Buscar

Av2 Pedagogia Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av2 - Pedagogia - Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade
1)Desde a pré-história o homem sempre buscou compreender sua motricidade e conforme o tempo foi passando as civilizações foram inserindo diferentes objetivos às práticas corporais. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o enfoque dado à Educação Física na sociedade ocidental grega.
a)A prática de exercícios físicos possibilitava somente a formação do físico do indivíduo.
b)As lutas de gladiadores eram o ápice dessa cultura, em que a utilizavam como forma de proporcionar espetáculo à população.
c)O exercício físico era deixado de lado por considerarem o culto ao corpo pecado, por força da Igreja.
d)O cuidado com o corpo por meio da prática dos exercícios físicos possibilitava a formação do espírito e da moral para além do físico. Alternativa assinalada
2)A Educação Física como concebemos hoje tem suas raízes na Europa, fim do século XVIII e início do século XIX - com a criação dos chamados Sistemas Nacionais de Ensino, que possuíam caráter bastante abrangente (SOARES, 1996). Com base nesta temática, marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Os exercícios ginásticos eram organizados e planejados com base nos conhecimentos de anatomia e fisiologia e buscavam a melhora da condição física dos alunos.
( ) A ginástica na escola, em seu início, também teve o propósito de resolver problemas de saúde pública, pois cabia ao governo, por meio da educação, tentar minimizar os problemas de saúde da população em geral.
( ) Os métodos ginásticos sueco, francês e alemão, inseridos no ambiente educacional, tinham a preocupação de desenvolver atletas para participar de competições.
Assinale a alternativa que possui a sequência correta:
a)V, V e F. Alternativa assinalada
b)V, V e V.
c)V, F e V.
d)F, F e F.
3)No Brasil, a Educação Física escolar apresentou predominância de diferentes vertentes metodológicas, mas sempre dependente dos interesses político-econômicos e da ideologia dominante em cada época. Após passado um tempo da utilização da Educação Física nas escolas, nas décadas de 60 e 70, era comum o ensino de qual conteúdo nas aulas?
a)Esporte. Alternativa assinalada
b)Ginástica.
c)Lutas.
d)Jogos e brincadeiras.
4)Realizar o planejamento é essencial para a atuação do professor. Planejar é antecipar uma ação e isto é necessário na disciplina de Educação Física bem como nas demais. Quando antecipamos uma ação, minimizamos os erros, pois há uma previsão de acontecimentos. Dentre os itens que compõem um plano de aula, existem duas etapas que devem tornar-se referência para o professor, atuando como ponto de partida para a estruturação das etapas posteriores. Assinale a alternativa que apresenta essas etapas.
a)O conteúdo a ser aplicado e a descrição das atividades.
b)As atividades que vai aplicar e as formas de avaliação.
c)Os objetivos que pretende alcançar e a forma de avaliação.
d)O conteúdo a ser aplicado e os objetivos que pretende alcançar. Alternativa assinalada
5)Sobre o planejamento de aulas de Educação Física para os anos iniciais do Ensino Fundamental, leia atentamente o trecho abaixo e responda a questão.
Proponha que a turma vivencie várias maneiras de pular corda: uma criança por vez, em dupla e em trios. Também é possível brincar diversificando as regras, como pular ao ritmo de uma parlenda ou pular tocando a mão no chão. Converse com o grupo sobre outras brincadeiras que podem ser realizadas com o objeto: chicote queimado (uma criança gira a corda rente ao chão e as demais pulam), aumenta-aumenta (duas seguram as pontas da corda e vão levantando gradativamente para que as outras saltem) e cabo de guerra. (FONTE: Nova Escola - Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/experimentacao-brincadeiras-corda-607732.shtml).
De acordo com as informações contidas nesse trecho, podemos afirmar que essa aula de Educação Física tem como principal objetivo para os alunos:
a)Realizar atividades de maneira individual, pois essa estratégia é a mais adequada para entender o movimento do corpo com a corda, para realizar o salto.
b)Experimentar diferentes brincadeiras com corda, visando reconhecer e compreender as diferentes manifestações culturais e corporais do homem em movimento. Alternativa assinalada
c)Aprimorar a flexibilidade, pois esta é a principal estrutura capacitativa solicitada nas atividades com corda.
d)Melhorar o condicionamento físico (resistência cardiorrespiratória) por meio de brincadeiras diferentes e contínuas sobre essa habilidade.

Outros materiais