Buscar

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO CAUCAIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
A bandeira de Caucaia foi criada em 1972 pelo Prof. Maurício Braga Gadelha e seu desenho consiste em um retângulo dividido em treze faixas horizontais. A faixa horizontal central é vermelha e possui largura igual a 1/2 da largura total da bandeira. Na parte superior e inferior há seis faixas horizontais alternadas, nas cores pretas e brancas. Na parte superior a primeira faixa, de cima para baixa, é branca e na inferior a primeira é preta
*
*
Sobre a faixa vermelha está um círculo branco no qual está inserido o mapa do município em cor vermelha. No mapa há três elementos: do lado direito há o monumento do Cruzeiro, à esquerda a palavra CAUCAIA, em letras não serifadas brancas contornadas de preto, e seis estrelas brancas espalhadas pelo mapa que indicam os distritos que compõem o município.
*
*
Em divisão territorial datada de 31-12-1968, o município é constituído de 6 distritos: Caucaia, Catuana, Guararu, Mirambé, Sítios Novos e Tucunduba. Pela Lei Municipal n.º 555, de 06-04-1991, é criado o distrito de Bom Princípio e anexado ao município de Caucaia. (Caucaia (ex-Soure), Cauípe, Guararu (ex-Primavera), Mirambé (ex-Taquara), Sítios Novos e Tucunduba Pela Lei Municipal n.º 549, de 05-03-1990, é criado o distrito de Jurema e anexo ao município de Caucaia. Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 8 distritos: Caucaia, Bom Princípio, Catuana, Guararu, Jurema, Mirambé, Sítios Novos e Tucunduba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
*
*
	O monumento do Cruzeiro é uma construção histórica localizada no adro da Igreja Matriz dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres, sendo uma alusão à missão jesuíta que fundou a cidade. Sua data de construção não é exatamente conhecida, mas sabe-se que foi reformado em 1922 na comemoração do centenário da independência do Brasil, sendo desde então, um dos símbolos do município.
*
*
Caucaia agora está adotando o novo brasão em seu município. Como o mesmo é a representação do município em bandeiras, vestuários, prédios públicos, entre outras peças, temos que estuda-lo. 
*
*
 A heráldica refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos. As origens da heráldica remontam aos tempos em que era imperativo distinguir os participantes das batalhas e dos torneios, assim como descrever os serviços por eles prestados e que eram pintados nos seus escudos. No entanto, é importante notar que um brasão de armas é definido não visualmente, mas antes pela sua descrição escrita, a qual é dada numa linguagem própria – a linguagem heráldica.
*
*
O novo brasão passa a ser composto por quatro elementos: 1.1 O Geográfico; 1.2 Monumento do Cruzeiro; 1.3 Pena Indígena; 1.4 Data Histórica. 
*
*
No geográfico, o mapa do município aparece como elemento central, destacando as riquezas naturais de Caucaia e seus três climas e paisagens: o Litoral (jangada e o mar), Serra (montes e sol no horizonte) e Sertão (mato queimado em referência ao significado do nome da cidade e a carnaúba).
*
*
O monumento do Cruzeiro, faz alusão à missão jesuíta que fez de Caucaia um dos primeiros núcleos de colonização do Ceará e simboliza a religiosidade do nosso povo. Trata-se de um monumento histórico colocado no adro (terreno em frente) a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. 
*
*
A pena indígena faz referência aos primeiros habitantes do município: os índios Caucaia (Tapebas). 
*
*
A data histórica é a identificação da fundação do município (15 de Outubro de 1759). 
*
*
Foram utilizadas ainda as cores da Bandeira do Município para compor o brasão, são elas: prata ou branco (pureza, integridade, firmeza e obediência), vermelho (vitória, fortaleza e ousadia), negro (prudência, astucia, tristeza, rigor e honestidade), ouro (nobreza, riqueza e poder), verde (esperança, fé, amizade, bons serviços prestados, amor, juventude e liberdade) e azul (zelo, lealdade, caridade, justiça, beleza e boa reputação).
*
*
A surgir em sidério levante Vemos doce serena fulgir Áurea estrela formosa ofuscante Como núncia de um novo porvir Do progresso, da glória, da luz Do futuro ideal do prazer E de tudo que mais nos seduz A ventura que vem do saber É Caucaia nossa terra valorosa Como desponta como o Sol no azul de anil Nossa gente que luta fervorosa Conquistando um espaço no Brasil Nosso povo é valente e destemido Tem a força e muito amor no coração A bandeira é o estandarte colorido Pois Caucaia é parte da nação.
Letra por Dr. Vicente Gondim e Pe. Francisco Antônio Cavalcante de Menezes
Melodia por Denizar Catunda Gondim
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais