Buscar

As Contribuições do Serviço Social Para a Realidade Escolar do Brasil

Prévia do material em texto

Rosely Ferreira de Oliveira - RA 7365534904
As Contribuições do Serviço Social Para a Realidade Escolar do Brasil
As escolas ultimamente passam por uma situação complicada, onde tem que trabalhar o conhecimento no contexto escolar e ao mesmo tempo a realidade social dos alunos, assim se tornando de grande importância que a escola se aproxime mais da realidade social dos mesmos.
Na verdade a escola deve preparar de certa forma os alunos para a vida social. O essencial é que as escolas trabalhem juntamente com as famílias das crianças e dos adolescentes para que possam estar por dentro da realidade social dos mesmos, respeitando-as, seja ela social, econômica ou cultural.
A inserção do Serviço Social na escola ajuda na inclusão social das pessoas, trabalhando diretamente com a educação, a consciência e as oportunidades de todos se tornarem conscientes e sujeitos de sua própria história, preparando-os. Muitas vezes o aluno tem problemas relacionados a desemprego, baixa-renda, pais negligentes, fome, problemas de saúde, drogas, violência doméstica, enfim, são problemas os quais prejudicam seu crescimento e também seu futuro, o papel do assistente social é tentar fazer com que haja uma resolução para esses problemas, ajudando o aluno, procurando entrar em contato com a família do mesmo e saber o que está acontecendo, conversar e entrar em um consenso, marcar reuniões junto aos professores e diretores da escola, sempre visando o bem estar do aluno.
Os problemas sociais que cabem ao assistente social combater são: baixo rendimento escolar; evasão escolar; desinteresse pelo aprendizado; problemas com disciplina; insubordinação a qualquer limite ou regra escolar; vulnerabilidade as drogas; atitudes e comportamentos agressivos e violentos; contribuir para o sucesso da criança e do adolescente na escola; favorecer a relação família-escola-comunidade; ampliar a visão social dos sujeitos envolvidos com a educação e proporcionar articulação entre educação e as demais políticas sociais.
Os maiores objetivos dos profissionais de Serviço Social junto à escola são: melhorar as condições de vida das famílias e alunos; favorecer os conselhos de classe; ampliar os conhecimentos na comunidade escolar; fortalecer as ações coletivas e contribuir com a formação profissional dos alunos;
O assistente social junto aos membros da escola e aos familiares devem visar a melhora do aluno na escola e em seu ambiente pessoal, favorecendo ao mesmo a tranquilidade e a certeza de um futuro melhor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes