Buscar

aPOL 5 fase II

Prévia do material em texto

Questão 1/5
(MPE-MS-2013) O desenvolvimento sustentável orienta as ações no campo da gestão ambiental e do desenvolvimento econômico do país. A respeito do conceito de sustentabilidade, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O mercado é a força reguladora do desenvolvimento econômico e como tal subordina a questão ambiental.
	
	B
	Estimula o progresso tecnológico e as novas necessidades de consumo como condição para a geração de empregos.
	
	C
	Abrange um leque de dimensões relevantes, tais como a social, a econômica, a ambiental, a cultural e a política.
	
	D
	A defesa do meio-ambiente é uma prerrogativa de cada Estado nacional em particular e não uma responsabilidade mundial.
Questão 3/5
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma gestão:
	
	A
	para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela diferença de poder entre grupos socioculturais, incluindo todas as diferenças.
	
	B
	que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da organização.
	
	C
	que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
	
	D
	abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da empresa, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
	
	E
	afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconheciment
Questão 4/5
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de governança corporativa possuem a finalidade básica de:
	
	A
	preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.
	
	B
	emitir um parecer sem ressalvas no tocante às práticas financeiras e contábeis da organização.
	
	C
	mapear os controles internos inerentes aos processos contábeis, identificando os riscos existentes.
	
	D
	revisar os procedimentos executados pela alta administração das empresas com emissão de parecer para os órgãos reguladores.
	
	E
	preparar a estrutura da organização para a implantação de um sistema de controles internos.
Questão 5/5
(EBSERH-2013) Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:
	
	A
	Sustentabilidade desenvolvimentista, Sustentabilidade Gerencial e Sustentabilidade Intragovernamental.
	
	B
	Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
	
	C
	Sustentabilidade Desenvolvimentista, Sustentabilidade Social e Sustentabilidade Intragovernamental.
	
	D
	Sustentabilidade Desenvolvimentista, Sustentabilidade Econômica e Sustentabilidade Intragovernamental.
Questão 2/5
Reunir todo o tipo de informação veiculada nos locais onde tem atuação e armazená-las em um banco de dados foi a estratégia de sucesso adotada pela Petróleo Ipiranga. Desde o final da década de 1990 a empresa tem direcionado esforços para levantar dados que possam ser úteis aos seus analistas. Não há restrição quanto à origem e à importância aparente das notícias coletadas. Até mesmo aquelas sem muita relevância, como uma nota publicada em um jornal do interior, relatando a abertura de um posto concorrente, não eram descartadas. Assim, acredita-se que:
            I- As ferramentas de controle da qualidade total utilizadas nos Postos Ipiranga, e acima mencionadas, levaram à uma estratégia organizacional adequada.
Porque
            II- Dessa forma, ao investir na ferramenta de monitoramento ambiental a empresa conseguiu detectar mais rapidamente os primeiros sinais de mudanças nos fatores que podem de alguma maneira influenciá-la.
Identifique, a seguir, a alternativa correta:
	
	A
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o I a conseqüência do II.
	
	B
	Os itens I e II são falsos, pois a estratégia do caso acima mencionado é de eficiência e eficácia organizacional apenas.
	
	C
	O item I é Falso ao passo que apenas o item II é Verdadeiro.
	
	D
	Os itens I e II são verdadeiros, sendo o II a conseqüência do I.
OBS :A resposta B da questão 2 ta errada .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes