Buscar

Avaliando o aprendizado - Sistematização II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407796228)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	*(Processo seletivo para ingresso no curso de especialização em residência integrada multiprofissional em saúde do adulto e do idoso com ênfase em atenção cardiovascular (edital N.º 09/2010 ¿ CEV/UFMT ). A avaliação do estado nutricional identifica os distúrbios nutricionais permitindo intervenção adequada na recuperação e/ou manutenção da saúde. Sobre esse tema, é correto afirmar:
		
	
	A antropometria, por ser um método rápido, indolor, não invasivo e de baixo custo, é um parâmetro que apresenta grande precisão, podendo ser o único a ser utilizado na avaliação nutricional de um indivíduo.
	 
	C) A perda de peso involuntária constitui importante informação para avaliar o estado nutricional, já que apresenta elevada correlação com a mortalidade em pacientes hospitalizados
	
	B) A antropometria reflete alterações do estado nutricional em curtos intervalos de tempo, sendo recomendada a avaliação individual duas a três vezes por semana.
	 
	D) O IMC é um bom indicador da variação de massa magra e gordura corporal, sendo amplamente utilizado na avaliação do estado nutricional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407656188)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre doença oclusiva arterial periférica é CORRETO afirmar:
		
	
	E- Pode apresentar Hematêmese
	
	B. as caminhadas devem ser evitadas porque aumentam a dor.
	
	D. a elevação ou colocação da extremidade na posição horizontal alivia a dor.
	
	A. a aplicação fria é um cuidado de enfermagem.
	 
	C. a principal característica da doença nos membros inferiores é a claudicação intermitente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407771416)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exame físico é parte integrante do histórico de enfermagem. Os exames de sistemas específicos fazem parte do exame que deve ser feito após a coleta do histórico de saúde. Sobre o exame físico da enfermagem é correto afirmar:
		
	
	d) sinais vitais não fazem parte da realização do exame
	
	A) inspeção é realizada pela produção de sons pelo corpo
	
	C) palpação é o ato de observar de forma geral
	 
	b) ausculta é o ato de ouvir sons, movimentos de ar e líquidos produzidos pelo corpo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407269426)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Você identificou que o paciente CAR, masculinoo de 87 anos, recusava a alimentação oferecida no hospital. Ao realizar a avaliação antropométrica do mesmo você obteve os seguintes dados: Altura:1, 72m Peso:45Kg. De acordo com esse quadro, marque a resposta certa em relação a avaliação antropométrica.
		
	
	IMC: 16,45 Peso ideal: 72kg, peso mínimo ideal:64,8, Peso máximo ideal: 79,2
	
	IMC: 16,45 Peso ideal: 68,4kg, peso mínimo ideal: 65,1 , Peso máximo ideal: 75,2
	 
	IMC: 15,20 Peso ideal: 68,4kg, peso mínimo ideal: 65,1 , Peso máximo ideal: 75,2
	
	IMC: 12,16 Peso ideal: 72kg, peso mínimo ideal:64,8, Peso máximo ideal: 79,2
	 
	IMC:15,20 Peso ideal: 72kg, peso mínimo ideal:64,8, Peso máximo ideal: 79,2
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407738832)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à avaliação nutricional, marque a alternativa Verdadeira
		
	 
	As pregas ou dobras cutâneas permitem monitorar a quantidade de gordura existente no organismo.
	
	Para pacientes que não deambulem, a medição do comprimento deve ser feita quando estiverem deitados em superfície irregular.
	
	A circunferência do braço é um índice que permite acompanhar o crescimento em crianças.
	
	A relação cintura-quadril é um índice permite avaliar as reservas corporais de tecido adiposo e estimar a massa magra do indivíduo.
	 
	Para a obtenção do peso, devemos utilizar balança devidamente aferida e com a tara determinada, confirmando-se a marca um.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201407147695)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exame físico da pele o turgor diminuído é indicativo de:
		
	 
	desidratação
	
	carcinoma
	
	queimadura
	
	ceratose
	
	hiperhidratação
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407743483)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para o enfermeiro, a avaliação nutricional se constitui na anamnese alimentar, no exame físico direcionado à identificação de índices antropométricos e na análise de métodos bioquímicos. Com base nesta assertiva, marque a alternativa INCORRETA
		
	
	A avaliação nutricional do paciente é feita com a finalidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento e, ao mesmo tempo, estabelecer a monitoração constante das variáveis antropométricas, consideradas significativos indicadores de saúde
	
	Ainda existem dúvidas sobre qual a extensão e profundidade da avaliação nutricional de enfermagem. Nem sempre há consenso sobre seus componentes, nem sobre quais dados são importantes e de quais instrumentos propedêuticos o enfermeiro deve lançar mão para uma avaliação nutricional geradora de dados relevantes
	
