Buscar

TG Diversidade Cultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO - TG
	ACADÊMICOS
	R.A
	CLEBER BONAN DORNELES 
	1633492
	CLEISIMAR FERREIRA DA SILVA
	1635363
	FABIO DOS SANTOS OLIVEIRA
	1632213
	LUCAS DA LUZ STEL
	1635219
ALTÔNIA
2016
O Brasil é um país que se originou da mistura entre grandes três etnias: a índia, a europeia e a africana. É dessa mistura que surgiu a enorme diversidade de povos, línguas, credos que permeiam a nossa cultura. A diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta. Como cultura compreende-se o conjunto de costumes e tradições de um povo transmitidas de geração em geração. Dessa forma, como elementos culturais de um determinado povo estão: língua, crença, comportamento, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros. Sendo assim, o individuo pertencente a um grupo que se identifica com os fatores que determinam sua cultura.
Uma vez que a diversidade cultural envolve o conjunto de culturas que existem, são esses fatores de identidade que caracterizam o conjunto dos elementos simbólicos presentes nas culturas reforçando as diferenças culturais que existem entre os seres humanos.
O processo de globalização também interfere na diversidade cultural uma vez que há um intenso intercâmbio econômico e cultural entre os países que muitas vezes buscam a homogeneidade. 
Como educadores devemos pensar de que forma abordaremos ou respeitaremos essa questão da diversidade. A resolução nº 04 de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, apresenta em seu artigo 9º que a escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem o que pressupõe atendimento em alguns requisitos e entre eles está à consideração pela inclusão, à valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural, resgatando e respeitando as várias manifestações de cada comunidade. Para que isso aconteça é fundamental que, desde o início, a hipocrisia seja deixada de lado na afirmação de que todos somos iguais, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria preconceito. É a partir das diferenças que surgem os preconceitos. 
A escola como principal agente de socialização da criança com o meio social, tem como base e princípio compor em seu currículo o respeito e a valorização das características étnicas, sociais e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem e se relacionam, compreender as causas políticas, econômicas e sociais de fenômenos como o etnocentrismo, racismo, sexismo, homofobia e xenofobia.
Desse modo, se faz necessária a criação de um currículo, que se constitua na busca de um novo sentido para a vida humana enquanto base para a construção de uma cultura, amorosa, esperançosa, crítica, criativa e solidária.
 Os alunos como sujeitos ativos, devem se sentir capazes de serem transformadores da sociedade, portanto, necessita que o professor usufrua do currículo, tendo atitudes compatíveis com uma postura ética e dialógica que valorize a dignidade, a justiça, a igualdade e a liberdade, com o desafio de humanizar o mundo.
É preciso respeitar a individualidade de cada pessoa. O texto nos mostra que cada pessoa é um tipo de “fogueira” é única. É preciso saber que somos iguais nas diferenças.

Outros materiais