as organizações através de modificações tecnológicas, econômicas, ambientais, políticas, sociais, culturais e legais (macroambiente), e também através de seus clientes, fornecedores, agentes reguladores (microambiente). Os fatores externos influenciam as organizações através de novos objetivos organizacionais, novas políticas gerenciais, diferentes tecnologias, novos métodos.
	
	 
	Os fatores internos influenciam a organização através de uma mudança linear e contínua, que envolve alterações nas características dos sistemas sem causar quebras em aspectos chave para a organização. Fatores externos influenciam como uma mudança linear e contínua. Não implicando nas mudanças fundamentais nas pressuposições dos funcionários sobre o ambiente e sobre aspectos que podem causar melhorias na empresa.
	
	
	Os fatores internos influenciam as organizações através de objetivos antigos da organização, políticas gerenciais, tecnologias antigas, novos métodos e processos de serviço. Os fatores externos influenciam as estratégias de mudança que obtenham sucesso e envolva a compreensão e aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo.
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta.
	
	
	
		3.
		Chamamos de Comportamento Social ao:
	
	
	
	
	
	Conjunto de condutas e posturas que realizamos em sociedade, porém não na vida privada.
	
	 
	Comportamento produzido em função do outro, ou em função das expectativas sociais das pessoas.
	
	
	Padrão de condutas aprendido para as normas de convivência social, como boas maneiras e etiqueta.
	
	
	Comportamento decorrente das interações grupais, nos quais o sujeito busca a aprovação no grupo.
	
	 
	Comportamento gerado a partir de reações a estímulos sociais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Dentre os comportamentos naturais de organização social, temos a chamada "cooperação social". Este processo, existente na grande maioria dos animais sociais se caracteriza especificamente:
	
	
	
	
	
	Pela conjugação de forças entre os membros mais frágeis de modo a se protegerem dos membros dominantes do grupo.
	
	
	Pela interação afetiva existente entre parceiros de um grupo de modo a que possa haver acasalamentos e a consequente manutenção da espécie.
	
	 
	Pelo processo no qual cada membro exerce uma função específica de modo a que todas as necessidades do grupo sejam supridas.
	
	
	Pelo fato de todos do grupo atuarem de modo a que um possa ser beneficiado quando este estiver necessitando.
	
	 
	Pela existência de comportamentos nos quais o grupo se une para a produção de uma ação que traga benefício para todos os membros.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O aspecto intrínseco à natureza orgânica das espécies e que determina a forma de organização de suas coletividades é o aspecto:
	
	
	
	
	
	Econômico
	
	 
	Social
	
	
	Cultural
	
	
	Biológico
	
	
	Ideológico
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Há uma distinção clara entre a Psicologia Social e a Sociologia. Para esta última, o objeto de estudo é o grupo como um todo, enquanto que o objeto de estudo da Psicologia Social é:
	
	
	
	
	
	as diferenças de valores, atitudes e comportamentos entre povos de diferentes países
	
	
	o inconsciente
	
	 
	o indivíduo em interação com outros indivíduos no interior dos grupos
	
	
	o comportamento de pessoas que apresentam patologias
	
	
	a percepção
	 Gabarito Comentado
	
		1.
		"Pelo ______, o empregado deixaria de comparecer ao trabalho em um belo dia ensolarado, dedicando-se a uma aprazível atividade de lazer: uma pescaria, um surfe, uma caminhada. O _____ aconselharia prudência e buscaria uma oportunidade adequada para essas atividades. O _____ diria ser inaceitável faltar com um compromisso assumido, por exemplo, com o supervisor ou colegas de trabalho". (Fiorelli, 2004) Os três sistemas da personalidade (Id, Ego e Superego) não devem ser considerados como fatores independentes que governam a personalidade. Assinale a opção que preenche as lacunas do texto na sequência, considerando a Estrutura da Personalidade proposta pela Psicanálise.
	
	
	
	
	
	Ego - Superego - Id.
	
	 
	Id - Ego - Superego;
	
	 
	Superego - Consciente - Inconsciente;
	
	
	Id - Inconsciente - Ego;
	
	
	Ego - Consciente - Superego;
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A psicanálise foi criada por Sigmund Freud, seu método de investigação é a associação livre e tem como objeto de estudo:
	
	
	
	
	
	a percepção;
	
	
	a sexualidade;
	
	
	o comportamento;
	
	
	o consciente;
	
	 
	o inconsciente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Na 2ª TÓPICA de Freud onde estabelece as estruturas que irão compor a Psicanálise (personalidade), O EU, estrutura central e mais consciente da personalidade, que visa satisfazer os desejos do ID sem produzir conflitos com o SUPEREGO é chamado:
	
	
	
	
	
	id
	
	
	inconsciente
	
	
	superego
	
	 
	consciente
	
	 
	ego
	
	
	
		4.
		Freud desenvolve a TEORIA DO RECALQUE, que funcionará como base para a criação de seu primeiro esquema dos componentes da vida psíquica. Em sua 1ª Tópica tudo o que a pessoa sabe sobre si, seus motivos e suas condutas é chamado:
	
	
	
	
	 
	pré-consciente
	
	
	inconsciente