Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA III OPTD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
POLO: BELA VISTA – MS
PROFESSOR: AIRTON PINTO DE MOURA
ALUNO/ACADEMICO: EDVALDO PEREIRA DE CARVALHO –RGM: 33336
TUTORA ON LINE: CÉLIA JESUS ARAUJO DE LIMA
TUTORA PRESENCIAL: PATRICIA VENUTO DE SOUZA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA III
1 – Conceitue Liderança.
R: Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidade e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança.
2 – Explique por que a informação pode ser um fator gerador de vantagem competitiva para as organizações.
R: No ambiente competitivo e de rápidas mudanças que as organizações enfrentam, a informação é essencial para sua sobrevivência. A gestão da informação e seu fluxo a fim de gerar conhecimentos e consequentemente oferecer subsídios para a tomada de decisões nas empresas. Entretanto, o conhecimento por si só pode não ser suficiente para garantir uma boa visão do mercado. Por isso a inteligência competitiva (IC) é uma ferramenta que auxilia na utilização da informação e do conhecimento de forma sistematizada e direcionada. A informação e a TI são de fundamental importância para as organizações modernas, pois oferecem vantagens competitivas no ambiente globalizado em que estão inseridas.
3 – Evidencie as principais formas de como a tecnologia de informação (TI) pode afetar a estratégia das organizações.
R: Segundo Morton (1991), a TI afeta a estratégia das organizações de diversas formas: a) a produção física e intelectual de qualquer produto; b) a coordenação da organização, pois encurta distâncias e diminui o tempo; e c) o aumento da memória da organização por meio de tecnologias como banco de dados.
4 – Explique porque a comunicação é importante para a tomada de decisão.
R: É por meio da comunicação que as organizações e seus membros trocam informações, formam entendimentos, coordenam atividades, exercem influência e socializam-se, além de gerarem e manterem sistemas de crenças, símbolos e valores. A comunicação já foi chamada de “o sistema nervoso de qualquer grupo organizado” e a “cola” que mantém a organização unida.
Há, pelo menos, duas posições sobre o papel da comunicação nas organizações. Uma delas considera a comunicação como um sub processo que desempenha um papel importante em outros processos organizacionais. Por exemplo, a comunicação serve como um canal para o exercício da liderança ou para a manutenção de elos entre organizações. A outra posição argumenta que a comunicação é o processo que constitui a organização e as suas atividades. Em vez de um elemento subsidiário, a comunicação é considerada o meio pelo qual esses fenômenos e, em termos mais gerais, as organizações são criadas e mantidas razões pelas quais a comunicação é de fundamental importância para a tomada de decisão.

Outros materiais