	Os maus hábitos alimentares concorrem para o incremento na ocorrência de obesidade, que pode gerar transtornos metabólicos importantes como aqueles que geralmente a acompanham: hipertensão, cardiopatias, entre outros
	 
	Para poder fundamentar adequadamente suas ações de cuidado, na avaliação da condição nutricional, o enfermeiro não deve considerar o conhecimento sobre os fatores ambientais, as condições socioeconômicas, os componentes culturais e educativos do meio
	
	O estado nutricional pode refletir-se na aparência dos indivíduos. Alguns tecidos podem servir como indicadores do estado nutricional. Por isso, no exame físico devemos analisar com atenção a pele, o cabelo, os dentes, as gengivas, os lábios, a língua e os olhos dos pacientes
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407103411)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Baqueteamento digital ou o hipocratismo digital refere-se a (à):
		
	
	B) uma alteração decorrente das diversas doenças adquiridas; nunca é hereditário.
	 
	C) um sinal caracterizado pela hipertrofia das falanges distais dos dedos e unhas das mãos ou dos pés que está associada a diversas doenças, a maioria cardíacas e pulmonares.
	
	A) alteração anatômica dolorosa que empurra a base da unha para cima e aumenta o volume da extremidade dos dedos que adquire o aspecto de uma baqueta de tambor.
	 
	D) um sinal característico nas doenças pulmonares granulomatosas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407792971)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A manutenção de uma boa higiene pode promover vários benefícios ao paciente, EXCETO:
		
	 
	Melhora as condições financeiras;
	
	Melhora da circulação, conforto e repouso;
	
	Pele saudável pela prevenção de infecções e rachaduras.
	
	Auto-estima pela melhora da aparência; Sensação de bem-estar;
	
	Nutrição pelo aumento do apetite;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407266913)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O turgor cutâneo é um dos itens a ser observado na avaliação do tecido cutâneo. O método propedêutico utilizado é a palpação com os dedos em pinça. Quando realizamos essa técnica de exame físico e observamos que a prega cutânea demora a se desfazer podemos afirmar que:
		
	
	O turgor cutâneo está aumentado. Significa que há a presença de edema.
	 
	O turgor cutâneo está diminuído. Pode significar desidratação.
	
	O turgor cutâneo apresenta alteração inespecífica
	
	O turgor cutâneo está lento. Significa fragilidade capilar.
	
	O turgor cutâneo está normal. Significa que a hidratação do paciente está adequada;
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201407149044)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao histórico de saúde e exame físico, é incorreto afirmar:
		
	
	É função do enfermeiro orientar o cliente ao longo de todo exame quanto à promoção da saúde e prevenção de doenças.
	
	Os dados do Históricoe Exame Físico são utilizados para estabelecer o diagnóstico de enfermagem, selecionar as prescrições de enfermagem apropriadas e evoluir os resultados do cuidado de enfermagem.
	 
	O enfermeiro pode utilizar o tempo mais eficientemente, realizando o exame físico e posteriormente oferecendo os cuidados de enfermagem.
	
	Os achados do Histórico funcionam como parâmetros e refletem as capacidades funcionais do cliente, quando este é examinado pela primeira vez, servindo de base para comparação com os achados dos exames subseqüentes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407738820)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	G.K.T está posicionada em decúbito dorsal, com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. Suas coxas estão flexionadas sobre o abdômen, afastadas uma da outra e as pernas sobre as coxas. É possível observar também o auxílio de suporte para os joelhos. Em qual posição G.K.T se encontra?
		
	 
	Litotômica
	
	Ginecológica
	
	Sims
	
	Prona
	
	Genupeitoral
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407743478)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo o Ministério da Saúde, a unidade do paciente é o conjunto de elementos destinados a acomodações do paciente internado e que englobam facilidades adequadas à prestação de cuidados necessários a um bom atendimento. Referente ao preparo da unidade do paciente e à higiene corporal julgue as assertivas abaixo como VERDADEIRO ou FALSO:
		
	 
	A higiene oral não é de responsabilidade da equipe de enfermagem, e sim da equipe odontológica. Sendo assim, são necessários profissionais comprometidos com a qualidade na assistência para minimizar os riscos de complicações e o tempo de hospitalização dos pacientes
	 
	A literatura tradicional de enfermagem distingue dois tipos de Limpeza de Unidade: a limpeza concorrente e terminal. A Limpeza Concorrente é realizada diariamente, em algumas partes da unidade do paciente e em objetos de uso pessoal, após os cuidados higiênicos e de rotina prestados
	 
	A higiene do paciente não é uma atividade atribuída à equipe de enfermagem, tendo um fator de menor importância na recuperação do paciente.
	 
