Buscar

exercicios psico experimental (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. Defina: reforço +, reforço -, punição + e punição –
Reforço – (negativo e positivo) Aumenta as chances de o comportamento voltar a ocorrer. Negativo – Aumenta as chances de o comportamento voltar a ocorrer retirando uma situação aversiva. Exemplo: estar com dor de cabeça e tomar remédio. Foi retirada a situação aversiva de dor. Positivo – Aumenta as chances de o comportamento voltar a ocorrer. Acrescentando um estímulo. Exemplo: o pai promete chocolate ao filho para que ele se comporte. O estímulo é o chocolate.
Punição – Diminui as chances de o comportamento voltar a ocorrer. Negativa – Diminui as chances de o comportamento voltar a ocorrer, retirando o reforço. Exemplo: o filho faz birra para chamar atenção do pai e o pai não dá atenção. O reforço que seria a atenção que o pai daria, foi retirado. Positiva – Diminui as chances de o comportamento voltar a ocorrer, acrescentando uma situação aversiva. Exemplo: o filho faz birra para chamar a atenção do pai, e o pai bate no filho. Foi acrescentada uma situação aversiva de dor.
2. Quais contingências definem o controle aversivo do comportamento? Porque essas contingências são chamadas de aversivas? 
Outra forma de fortalecer e enfraquecer respostas operantes, que não o reforçamento positivo e a extinção: trata-se do CONTROLE AVERSIVO. Uma resposta operante (R) é reforçada quando produz um estímulo reforçador (SR). O estímulo reforçador é, por definição, o estímulo que aumenta a frequência das respostas que o produzem e reduz a frequência das respostas que o eliminam.
Quando dizemos que uma resposta operante foi reforçada, estamos nos referindo a um aumento na probabilidade dessa resposta voltar a ocorrer na presença da mesma condição antecedente (SD). Estamos falando, portanto, de uma contingência tríplice de REFORÇAMENTO POSITIVO.
Uma resposta operante pode, entretanto, ser reforçada em uma contingência de REFORÇAMENTO NEGATIVO. Nesse caso, um Estímulo Discriminativo (SD) sinaliza a ocasião em que, se uma dada Resposta for emitida, terá como consequência a interrupção ou evitação de um Estímulo Aversivo (S–). Um estímulo aversivo é, por definição, o estímulo que reduz a frequência das respostas que o produzem e aumenta a frequência das respostas que o eliminam. Um estímulo pode funcionar como estímulo aversivo de maneira primária (incondicionada, ou seja, sem a necessidade de uma história de condicionamento) ou secundária (condicionada, ou seja, após uma história de condicionamento). Em geral, os estímulos aversivos primários são prejudiciais ao organismo. O termo “controle aversivo” refere-se ao controle exercido sobre o comportamento pelos estímulos aversivos.
3. Que tipos de comportamentos são mantidos por reforço -? Explique e exemplifique cada um.
 Colocar óculos de sol para amenizar a luminosidade na retina é um exemplo de comportamento mantido por reforço negativo. A luminosidade é um estímulo reforçador negativo cessado pela resposta de colocar os óculos. A relação entre a resposta de colocar os óculos e a retirada de luz da retina é chamada reforço negativo. Passar protetor solar para evitar queimaduras é um comportamento mantido por reforço negativo. Ficar com queimaduras é o estímulo reforçador negativo evitado pela resposta de passar protetor solar. A contingência em vigor é a de reforço negativo, uma vez que a resposta de usar protetor solar é fortalecida (tem probabilidade aumentada) por evitar a apresentação de um estímulo reforçador negativo. Caso a namorada brigue com seu namorado quando ele fuma, é provável que o namorado passe a chupar um drops após fumar um cigarro. Com isso, o namorado evita a briga, uma vez que ela não percebe que ele fumara.
Nesse caso, a briga é um estímulo reforçador negativo, evitado pela resposta de chupar um drops. Novamente, temos uma contingência de reforço negativo em que a resposta de chupar um drops é reforçada por evitar a apresentação da briga (que é um estímulo reforçador negativo). É importante notar que, em todos os exemplos, os comportamentos tiveram frequência aumentada ou mantida. O reforço negativo, assim como o reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade voltar a ocorrer. A diferença básica entre reforço positivo e reforço negativo na natureza da operação, ou seja, no reforço positivo, um estímulo é acrescentado no ambiente; no reforço negativo, um estímulo é retirado do ambiente. 
4. Explique a diferença entre extinção e punição negativa.
Na punição negativa, a eliminação de um estímulo reforçador ocorre contingente à emissão da resposta. Na extinção operante, não há reforçamento programado para uma classe de respostas, modo que quando emitidas, essas respostas não produzem nenhum estímulo consequente. Não há relação de contingência neste caso e Catania (1999) corrobora esta afirmação.
5. Quais são os efeitos colaterais do controle aversivo? 
Efeitos colaterais do controle aversivo J controle aversivo, de acordo com o que vimos, é uma forma legítima e eficiente de aumentar ou de diminuir a probabilidade de emissão do comportamento. Punir comportamentos inadequados ou indesejados é muito mais fácil e tem feitos mais imediatos do que reforçar positivamente comportamentos adequados. Entretanto, o controle aversivo apresenta uma série de efeitos colaterais.
Os principais argumentos de Skinner observados sobre o não uso de controle aversivo referem-se ao fato deste tipo de controle comportamental conter procedimentos como a punição, que é considerada por ele como sendo uma técnica de controle ineficaz, pois apresentaria efeitos supressivos temporários, assim como produziria subprodutos indesejáveis.
6. Quais são as alternativas ao controle aversivo?
Ao desaconselharmos com tanta ênfase o uso do controle aversivo, temos que sugerir algumas alternativas. Felizmente elas existem, tendo maior ou menor eficácia, mas, na verdade, apresentam menos efeitos colaterais.

Outros materiais