Buscar

METODOLOGIA DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Thaline Lemos Cavalheiro
APS
Encontre um exemplo para cada tipo de pesquisa.
Exemplo Bibliográfico
3. METODOLOGIA
3.1. Caracterização da pesquisa
A metodologia utilizada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, pois a mesma oferece meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já conhecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente. Permite também que um tema seja analisado sob novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões. Além disso, permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla, principalmente quando o problema da pesquisa requer a coleta de dados muito dispersos no espaço. A escolha desta metodologia, para o caso específico de Florianópolis, deve-se ao fato de o material disponível pesquisado, estar estruturado para situações e realidades diferentes do contexto urbano atual da cidade. Através da revisão bibliográfica pôde-se contornar problemas relacionados a tempo e recursos financeiros, uma vez que um estudo dessa natureza necessariamente envolveria pesquisa de campo e mais tempo para a coleta e análise de dados, mais característicos a um estudo de caso. Deve-se ressaltar ainda que o material assim organizado, constitui uma base de dados consistente para a elaboração de estudos mais avançados. De acordo com Gil (1987), não existem regras fixas para a realização de pesquisas bibliográficas, mas algumas tarefas que a experiência demonstra serem importantes. Dessa forma, seguiu-se o seguinte roteiro de trabalho:
a. Exploração das fontes bibliográficas: livros, revistas científicas, teses, relatórios de pesquisa entre outros, que contêm não só informação sobre determinados temas, mas indicações de outras fontes de pesquisa; b. Leitura do material: conduzida de forma seletiva, retendo as partes essências para o desenvolvimento do estudo; c. Elaboração de fichas: contém resumos de partes relevantes do material consultado; d. Ordenação e análise das fichas: organizadas e ordenadas de acordo com o seu conteúdo, conferindo sua confiabilidade; e. Conclusões: obtidas a partir da análise dos dados. O cuidado aqui observado diz respeito ao posicionamento neutro em relação ao problema pesquisado. Através da pesquisa bibliográfica, torna-se possível o exame da problemática dos transportes em Florianópolis sob uma nova abordagem. Por exemplo: um possível transporte marítimo pode ser desenvolvido para permitir um melhor fluxo de veículos nas vias públicas; mas também pode ser analisado sob a ótica do turismo, onde seja considerada a atratividade deste modo sobre os visitantes. Finalmente, através deste método, viabiliza-se agrupar em uma única base de dados todas as informações coletadas, cujas fontes encontram-se em bibliotecas, órgãos públicos, coleções particulares de professores e amigos, publicações, entre outros. Assim sendo, consegue-se obter um panorama mais completo sobre a situação dos transportes em Florianópolis, capaz de fornecer uma análise mais consistente da realidade.
http://www.eps.ufsc.br/disserta98/debatin/cap3.html
Exemplo de Experimental
Resumo
PRADA, F. J. A., VOLTARELLI, F. A., OLIVEIRA, C. A. M., GOBATTO, C. A., MACEDO, D. V., MELLO, M. A. R. Condicionamento aeróbio e estresse oxidativo em ratos treinados por natação em intensidade equivalente ao limiar anaeróbio. R. bras. Ci e Mov. 2004; 12(2): 29-34.
Poucos estudos associam variáveis metabólicas com a intensidade do esforço em ratos, especialmente durante exercício de natação. O presente estudo tem por objetivo analisar biomarcadores de condicionamento aeróbio e de estresse oxidativo em ratos treinados por natação na intensidade correspondente ao limiar anaeróbio (LAN). Métodos: Foram utilizados ratos adultos (90 dias) da linhagem Wistar, adaptados ao meio líquido. Primeiramente o LAN dos animais foi determinado pelo teste do lactato mínimo. Em seguida, os mesmos foram separados em 2 grupos. Controles (C) e Treinados (T = natação 1 hora/dia, 5 dias/semana, suportando sobrecarga de peso correspondente ao LAN). Após 4 semanas os animais de ambos os grupos foram submetidos a teste de esforço com carga fixa na intensidade equivalente ao LAN, para análise do lactato sanguíneo, visando inferir sobre o condicionamento aeróbio. Quarenta e oito horas depois, foram sacrificados, em repouso, para análise, no sangue, de biomarcadores de ataque oxidativo (produtos que reagem ao ácido tiobarbitúrico [TBARs]) e do sistema de defesa antioxidante (atividade das enzimas catalase [CAT] e glutationa redutase [GR]). Resultados: O LAN médio dos animais foi estimado na carga 4,9+0,2 % do peso corporal à concentração interpolada de 7,28 ± 0,19 mmol/L de lactato sangüíneo. Durante o teste de esforço, a concentração de lactato sanguíneo foi menor (teste t, p<0,05) nos ratos treinados do que nos controles. Os valores de TBARs foram maiores nos ratos Treinados que nos Controles. O inverso ocorreu com CAT e GR. Conclusões: O protocolo de treinamento utilizado mostrouse eficaz em melhorar o condicionamento aeróbio dos animais, conforme indicam as baixas concentrações de lactato sanguíneo dos ratos treinados durante o teste de esforço. Por outro lado, não desencadeou adaptações favoráveis nas atividades das enzimas antioxidantes.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABJsQAE/artigo-pesquisa-experimental-ratos-protocolo-natacao
Exemplo de descritiva
Para desenvolver o perfil de um mercado-alvo. A Levis gostaria de saber a idade, o grau de escolaridade, a renda e os hábitos de mídia dos usuários assíduos de jeans para poder tomar decisões sobre a colocação de propaganda
Exemplo de exploratória	
Seleção natural (AO 1945: Seleção natural) é um processo da evolução proposto por Charles Darwin para explicar a adaptação e especialização dos seres vivos conforme evidenciado pelo registro fóssil. Outros mecanismos de evolução incluem deriva genética, fluxo gênico e pressão de mutação.
O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.
A seleção natural age no fenótipo, ou nas características observáveis de um organismo, de tal forma que indivíduos com fenótipos favoráveis têm mais chances de sobreviver e se reproduzir do que aqueles com fenótipos menos favoráveis.
Se esses fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá sua frequência aumentada na geração seguinte. Com o passar do tempo, esse processo pode resultar em adaptações que especializarão organismos em nichos ecológicos particulares e pode resultar na emergência de novas espécies.
A seleção natural não distingue entre seleção ecológica e seleção sexual, na medida em que ela se refere às características, por exemplo, destreza de movimento, nas quais ambas podem atuar simultaneamente.
Se uma variação específica torna o descendente que a manifesta mais apto à sobrevivência e à reprodução bem sucedida, esse descendente e sua prole terão mais chances de sobreviver do que os descendentes sem essa variação.
As características originais, bem como as variações que são inadequadas dentro do ponto de vista da adaptação, deverão desaparecer conforme os descendentes que as possuem sejam substituídos pelos parentes mais bem sucedidos.
Assim, certas caraterísticas são preservadas devido à vantagem seletiva que conferem a seus portadores, permitindo que um indivíduo deixe mais descendentes que os indivíduos sem essas características.
Eventualmente, através de várias interações desses processos, os organismos podem acabar desenvolvendo características adaptativas mais e mais complexas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_Natural

Outros materiais