Buscar

Modelos Contemporâneos de Gestão Apol5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Modelos Contemporâneos de Gestão
Questão 1/5
(ESFCEX/2013) Assinale a opção correta em relação à Gestão da 
A Qualidade Total. Um sistema de indicadores de qualidade deve considerar apenas a mensuração da qualidade percebida.
B O prêmio nacional da qualidade baseia-se em quesitos da qualidade da gestão e  desconsidera o desempenho global da organização
C Gestão da qualidade total é a melhor maneira de se reter os melhores colaboradores.
D A qualidade total possui dimensões que envolvem à segurança, a moral, a entrega, o custo e a qualidade do produto ou serviço.
Questão 2/5
As práticas de governança corporativa deram maior transparência e proteção às partes interessadas (stakeholders) em relação às Companhias que adotaram esse sistema. São consideradas partes interessadas da Companhia os(as)
A diretores, conselheiros e administradores que possuam responsabilidade civil solidária com a sociedade. 
B indivíduos ou as entidades que assumam algum tipo de risco, em face da sociedade, como os acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e governos.
C acionistas majoritários que possuam maior risco envolvido nas operações financeiras da sociedade.. 
D participantes do mercado financeiro com ações na Bolsa de Valores, interessados em estabelecer negócios com a sociedade.
E pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar do quadro de acionistas da sociedade.
Questão 3/5
Governança corporativa é uma má tradução da expressão inglesa "corporate governance". É um sistema que, usando principalmente o "Conselho de Administração" ("Board of Directors" em inglês), também a Auditoria Externa, e às vezes também o Conselho Fiscal (que ao contrário do de Administração não é obrigatório), estabelece regras e poderes para Conselho, seus comitês, e diretoria, evitando os abusos de poder tão comuns no passado. Cria também instrumentos de fiscalização da diretoria. É importante frisar que embora a expressão seja nova (e tenha se transformado num modismo, com muita gente falando bobagem a respeito) a atividade já existia, sem que a gente percebesse quão importante era, e sem que tivesse ganho esse nome. Com base no material estudado na rota e no texto acima é correto afirmar que:
 
I - Algumas empresas tem o conflito de interesses entre os proprietários e os executivos e esse conflito é explicado pela Teoria da Agência, onde pessoas que estão dentro das corporações não necessariamente agem visando o melhor para os provedores de fundos.
II - Com relação a governança corporativa a questão principal que envolve o conflitos de interesses de uma companhia se dá pela responsabilidade institucional em ternos da governança, das finanças e do contrato de incentivos administrativos.
III - O maior problema da governança é com relação a transição organizacional, entre as práticas da governança e sua eficiência técnica.
IV - As corporações de capital aberto são dirigidas por meio de vários agentes, são eles: externos como conselheiros, auditores, grandes acionistas, credores, sócios e funcionários.
É correto afirmar que:
A Apenas as questões I e II estão corretas;
B Apenas as questões I, II e III estão corretas;
C Apenas as questões II, III e IV estão corretas;
D Apenas as questões III e IV estão corretas;
E Apenas as alternativas I e IV estão corretas;
Questão 4/5
(IADES/EBSERH/2013) Joseph Juran foi o primeiro a aplicar a qualidade à estratégia empresarial. Para ele, a qualidade se divide em três pontos (trilogia da qualidade): planejamento, controle e melhoria da qualidade. A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir e identifique qual é a correta.
 A A obtenção da qualidade total depende apenas da alta gerência da organização.  
B A busca da satisfação do cliente e de todos os stakeholders. 
C A qualidade total não promove a integração de todas as atividades da organização.
E A Gestão da qualidade total visa obter um produto ou serviço perfeito, mesmo que não atenda aos requisitos ou necessidades dos clientes.
Questão 5/5
(TRE-AM-2014) Em gerenciamento de projetos existe um termo técnico, em inglês, que de maneira ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização). Esse termo técnico, em inglês, é denominado de:
A Shareholder
B Funcionários
C Equipe
D Stakeholder

Outros materiais