	A limpeza terminal deve ser realizada após alta, óbito, transferência do paciente ou a cada semana em casos de internação prolongada
	 
	A cama fechada é preparada pelo pessoal de enfermagem e é indicada para o paciente que tem condições de se locomover.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407792971)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A manutenção de uma boa higiene pode promover vários benefícios ao paciente, EXCETO:
		
	 
	Melhora as condições financeiras;
	
	Auto-estima pela melhora da aparência; Sensação de bem-estar;
	
	Melhora da circulação, conforto e repouso;
	
	Nutrição pelo aumento do apetite;
	
	Pele saudável pela prevenção de infecções e rachaduras.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407792958)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a avaliação nutricional as assertivas abaixo são verdadeiras EXCETO:
		
	
	O peso não discrimina a composição corporal, a condição hídrica, como desidratação e edema, e as diferenças na estrutura óssea dos indivíduos;
	
	A perda de peso tem sido demonstrada como um indicador significativo de risco de mortalidade pós-operatória e de tempo de hospitalização.
	 
	As condições sociais, econômicas, de saneamento ambiental ou presença de doença não interferem na avaliação nutricional.
	
	A Relação cintura-quadril foi um índice adotado para medir a gordura intra-abdominal e avaliar o risco cardiovascular.
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201407721346)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos dispositivo para ofertar oxigênio ao paciente, qual das alternativas é considerado um dispositivo de alto fluxo?
		
	
	Máscara simples
	
	Cateter nasal tipo óculos
	 
	Cateter nasofaríngeo
	 
	Sistema Venturi
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407742339)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio em uma concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera e tem como objetivo fornecer o transporte adequado de oxigênio no sangue, enquanto diminui o estresse sobre o miocárdio. Em relação a oxigenoterapia, marque a alternativa incorreta:
		
	
	e) O cateter tipo óculos ou cânula nasal é um método de média concentração de O2 (varia de 24 a 40%) e baixo fluxo de O2, entre 1 a 6 l/min (maiores fluxos são contra-indicados devido ao risco de irritação da mucosa faríngea).
	
	b) A oxigenoterapia proporciona um transporte adequado de O2 no sangue para prevenir ou reverter a hipoxemia e reduzir o trabalho da respiração.
	
	a) Cânula nasal ou cateter tipo óculos é um suporte de O2 que permite ao paciente mover-se no leito, conversar, tossir e alimentar-se sem interrupção do fluxo de O2.
	 
	d) A máscara de Venturi é o método mais confiável e preciso para uma administração de O2 por meio invasivo. A máscara permite um fluxo constante de ar ambiente misturado com o fluxo fixo de O2.
	
	c) Durante o uso da máscara com reservatório podemos ofertar uma velocidade de fluxo de 6 a 15l/min e uma porcentagem de O2 de 60% a 100%.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407742363)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	2. O enfermeiro (a) ao realizar o exame físico do sistema respiratório, inspeciona a simetria do tórax, a posição da traqueia, avalia a função respiratória, verifica a frequência, o ritmo e a qualidade da respiração e evidencia possíveis achados anormais. Em relação aos padrões respiratórios anormais enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e marque a alternativa correta: (1) Respiração de Kussmaul (2) Respiração de Cheyne-Stokes (3) Respiração de Biot (4) Platipnéia ( ) Caracteriza-se por ser irregular; as incursões respiratórias podem ser algumas vezes lentas ou rápidas, superficiais ou profundas. ( ) Caracteriza-se por uma fase de apnéia seguida de incursões inspiratórias cada vez mais profundas até atingir um máximo, para depois vir decrescendo até nova pausa. ( ) Dificuldade de respirar na posição ereta, melhorando o ritmo respiratório na posição deitada. ( ) Compõem-se de quatro fases: inspirações ruidosas, apnéia em inspiração, expirações ruidosas e apnéia em expiração.
		
	
	1-2-3-4
	
	2-3-4-1
	 
	3-2-4-1
	
	2-3-1-4
	
	3-2-1-4
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407716318)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O curativo ideal deve ter atributos para manutenção de uma cicatrização adequada. Para tanto existe um manancial de coberturas à esc9olha dos profissionais. Com relação ao carvão ativado, este deve ser utilizado em feridas:
		
	
	desidratadas para diminuir a dor
	 
	infectadas, exudativas e com odor fétido
	
	com tecido de granulação, limpas
	
	como curativo secundário
	
	ainda não abertas, ou seja, pele íntegra para prevenir lesão
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407742444)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante o exame físico do aparelho cardiovascular buscando identificar possíveis achados anormais é realizado a ausculta, porém a mesma necessita do enfermeiro avaliador segurança e conhecimento sobre a localização correta dos focos de ausculta cardiovascular. De acordo com a afirmação assinale a alternativa correta.
		
	
	Foco mitral localizado no 2º espaço intercostal na linha hemiclavicular à direita;
	
	Foco pulmonar localizado na base do apêndice xifoide;
	
	Nenhuma das alternativas.
	
	Foco tricúspide localizado no 2º espaço intercostal à esquerda;
	 
	Foco aórtico localizado no 2º espaço intercostal à direita;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes